Questões de Concurso Público TRF - 3ª REGIÃO 2016 para Analista Judiciário - Biblioteconomia
Foram encontradas 45 questões
Considere os dois agrupamentos abaixo, nos quais se arrolam exemplos de referências e os tipos de documentos a que eles se referem:
I. EMBRAPA. Unidade de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária (São Carlos, SP). Paulo Estevão Cruvinel. Medidor digital multissensor de temperatura para solos. BR n. PI 8903105-9, 26 jun. 1989, 30 maio 1995.
II. BARROS, Raimundo Gomes de. Ministério Público: sua legitimação frente ao Código do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudência dos Estados, São Paulo, v. 19, n. 139, p. 53-72, ago. 1995.
III. BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley.Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min).
a. Imagem em movimento.
b. Patente.
c. Doutrina.
A correlação correta dos dois agrupamentos é:
BRASIL. Tribunal Regional Federal (5. Região). Administrativo. Escola Técnica Federal. Pagamento de diferenças referente a enquadramento de servidor decorrente da implantação de Plano Único de Classificação e Distribuição de Cargos e Empregos, instituído pela Lei n° 8.270/91. Predominância da lei sobre a portaria. Apelação cível n° 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Técnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de março de 1997. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, n° 103, p. 558-562, mar. 1998.
É considerado elemento complementar:
Considere as referências abaixo.
I. SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1941- . Bimensal. ISSN 0035-0362.
II. NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
III. COSTA, S.; SILVA, A. Jura secreta. Intérprete: Simone. In: SIMONE. Face a face. [S.l.]: Emi-Odeon Brasil, p1977. 1 CD. Faixa 7.
IV. KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografia, color., 16 cm × 56 cm.
Segundo a NBR 6023, está correto o que consta APENAS em
No primeiro número do volume 16, referente ao período de janeiro a junho de 2011, a Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, publicada na capital do Estado, dedicou as páginas 289 a 307 ao artigo “O perfil do profissional da informação demandado por uma empresa do ramo jornalístico: um estudo de caso”, elaborado por Edileuda Soares Diniz, André Pena e Leandro Damaceno Gonçalves.
Segundo a NBR 6023, a referência bibliográfica desse artigo é
A bibliotecária sentia há tempos que a unidade de informação estava passando por um mau momento. Os funcionários pareciam mais preocupados com sua vida pessoal e as atividades não eram desenvolvidas da forma como devia. Notava, inclusive, que o próprio ambiente sofria revezes, com frequentes extravios de materiais de trabalho e de volumes devolvidos pelos usuários. Para sanar essas falhas, ela realizou uma série de atividades: promoveu uma palestra sobre as obrigações de cada funcionário em relação ao serviço, nomeou uma equipe de trabalho para definir uma melhor ocupação do espaço e promoveu uma reestruturação de cargos e salários, obtendo, junto à Administração Superior, pequenas vantagens salariais para os funcionários. Após a aplicação dessas medidas, sentiu que a situação na biblioteca melhorou substancialmente.
Neste caso, as providências da bibliotecária refletem os princípios de administração conhecidos como
Considere as afirmações abaixo.
I. No Brasil, a proteção aos direitos autorais depende do registro da obra na Biblioteca Nacional.
II. É assegurada a proteção dos direitos autorais às participações individuais em obras coletivas.
Com relação aos direitos autorais,
Considere as afirmações abaixo.
I. As bibliotecas que participam do desenvolvimento coordenado de coleções reduzem a duplicação a fim de prover uma coleção coletiva mais forte e atingir maior satisfação do usuário.
II. Apesar de algumas poucas e isoladas iniciativas de desenvolvimento coordenado de coleções, as bibliotecas não possuem uma história notável de alterar o comportamento que tradicionalmente adotam no desenvolvimento de coleções.
Em relação ao desenvolvimento coordenado de coleções,
Em uma biblioteca, estabeleceu-se o seguinte diálogo:
Estagiário: Necessito de informações sobre direito autorais.
Bibliotecária: Claro. O que você busca sobre esse tema?
Estagiário: Necessito da legislação específica.
Bibliotecária: Você se refere à legislação no Brasil ou em algum outro país?
Estagiário: No Brasil.
Bibliotecária: Certo. Se você me disser que abordagem deseja seguir, eu poderei entender melhor o que precisa.
Estagiário: Bem. Eu pretendo...
Ocorreu, no caso, uma tradicional entrevista de referência. Para compreender a questão do usuário, a bibliotecária utilizou 3 tipos de perguntas. Tais perguntas são classificadas, respectivamente, como
Como responsável pelo planejamento de um serviço de disseminação seletiva de informações, a equipe de referência da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região definiu, em uma etapa denominada diagnóstico, o objetivo, o público-alvo, a periodicidade do serviço e as suas características.
Neste caso, o procedimento da equipe está
Para operacionalizar o serviço de disseminação seletiva de informações, a equipe de referência da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região deu início à identificação dos perfis dos usuários a serem atendidos, tomando como base a área de atuação desses usuários, o seu histórico de consultas às bases de dados da instituição e as suas publicações mais recentes.
Neste caso, a identificação dos perfis é
Um magistrado dirige-se ao serviço de referência da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região com a seguinte consulta:
– Estou procurando algo sobre a atuação do Ministério Público no controle das políticas públicas.
– De que maneira o senhor gostaria que essa informação o ajudasse? − pergunta o bibliotecário.
Um magistrado dirige-se ao serviço de referência da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região com a seguinte consulta:
– Estou procurando algo sobre a atuação do Ministério Público no controle das políticas públicas.
– De que maneira o senhor gostaria que essa informação o ajudasse? − pergunta o bibliotecário.
Ao construir a estratégia de busca, após a negociação da questão, o bibliotecário de referência
I. analisa o tema da questão, identificando seus conceitos e relações.
II. seleciona os termos do enunciado de busca adequados à linguagem usada pelo sistema da biblioteca.
III. identifica as fontes adequadas que possam conter informações relevantes para a questão do usuário.
Neste caso,