Questões de Concurso Público SABESP 2018 para Engenheiro - Ambiental
Foram encontradas 22 questões
I. Identificar impactos benéficos e adversos. II. Envolver as comunidades na discussão dos problemas. III. Informar os tomadores de decisão das despesas de compensação ou recomposição ambiental. IV. Permitir a elaboração de históricos de ocupação da área. V. Minimizar os problemas, através da incorporação de medidas mitigadoras.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considere a figura abaixo.
Considere:
I. Valor de Referência de Qualidade (VRQ) é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea, que define um solo como limpo ou a qualidade natural da água subterrânea. II. Valor de Prevenção (VP) é a concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea. Este valor indica a qualidade de um solo capaz de sustentar as suas funções primárias, protegendo-se os receptores ecológicos e a qualidade das águas subterrâneas. III. Valor de Intervenção (VI) é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea, acima da qual devem cessar as atividades as quais deram origem às contaminações ambientais. IV. Valores Orientadores (VO) para solo e água subterrânea são concentrações de substâncias químicas derivadas por meio de critérios numéricos e dados existentes na literatura científica internacional, para subsidiar ações de prevenção e controle da poluição, visando à proteção da qualidade dos solos e das águas subterrâneas e o gerenciamento de áreas contaminadas. V. Valor de Risco Ambiental (VRA) são valores de contaminantes ambientais que colocam em risco a qualidade da água subterrânea, dos solos e da população humana que deles se utilizam.
Está correto o que se afirma APENAS em
I. Proporcionar economia de escala ao gerar menor quantidade de resíduos, efluentes e emissões. II. Manter sistema de gestão ambiental de forma que suas atividades atendam à legislação vigente e aos padrões estabelecidos pela empresa, impondo novos requisitos legais adicionais. III. Estabelecer objetivos ambientais a todos os níveis relevantes da organização e fixar novos objetivos assim que estes sejam atingidos. IV. Manter canal de comunicação e diálogo permanente com seus empregados e a comunidade, visando ao aperfeiçoamento de ações ambientais conjuntas. Essa necessidade de estruturação da comunicação em termos ambientais não obriga a publicação dos resultados ambientais. V. Definir uma Política Ambiental ajustada à realidade da empresa, mas não a rotulagem ecológica do produto.
Está correto o que se afirma APENAS em
X. NBR ISO 14.024 − Estabelece os princípios e procedimentos para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental, incluindo a seleção, os critérios ambientais e as características funcionais dos produtos, e para avaliar e demonstrar sua conformidade. Estabelece, também, os procedimentos de certificação para a concessão do rótulo. Y. NBR ISO 14.025 − Informa sobre os dados ambientais de produtos, qualificados de acordo com os conjuntos de parâmetros previamente selecionados e baseados na avaliação do ciclo de vida. São rótulos concedidos e licenciados por organizações externas independentes. Z. NBR ISO 14.021 − Especifica os requisitos para autodeclarações ambientais, incluindo textos, símbolos e gráficos, no que se refere aos produtos. Termos selecionados em declarações ambientais e fornece qualificações para seu uso. Descreve uma metodologia de avaliação e verificação geral para autodeclarações ambientais e métodos específicos de avaliação e verificação para as declarações selecionadas na Norma.
As afirmações X, Y e Z referem-se, respectivamente, às rotulagens tipos
P = Po + (N − M) + (I − E)
O termo I dessa equação significa
Sobre ele, é INCORRETO afirmar que