Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Rio Preto - SP 2019 para Analista em Vigilância Sanitária - Médico Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Q1257330 Veterinária
Considere as assertivas abaixo com relação às características organolépticas da carne bovina.

I. O sabor da carne de um gado jovem confinado tem tendência a ser mais branda, agradando menos ao mercado interno que ao externo.
II. Maciez tem relação com a genética, sexo, maturidade, acabamento de carcaça.
III. A cor tem relação com a mioglobina, podendo variar de acordo com a função do músculo e maturidade fisiológica do animal.
IV. Animais terminados a pastos tendem a um maior tempo até atingirem o acabamento ideal, dessa forma, concentram mais mioglobina.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1257331 Veterinária
As qualidades organolépticas dos alimentos são verificadas por funcionários com experiência e treinamento. A mensuração dessas qualidades é realizada também por
Alternativas
Q1257332 Veterinária
Considere as assertivas abaixo acerca do jejum pré-abate de bovinos.

I. Obedecendo às normas técnicas de jejum e descanso pré-abate, pretende-se elevar o pH, propiciando assim textura e coloração mais atrativas ao consumidor final.
II. Caso seja ultrapassado o período de 24 horas de jejum, os animais que aguardam o abate devem receber alimentação e então realizar novo jejum.
III. O correto jejum deve manter o pH da carne acima de 6.0, resultando em menor nível de acido lático.

Está correto o que se afirma APENAS em:
Alternativas
Q1257333 Veterinária
O termo sanitizante está adequadamente definido em:
Alternativas
Q1257334 Veterinária
O resíduo de material fecal bovino em abatedouro
Alternativas
Q1257335 Veterinária
A biodisponibilidade de um fármaco está relacionada à (ao):
Alternativas
Q1257336 Veterinária
Uma carcaça condenada, dentre os destinos possíveis,
Alternativas
Q1257337 Veterinária
Considere as assertivas abaixo a respeito da produção de produtos de origem animal.

I. A coloração marrom observada na carne embalada recentemente em bandeja de isopor semipermeável na prateleira de um supermercado sofreu um processo onde ocorreu formação da meta mioglobina. Esse processo pode ser revertido através de algumas técnicas.
II. Dentro da Análise de Perigos e Ponto Crítico de Controle, é correto afirmar que Não existe Ponto Crítico de Controle nem Ponto Crítico sem Limite Crítico.
III. O fornecimento de órgãos, tecidos e partes do animal somente poderá ser realizado entre empresas que são sujeitas a fiscalização e registro junto ao Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Está correto o que se afirma em:  
Alternativas
Q1257338 Veterinária
Após a realização da investigação e laudos laboratoriais, identificou-se um lote de carne in natura contaminada com Clostridium perfringens na forma esporulada. Com o objetivo de inativá-lo, a recomendação mais adequada é
Alternativas
Q1257339 Veterinária
No Procedimento Operacional Padrão, as atividades de Garantia de Qualidade visam à qualidade
Alternativas
Q1257340 Veterinária
É um exemplo de Procedimento Operacional Padrão (POP):
Alternativas
Q1257341 Veterinária
Considere a definição abaixo.
São documentos organizacionais que registram uma descrição detalhada de todas as operações necessárias dentro de uma organização para realizar uma atividade, seja técnica ou gerencial, facilita o trabalho de todos que utilizarão esse procedimento no dia a dia, onde proporcionará mais segurança, qualidade e economia. É a base para garantia de suas tarefas e assim asseguram um serviço ou produto livre de variações indesejáveis na sua qualidade final.
Essa definição refere-se a:
Alternativas
Q1257342 Veterinária
O que define se o fármaco é ácido ou básico é:
Alternativas
Q1257343 Veterinária
É critério atual para condenação de carcaça devido a Cisticercose o mínimo de:
Alternativas
Q1257344 Veterinária
Um grupo de alimentos que pode diminuir a excreção de nitrogênio e os custos de produção avícola, em função da redução do nível de proteína bruta das dietas, que é a matéria-prima mais cara, é o grupo dos(as)
Alternativas
Q1257345 Veterinária
As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) referem-se a uma síndrome
Alternativas
Q1257346 Veterinária
Considere a tabela abaixo com informações sobre o Alvo (I) e as Atividades de Educação em Saúde (II) relativas às Doenças Transmissíveis por Alimentos:
(I) Alvo 1. população em geral e grupos sociais 2. equipes de profissionais 3. grupos de produtores, comerciantes e manipuladores de alimentos 4. serviços envolvidos 5. instâncias de gestão do SUS
(II) Atividades de Educação em Saúde a. reorientação de suas práticas para as necessidades expressas pelos grupos sociais b. instrumentalização para a compreensão e domínio sobre suas condições de saúde e de vida c. envolvimento no processo educativo da comunidade d. acompanhamento no processo de educação em saúde e.orientação para a reavaliação de suas práticas no processo de produção, comercialização, armazenamento e transporte dos alimentos, para garantir a salubridade dos mesmos
A correta relação entre Alvo (I) e as atividades de Educação em Saúde (II) é:
Alternativas
Q1257347 Veterinária
Seu período de incubação varia entre 12 e 72 horas, para realizar o diagnóstico é necessário o envio de amostra de alimento suspeito, fezes ou “swab” retal de doentes e é considerado como um agente invasivo, sendo a presença de sangue nas fezes um indicativo. Os principais motivos de infecção são a refrigeração insuficiente, cocção e reaquecimento inapropriados, preparo de alimentos várias horas antes de servi-los, manipuladores infectados e a via de transmissão pode ser qualquer alimento contaminado, principalmente saladas, água e mariscos.
O texto acima refere-se a
Alternativas
Q1257348 Veterinária
O Bacillus cereus é um dos microrganismos mais comuns causadores de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). A I . é causada pelo(a) II , no caso da cepa III . O período de incubação da cepa emética é entre 1 a 8 horas e da cepa diarreica é de 7 a 12 horas. Já a amostra a ser coletada deve ser alimento suspeito, vômito ou fezes do doente.
Completa corretamente e respectivamente os espaços I, II e III em branco, respectivamente:
Alternativas
Q1257349 Veterinária
São itens básicos preconizados pela RDC 216 da ANVISA:
I. Higienização de instalações, equipamentos e móveis. II. Higienização de reservatório de água. III. Higiene e saúde dos manipuladores. IV. Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: C
5: D
6: C
7: B
8: D
9: E
10: B
11: E
12: C
13: D
14: A
15: D
16: A
17: B
18: B
19: E
20: C