Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Rio Preto - SP 2019 para Médico Plantonista Pediatra

Foram encontradas 25 questões

Q1258900 Medicina
Paciente de 6 anos, sexo masculino, apresenta há um dia artralgia bilateral de joelhos e tornozelos e leve dor abdominal, que melhoram com dipirona. Hoje, apresenta petéquias em ambos os membros inferiores e manchas elevadas em tornozelos e perna direita. Uma alteração de exame laboratorial esperada para este quadro clínico é:
Alternativas
Q1258901 Medicina
Atualmente, com o aumento de número de casos de Sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde fez algumas recomendações. Dentre elas, as pessoas entre 1 e 29 anos devem
Alternativas
Q1258902 Medicina
Uma adolescente de 13 anos procurou atendimento médico devido à lesão no pescoço, que apareceu aproximadamente há quatro meses. No exame físico, foi notada uma lesão ao redor do pescoço com hiperpigmentação e hiperqueratose sem prurido. Não apresenta nenhuma outra alteração com exceção do IMC maior que o percentil 95%. Dentre as opções abaixo, nesta faixa etária, essa lesão está mais comumente associada a:
Alternativas
Q1258903 Medicina
Um sinal de alerta para atraso na fala é:
Alternativas
Q1258904 Medicina
Uma menina apresentará atraso puberal quando:
Alternativas
Q1258905 Medicina
Sobre a rubéola:
Alternativas
Q1258906 Medicina
Uma criança de 4 anos de idade é internada com suspeita de síndrome nefrótica idiopática. O exame laboratorial que pode ser usado para a confirmação diagnóstica, dos abaixo, é:
Alternativas
Q1258907 Medicina
Menina, 8 anos de idade, é internada com suspeita de glomerulonefrite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield. Apresenta edema, hipertensão e urina acastanhada. Em relação a esse caso clínico, é correto afirmar que
Alternativas
Q1258908 Medicina
Mãe procura o pediatra, pois está preocupada porque seu médico lhe prescreveu desloratadina e cefalexina. Ela amamenta seu filho de 5 meses de idade e não quer deixar de amamentá-lo. A compatibilidade destes medicamentos com o aleitamento materno, baseado em classificação recomendada pelo Ministério da Saúde é, respectivamente:
Alternativas
Q1258909 Medicina
Pediatra ausculta uma criança de 8 anos de idade e suspeita de um sopro vibratório de Still. O sopro de Still é
Alternativas
Q1258910 Medicina
Primigesta, 35 anos, idade gestacional 38 semanas, relata que fez pré-natal na UBS com 9 consultas. Apresentou um episódio de infecção urinária tratada no oitavo mês, mas sem outras intercorrências; fez uso de sulfato ferroso. Imediatamente após a extração completa do produto conceptual da cavidade uterina, o pediatra avaliou o bebê, que apresentava choro intenso, antes de colocá-lo pele-a-pele com sua mãe. Um parâmetro que faz parte desta avaliação:
Alternativas
Q1258911 Medicina
Gestante com 33 semanas e 5 dias de idade gestacional dá entrada no pronto atendimento de uma maternidade em franco trabalho de parto, com relato de rotura da bolsa amniótica há dez horas. Após três horas, dá à luz por parto normal um menino. A melhor conduta imediata para este recém-nascido na sala de parto, dentre as alternativas abaixo, é:
Alternativas
Q1258912 Medicina
Gestante de 42 anos, com 37 semanas e 4 dias de idade gestacional e história de doença hipertensiva específica da gravidez. Um parto normal há 15 anos e 2 abortos. Foi admitida no pronto-socorro obstétrico com PA: 165 × 110 mmHg, cefaleia e distúrbios visuais. Após início do tratamento com sulfato de magnésio, a cardiotocografia mostrou sofrimento fetal (Dip II) e o parto cesárea foi indicado. O recém-nascido foi levado à mesa de reanimação e, após 30 segundos, apresentava frequência cardíaca 92 bpm. Dentre as alternativas abaixo, a melhor conduta neste momento é ventilação com pressão positiva (VPP)
Alternativas
Q1258913 Medicina
Primigesta, 40 semanas de idade gestacional, após um trabalho de parto de cerca de 20 horas e um período expulsivo prolongado, dá à luz um recém-nascido impregnado de mecônio espesso e em apneia. A melhor conduta a ser tomada neste momento é levar à mesa de reanimação e
Alternativas
Q1258914 Medicina
O aleitamento materno é a melhor estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança. Sobre a produção do leite materno, é correto afirmar:
Alternativas
Q1258915 Medicina
Uma criança de 4 anos dá entrada no pronto atendimento no colo da mãe após ter apresentado um “desmaio”. A criança encontra-se sem abertura ocular, arresponsiva e com coloração arroxeada da pele. Dentre as alternativas abaixo, a melhor conduta imediata é
Alternativas
Q1258916 Medicina
Uma criança de 3 anos, previamente saudável, é levada ao pronto-socorro com “sonolência”. O pai acha que a criança ingeriu algum dos remédios que tem em casa, sem saber qual. Ao exame físico, a criança estava com Glasgow = 12, miose puntiforme, sialorreica, bradicárdia (FC: 62 bpm), pulsos periféricos fortes, sibilos expiratórios difusos e pele avermelhada. Dentre as alternativas abaixo, a medicação mais indicada para o quadro descrito é:
Alternativas
Q1258917 Medicina
Uma criança de dois meses de idade, previamente saudável, é levada ao pronto atendimento pela mãe com um quadro de quatro dias de tosse, coriza, espirros e cansaço com piora há um dia, sem febre. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, com respirações irregulares (padrão “gasping”), FC: 88 bpm, estertores finos e raros sibilos expiratórios em ambos hemitórax. A melhor conduta, dentre as abaixo, é:
Alternativas
Q1258918 Medicina
Uma criança de 5 anos, sexo masculino, sem antecedentes pessoais é levada à emergência com quadro de três evacuações em “sangue vivo” há dois dias, além de dor abdominal em flanco direito intermitente no mesmo período. Nega febre. O exame de imagem mais indicado, dentre os abaixo, para o diagnóstico do quadro é:
Alternativas
Q1258919 Medicina
Pedro, 3 meses, é levado ao pronto-socorro por sua mãe devido a irritabilidade há um dia, “batedeira” no peito e recusa alimentar, sem febre. Seus parâmetros indicam enchimento capilar de cinco segundos, pulsos periféricos finos, PA: 62 × 30 mmHg, FR: 60 ipm e sem sinais meníngeos. Na ausculta cardíaca, não se consegue aferir a frequência cardíaca e, por isso, solicita-se um eletrocardiograma, demonstrado abaixo. Não foi possível a obtenção de um acesso venoso.
Imagem associada para resolução da questão

A melhor conduta neste caso é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: A
5: D
6: B
7: C
8: D
9: B
10: E
11: A
12: B
13: E
14: C
15: A
16: B
17: C
18: A
19: C
20: D