Questões de Concurso Público TRT - 4ª REGIÃO (RS) 2022 para Analista Judiciário - Especialidade: Medicina (Psiquiatria)

Foram encontradas 30 questões

Q1955168 Psiquiatria
De acordo com o DSM-5, é correto afirmar com relação ao transtorno por uso de inalantes:
Alternativas
Q1955169 Psiquiatria
Em Psiquiatria Forense, o contrato que se aplica particularmente nos domínios dos transtornos mentais, incidindo naquelas situações crônicas e/ou cíclicas − como o transtorno bipolar e a esquizofrenia, por exemplo − em que o paciente, aproveitando os seus próprios intervalos de lucidez, obtém de um prestador de cuidados de saúde a promessa de que toda a intervenção desse prestador se pautará pela vontade declarada nesse intervalo de lucidez, e não pela vontade que venha a ser declarada pelo próprio paciente numa crise superveniente é conhecido como contrato de
Alternativas
Q1955170 Psiquiatria
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), são considerados absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: 
Alternativas
Q1955171 Psiquiatria
A chamada Tomada de Decisão Apoiada (TDA) é indicada nos casos em que a pessoa com deficiência possua capacidade de discernimento e manifestação de vontade, mas reconheça alguma dificuldade para conduzir sozinha determinados atos da vida civil. A lei prevê que a única pessoa legitimada para ajuizar pedido de TDA e indicar os apoiadores é:
Alternativas
Q1955172 Psiquiatria
A curatela, que se estabelece por decisão judicial, é uma medida de amparo à pessoa que não tenha condições de reger os atos de sua própria vida civil. Em regra, a curatela deve afetar apenas aspectos
Alternativas
Q1955173 Psiquiatria
Teoria em que o agente, conscientemente, põe-se em estado de inimputabilidade, sendo desejável ou previsível o cometimento de uma ação ou omissão punível em nosso ordenamento jurídico, não se podendo alegar inconsciência do ilícito no momento fatídico, visto que a consciência do agente existia antes de se colocar em estado de inimputabilidade. Veio solucionar os casos em que há a culpabilidade de agentes que seriam considerados inimputáveis, especialmente nas situações de embriaguez. Trata-se da teoria
Alternativas
Q1955174 Psiquiatria
Homem de 54 anos começou a evoluir há 5 anos com alterações comportamentais e mudanças de personalidade, apresentando condutas socialmente inadequadas, desinibição, atitudes agressivas, instabilidade emocional. Com a progressão do seu quadro clínico, passou a manifestar esquecimento do significado das palavras, dificuldade para reconhecer fisionomias, dificuldade para engolir e para andar. Foi diagnosticado por seu psiquiatra com transtorno neurocognitivo frontotemporal maior. De acordo com o DSM-5, sabe-se que mutações associadas à essa patologia NÃO inclui(em):
Alternativas
Q1955175 Psiquiatria
De acordo com o DSM-5, entre os marcadores diagnósticos do transtorno neurocognitivo com corpos de Lewy, estão:
Alternativas
Q1955176 Psiquiatria
Atenção: Para responder à questão considere as informações abaixo.
Uma paciente de 35 anos foi internada na enfermaria de clínica médica com alterações físicas e mentais. Sua evolução mostrou quadro compatível com porfiria aguda intermitente. O psiquiatra do hospital foi chamado para avaliá-la. 

Com relação ao diagnóstico apresentado de porfiria aguda intermitente, sabe-se que há uma tríade de sintomas caracterizados por 
Alternativas
Q1955177 Psiquiatria
Atenção: Para responder à questão considere as informações abaixo.
Uma paciente de 35 anos foi internada na enfermaria de clínica médica com alterações físicas e mentais. Sua evolução mostrou quadro compatível com porfiria aguda intermitente. O psiquiatra do hospital foi chamado para avaliá-la.

Das medicações abaixo é CONTRAINDICADA em um indivíduo com porfiria aguda intermitente:
Alternativas
Q1955178 Psiquiatria
Em 1976, o Supremo Tribunal da Califórnia decidiu, ao analisar um polêmico caso de assassinato, que, como consequência do ocorrido, os profissionais da saúde têm o dever de proteger potenciais vítimas se seus pacientes fizerem ameaças ou de outra forma se comportarem como se apresentassem um grave perigo de violência para o outro. O Tribunal determinou que a necessidade de proteger o público era mais importante que a proteção da confidencialidade do paciente-profissional da saúde. Essa decisão ficou conhecida como:
Alternativas
Q1955179 Psiquiatria
De acordo com o DSM-5, com relação ao transtorno disruptivo da desregulação do humor:
Alternativas
Q1955180 Psiquiatria
De acordo com o DSM-5, em seu Glossário de Conceitos Culturais de Sofrimento, o Taijin kyofusho é
Alternativas
Q1955181 Psiquiatria
É uma condição caracterizada por poliqueixas que não guardam relação entre si, com as causas alegadas que agridem as mais primárias noções de anatomia e fisiologia, desconexas, ilógicas, incluindo-se a evolução, sempre apontando o agravamento progressivo, a ineficácia de todos os tratamentos, a incurabilidade.
A perícia médica fica diante de alguém que afirma ser portador de enfermidades invalidantes, na maioria das vezes nunca temporárias, quase sempre permanentes, sem qualquer lógica fisiopatológica.
Difere da simulação, pois o simulador tem consciência da ilicitude da sua conduta. Na condição em análise, o indivíduo não apenas acredita nos seus males, como na verdade sente o que refere sentir, está absolutamente convencido de que possui patologias geradoras de “direitos”, “rendas”, e nunca aceita qualquer tentativa de fazê-lo ver o aspecto psicossomático do seu quadro.
Essa condição é conhecida por:
Alternativas
Q1955182 Psiquiatria
De acordo com o DSM-5, com relação à síndrome neuroléptica maligna: 
Alternativas
Q1955183 Psiquiatria
Em relação à psicopatologia da memória:
Alternativas
Q1955184 Psiquiatria
Doença do sistema nervoso central associada ao vírus do sarampo, ocorre mais frequentemente no sexo masculino, com prognóstico reservado. Está associada a movimentos musculares involuntários e convulsões. Essa descrição é compatível com:
Alternativas
Q1955185 Psiquiatria
A.S, 32 anos, chegou ao Pronto-Socorro (PS) trazida por policiais que a encontraram andando pela estrada após ter sofrido um acidente de trânsito há 2 dias. Ao ser questionada, a paciente não sabia dizer onde estava, nem como chegou no local, nem recordava do acidente de trânsito, ou de ter saído de carro. Algumas pessoas descreveram aos policiais que a paciente caminhava pela beira da estrada de forma calma e parecia “confusa” quando perguntavam o nome. No PS fez EEG, tomografia, exames sangue e toxicológico sem alterações. A hipótese diagnóstica para esse caso, segundo a CID-10, é: 
Alternativas
Q1955186 Psiquiatria
D.M, 78 anos, viúva, reside sozinha desde que os filhos saíram de casa. Nos últimos anos, vem guardando objetos que eram jogados no lixo por vizinhos. Parou de sair de casa, e os cômodos foram ficando cheios de papéis, caixas e objetos variados impedindo a entrada. Com o tempo, passou a apresentar prejuízo do autocuidado. A paciente, quando confrontada, ficava agressiva e irritada, sentindo grande desespero e ansiedade na hipótese de retirar seus pertences, chegando a trancar a porta para que ninguém entrasse e “roubasse suas coisas”. Essa descrição é compatível com a síndrome de
Alternativas
Q1955187 Psiquiatria
Em relação às alucinações, a alucinação
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: A
5: C
6: C
7: E
8: B
9: D
10: A
11: C
12: E
13: A
14: B
15: D
16: D
17: C
18: E
19: B
20: A