Questões de Concurso Público IF Sudeste - MG 2016 para Assistente de Aluno

Foram encontradas 10 questões

Q721203 Pedagogia

Os artigos 70 e 71 da Lei 9.364, de 20 de dezembro de 1996, consideram o que são e o que não são despesas de manutenção e de desenvolvimento do ensino com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis. Analise os elementos seguintes:

I- Uma nova Escola Estadual é implantada em um bairro e a CEMIG realiza no local uma intervenção para ampliação do fornecimento de energia elétrica, tendo em vista o aumento de demanda, sendo um dos objetivos o de suprir adequadamente aquela instituição.

II- Uma professora de uma IES pública se licencia pelo prazo de dois anos para fazer Mestrado. Findo o prazo, ela retorna às atividades de docência, em nova posição em seu plano de carreira.

III- O Governo Municipal transfere recursos financeiros para cobrir o custeio de um centro esportivo de uma Escola Municipal, respeitadas as exigências legais.

IV-O Governo Federal concede uma bolsa parcial (50%) de ProUni a um aluno de uma IES privada, de acordo com seu desempenho no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

V- Uma empresa de informática é contratada pelo prazo de dois anos, prorrogáveis por mais dois, para efetuar todas as manutenções dos computadores de uma escola privada de Ensino Fundamental e Médio.

Os itens que apresentam os elementos considerados despesas de manutenção e de desenvolvimento do ensino, segundo os artigos 70 e 71 dessa Lei, são

Alternativas
Q721205 Pedagogia

A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. Analise a estatística feita pelo IBGE, em 2013, apresentada no gráfico a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

A porcentagem de jovens que não estão de acordo com essa Lei é

Alternativas
Q721207 Pedagogia
Considere a situação a seguir: Um assistente de alunos acompanha uma turma de 25 alunos em uma visita técnica a um museu. Ele é uma pessoa séria e que não gosta de tumulto e de bagunça. Para evitar que os alunos fiquem muito agitados, ele observa o grupo todo e os reagrupa de forma a minimizar possíveis exaltações. Analise as correlações entre termo e exemplo abaixo sobre as simplificações no julgamento dos alunos pelo assistente e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso: ( )Efeito Halo: o assistente, ao observar o grupo de alunos, distingue informações que mais lhe chamam a atenção, podendo a partir daí redirecionar os grupos corretamente. ( ) Similaridade assumida: um pequeno grupo de alunos estava mais isolado do restante da turma e mantinha uma conversa em tom ameno. Ao se identificar com esses alunos, o assistente considerou que esse grupo não precisaria ser desfeito. ( ) Estereotipagem: o grupo de alunos estilo “roqueiro” lembrou-lhe de alguns colegas que gostavam de arruaças em seu tempo de escola, por isso deveriam ser rapidamente separados, pois causariam problemas. ( ) Percepção seletiva: o aluno que chegou atrasado e todo desalinhado não deveria ir à visita, certamente, ele é irresponsável. A sequência correta é
Alternativas
Q721210 Pedagogia
Entende-se que uma pedagogia para a autonomia se constitui em uma direção defensável para a supervisão, promovendo nos professores e nos seus alunos 'a competência para se desenvolverem como participantes autodeterminados, socialmente responsáveis e criticamente conscientes em (e para além de) ambientes educativos, por referência a uma visão da educação como espaço de emancipação (inter)pessoal e de transformação social'.

(Jiménez Raya et al., 2007, p. 1). VIEIRA, Flávia. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educ. Soc. vol.30 no.106 Campinas Jan./Apr. 2009.
De acordo com o excerto acima, sabe-se que somente esta visão de educação garantirá que a autonomia do educador se construa em estreita ligação com a autonomia dos educandos e não à sua margem, instituindo a autonomia como interesse coletivo. No cenário proposto, podemos avançar alguns princípios reguladores de uma prática supervisiva de natureza transformadora e orientação emancipatória, EXCETO:
Alternativas
Q721211 Pedagogia
Práticas objetivas podem ajudar a Coordenação e o Assistente de Alunos na consolidação de uma educação emancipatória. De acordo com essas práticas, I- comprometer-se com a busca de melhores condições de trabalho na escola, tanto do ponto de vista pedagógico quanto comunitário e administrativo. II- comprometer-se em conquistar (e ocupar bem) o espaço de trabalho coletivo constante na escola, sendo que um dos grandes entraves colocados pelos coordenadores é o tempo. III- ter presente que o trabalho coletivo pode se dar no mesmo nível, ou seja, somente no interior da escola, entre os funcionários. IV- empenhar-se interna e externamente à escola para diminuir a rotatividade dos professores, a fim de que possa se constituir efetivamente num grupo de trabalho na instituição. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q721212 Pedagogia
Atualmente, há várias discussões acerca da importância da avaliação escolar e das mudanças necessárias, em que a avaliação na escola seja um instrumento de transformações, contribuindo com a aprendizagem. Relacione a segunda coluna de acordo com primeira. COLUNA I 1. Forma de avaliação 2. Conteúdo de avaliação 3. Intencionalidade da avaliação 4. Vínculo pedagógico
COLUNA II ( ) enfrentar a terrível disputa de sentidos da avaliação, ou seja, premiar/punir versus garantir aprendizagem.
( ) avaliar não somente o aluno, ênfase ao essencial do conteúdo: menos taxionomias e metalinguagem. ( ) recuperar a significação dos conteúdos, propiciar metodologia participativa em sala de aula. ( ) fazer avaliação mais processual; diminuir a ênfase na avaliação classificatória; desprezar os resultados superados, produzir aprendizagem, usar erro do aluno como forma de interação. A sequencia correta é
Alternativas
Q721213 Pedagogia
Como Assistente de Alunos, sabe-se que as pessoas também podem aprender observando e ouvindo o que acontece com os outros, assim como pela experiência. Aprender pela observação e pela experiência direta é chamado de Aprendizagem Social. Muitos alunos respondem à forma como percebem e definem as consequências, e não as consequências em si, sendo a influência dos modelos o centro da abordagem da aprendizagem social. Quatro processos determinam a influência que um modelo tem sobre o indivíduo. Podemos afirmar que é um Processo da Aprendizagem Social, EXCETO:
Alternativas
Q721216 Pedagogia
Para que o regimento escolar seja eficaz, as normas nele contidas devem observar a Integralidade, a Coerência, a Correspondência e a Realidade. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. COLUNA I 1. Integralidade
2. Coerência 3. Correspondência 4. Realidade
COLUNA II ( ) deverá ser observada em seus diferentes aspectos sociais, administrativos e pedagógicos, entre outros, que a norma regimental visa a regular, devendo adequar-se à situação. ( ) tratam de todas as matérias pertinentes à natureza, ao conteúdo e aos objetivos que se buscam alcançar. ( ) na elaboração do regimento dever-se-á levar em conta a hierarquia das leis. ( ) a norma deverá traduzir a unidade de pensamento, devendo-se evitar contradições e desarmonia, podendo acarretar insegurança e arbitrariedade, fazendo com que produza efeitos não desejados e distintos daqueles previstos. A sequência correta é
Alternativas
Q721217 Pedagogia
A equipe de coordenação, incluindo o Assistente de Alunos, através da interação que estabelece, pode ajudar em muito na tão delicada e relevante tarefa de tornar a prática de sala de aula mais significativa e produtiva, tendo no Projeto de Ensino Aprendizagem, a ser elaborado e realizado pelo professor, uma mediação metodológica decisiva.” 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto polí tico-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002. p. 152
Algumas iniciativas da coordenação pedagógica, com o apoio do Assistente de Alunos, podem ajudar na elaboração e na realização interativa do Projeto de Ensino-Aprendizagem, EXCETO:
Alternativas
Q721218 Pedagogia
Quando analisamos a função social da escola (a educação através de ensino), damos conta de que a atuação da coordenação pedagógica e, consequentemente, do Assistente de Alunos, dá-se no campo da mediação. Neste contexto, é preciso atentar para a necessária articulação entre a pedagogia de sala de aula e a pedagogia institucional, uma vez que, no fundo, o que está em questão é a mesma tarefa: a formação humana.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002. p.88
Considerando, então, que quem gere a prática pedagógica de sala de aula é o professor, o assistente de alunos, para ajudá-lo, deve estabelecer uma dinâmica interativa que facilite o avanço. Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso: ( )Acolher o professor em sua realidade, em suas angústias, reconhecimento das necessidades e das dificuldades. ( )Fazer a crítica dos acontecimentos, ajudando a compreender a própria participação do professor no problema, a perceber as suas contradições. ( )Buscar ter pseudo-superações e inserção na ideologia dominante. ( )Engendrar disponibilizando subsídios para resoluções de problemas. A sequência correta é
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: B
5: E
6: C
7: C
8: D
9: B
10: C