Questões de Concurso Público Prefeitura de Barbacena - MG 2016 para Psicólogo
Foram encontradas 17 questões
Considere o trecho extraído do Código de ética do Psicólogo:
A formulação deste Código de Ética, o terceiro da profissão de Psicólogo no Brasil, responde ao contexto organizativo dos psicólogos, ao momento do país e ao estágio de desenvolvimento da Psicologia enquanto campo científico e profissional. Este Código de Ética dos Psicólogos é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender à evolução do contexto institucional- legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes. Consoante com a conjuntura democrática vigente, o presente Código foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania (CFP, 2005, p. 172).
O novo Código de Ética do Psicólogo (2005) compreende, portanto, na sua formulação,
No artigo, “Dinâmica da transferência” (1912[ 1976]), Freud distingue uma transferência ‘positiva’ de uma ‘negativa’. A partir das definições estabelecidas no texto, analise as afirmativas abaixo:
I- A transferência é considerada positiva quando inclui ‘amor’ e ‘ódio’ como fatores de resistência.
II- A transferência é apropriada para a resistência ao tratamento apenas se for transferência negativa ou positiva de impulsos eróticos reprimidos.
III- A transferência, no tratamento analítico, aparece, desde o início, como a arma mais forte da resistência.
IV- A transferência positiva divide-se em transferência de sentimentos amistosos ou afetuosos e em transferência erotizada (resistência).
V- A transferência negativa de sentimentos hostis não é fator de resistência.
Estão corretas as afirmativas
Analise as afirmativas abaixo com respeito às relações entre Psicanálise, instituição, dispositivo grupal e toxicomania e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) O trabalho em grupo é um dispositivo fundamental para se intervir junto à constituição subjetiva dos toxicômanos e sua relação com o laço social.
( ) A Psicanálise, na instituição, seja no dispositivo grupal seja no dispositivo clínico individual, alia-se ao trabalho da atenção psicossocial, visando à cura pela adaptação e pela supressão dos sintomas.
( ) No trabalho em grupos, em que a identificação está ligada à substância droga, pode-se constatar, com frequência, a equivalência entre aquilo que os indivíduos são (‘dependentes químicos’) e o que consomem (drogas).
( ) A invenção do sujeito sobre si mesmo, a partir das intervenções do psicanalista no grupo, é uma produção de novos significados para sua existência, de novas maneiras que o sujeito encontra para falar de si e de sua história.
A sequência correta é
Relacione os 03 grandes conjuntos de transtornos psiquiátricos às definições e/ou às características:
1. Quadros orgânicos
2. Neuroses
3. Psicoses
( ) São psicologicamente compreensíveis (Jaspers).
( ) Apresentam vivências bizarras, de forma anômala.
( ) Há prejuízo cognitivo, de inteligência, memória, nível de CS.
( ) São psicologicamente incompreensíveis (Jaspers).
( ) Transtorno obsessivo-compulsivo; Transtornos dissociativos.
A sequência correta é
Durante a primeira entrevista em saúde mental, é importante formular uma hipótese diagnóstica do tipo de transtorno psíquico, apresentado pelo paciente. Os passos que devem ser observados são:
O primeiro ponto a verificar é se o paciente apresenta algum transtorno psíquico ou_______________ .
Quando avaliamos que há um transtorno psíquico presente, perguntamos _______________ .
Quando suspeitamos de um quadro orgânico, avaliamos se há alterações primárias de ____________, ____________ e/ou _____________ .
Afastada a hipótese de quadro orgânico, o próximo passo é verificar se estamos diante de ______________ ou _______________.
Os termos que completam, respectivamente, os passos acima são
Analise as afirmativas abaixo com relação à avaliação e ao diagnóstico do paciente em Psicopatologia e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) O exame psíquico é o único instrumento válido na avaliação do paciente, consistindo na avaliação do estado mental atual do paciente e seu histórico de sintomas.
( ) A entrevista psicopatológica inclui dois dos principais aspectos da avaliação: anamnese e exame psíquico.
( ) A anamnese consiste no histórico de sinais e de sintomas apresentados pelo paciente ao longo da vida, antecedentes pessoais, familiares etc.
( ) O diagnóstico psicopatológico repousa sobre a parcialidade dos dados clínicos, evolutivos (exame psíquico) e momentâneos (anamnese).
A sequência correta é
Leia com atenção o extrato do texto de F. Basaglia:
“O psiquiatra dispõe de um poder que até agora não lhe serviu para compreender grande coisa do doente mental e de sua doença, mas que nem por isso deixou de usar para defender-se deles, utilizando como arma principal a classificação das síndromes e as esquematizações psicopatológicas. Por esta razão, o diagnóstico psiquiátrico assumiu o significado de um juízo de valor, de uma rotulação […] O psiquiatra, em seu diagnóstico, prevalece-se de um poder e de uma terminologia técnica para sancionar aquilo que a sociedade já executou, excluindo de si aquele que não se integrou ao jogo do sistema. Mas tal sanção não tem o menor caráter terapêutico, já que se limita a separar o que é normal do que não é, entendida a norma não como um conceito elástico e passível de discussão, mas como algo fixo e ligado aos valores do médico e da sociedade que ele representa” (1985, p. 125).
Depreende- se desta leitura sobre as instituições da violência, notadamente o manicômio e o hospital psiquiátrico, que se trataria de uma crise, pois que se estabelece um tipo de relação objetal com o doente. A crise referida é
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no seu capítulo II, ‘Das entidades de atendimento’, art. 90. estabelece o planejamento e a execução de programas de proteção e socioeducativo, destinados a crianças e adolescentes em diversos regimes como orientação e apoio sócio-familiar, internação, colocação familiar, liberdade assistida etc. Dentre estes, o regime de acolhimento institucional, a partir dos Serviços de Acolhimento Institucional (SAI), notadamente Abrigo institucional e Casa de passagem. O Abrigo institucional, modalidade de acolhimento de crianças e adolescentes sob medida de proteção aplicada pela justiça ou Conselho tutelar, tem o maior número de entidades de atendimento no país.
Com base no exposto e conforme a realidade de crianças e adolescentes em situação de violência, abandono, exclusão etc., abrigadas institucionalmente, o(a) Psicólogo(a) orientado(a) pela Psicanálise deve realizar seu trabalho com este público, considerando:
I- Exclusivamente a dimensão objetiva da realidade econômica, social e histórica, capaz de engendrar as subjetividades.
II- Que o abandono, as formas de exclusão e a violência inviabilizam os processos de mudança e o reposicionamento subjetivo.
III- A dificuldade de constituição de uma narrativa pelas crianças e adolescentes habitantes de instituição.
IV- A particular dificuldade de simbolização do real, de inclusão do sujeito na sua experiência, isto é, uma dificuldade na constituição da realidade psíquica.
V- Que ao “contar-se”, o sujeito põe-se a produzir (e reproduzir) uma história que, ao ser narrada, revela as articulações inconscientes que marcam o lugar do sujeito no discurso.
Estão corretas as afirmativas
Com relação à Psicologia na saúde coletiva e ao(à) psicólogo(a) como profissional de saúde, na atenção primária à saúde (APS), analise as afirmativas e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) A prática profissional do(a) psicólogo(a) deve ser pautada por questões teórico-práticas, limitadas às teorias terapêuticocurativas.
( ) O perfil do profissional deve ser eminentemente clínico, ancorado na Psicologia clínica.
( ) A representação e o perfil predominante dos profissionais da Psicologia, na atenção primaria à saúde (APS), em virtude da formação tradicional, levam à simplificação (reducionismo do processo saúde-doença), e não ao reconhecimento da Psicologia como uma disciplina de relevância social.
( ) Frequentemente, constata-se uma transposição da clínica particular tradicional para as instituições públicas.
( ) A Psicologia social, bem como a Psicologia comunitária, apresentam- se como campos teóricos-práticos muito importantes, pois possibilitam a discussão da dimensão social do fenômeno humano e uma maior aproximação das questões de relevância social das comunidades.
A sequência correta é
A crise caracteriza-se por aqueles momentos em que o sofrimento mental torna-se insuportável para o sujeito e/ou para aqueles que o cercam.
Analise os sinais de crise e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) Desvitalização intensa e inquietude psicomotora acentuada.
( ) Infantilismo, puerilidade e baixa autoestima.
( ) Atividade delirante-alucinatória.
( ) Situações de risco para o paciente ou terceiros.
A sequência correta é
Para as indicações e contraindicações em psicoterapia breve (de curta duração), são adotados os critérios
Analise o caso abaixo:
“Tenho dificuldade em trabalhar e em concentrar, caso contrário não teria vindo consultar-me; durmo mal e praticamente não vejo quem possa ajudar-me. Meu marido é um intelectual brilhante, tem sucesso em tudo; ele me falou sobre as diferenças entre psicanálise e psicoterapia. Eu o deixei há seis meses. Na ocasião em que o deixei, ele suportou mal a separação e propus que fosse ver um psiquiatra; agora ele está melhor. Deixei-o porque me sentia oprimida, ele não admitia contradições. Eu estava definhando, fiquei fisicamente doente.”
Desde os primeiros contatos, nas entrevistas iniciais ou preliminares, a paciente comunica seu sofrimento. O comportamento adotado pela paciente, em relação ao terapeuta, foi de
O trabalho terapêutico em Psicoterapia Breve está ‘enfocado’ para determinada problemática do paciente, que adquire prioridade, dada sua urgência e/ ou importância, enquanto se deixam de lado as demais dificuldades. Trata-se de uma característica substancial desse tipo de terapia, também chamada de ‘Focal’, que permite distingui-la da técnica psicanalítica corrente.
Com base no exposto, a definição que melhor se ajusta ao elemento ‘Foco’ é
Toda e qualquer ação humana é sempre e necessariamente política, pessoal, social e histórica. A nossa ação (profissional), portanto, está sempre comprometida, tenhamos consciência disso ou não, com um projeto de sociedade. Desse modo, necessária se faz a reflexão crítica constante sobre a nossa atuação. Assim,
“as perguntas críticas que os psicólogos devem se formular a respeito do caráter de sua atividade e, portanto, a respeito do papel que está desempenhando na sociedade, não devem centrar-se tanto no onde, mas no a partir de quem; não tanto em como se está realizando algo, quanto em benefício de quem; e assim, não tanto sobre o tipo de atividade que se pratica (clínica, escolar, industrial, comunitária ou outra), mas sobre quais são as consequências históricas concretas que essa atividade está produzindo (MARTIN- BARÓ apud ZANELLA, 2009, p.225, 226).
Considerando-se estas questões e que a função do psicólogo não é somente técnica, analise as afirmações abaixo:
I- A prática do psicólogo baseia-se, fundamentalmente, na clínica, no psicodiagnóstico e no diagnóstico institucional.
II- A atuação focada no aluno e nas famílias deve ser prioritária, enfatizando-se o contexto e o ambiente familiar.
III- Tem como papel atuar e refletir com os indivíduos para conscientizar- se junto a eles das reais dificuldades da sua sociedade.
IV- Contribuir com a análise e com o redimensionamento das relações sociais que se estabelecem no contexto educacional.
V- O fazer psicológico, no contexto escolar, caracteriza-se como ação pautada pela indignação em relação a toda e qualquer forma de violência, como ação que se opõe aos processos de exclusão social e, nesse sentido, ao fracasso escolar.
Estão corretas as afirmativas
As entrevistas preliminares (ou iniciais) têm papel fundamental no campo da Psicoterapia Breve.
Enumere as principais finalidades das entrevistas preliminares de acordo com a ordem em que se sucedem:
( ) A explicitação do método de trabalho e a fixação das demais normas contratuais.
( ) O contrato sobre metas terapêuticas e a duração do tratamento.
( ) A elaboração da história clínica.
( ) A avaliação diagnóstica e prognóstica.
( ) O estabelecimento da relação terapêutica.
( ) A devolução diagnóstico e prognóstica.
A ordem correta é
A avaliação diagnóstica é fundamental para o estabelecimento do prognóstico em psicoterapia breve. Ela deve ser minuciosa e não se limita ao diagnóstico clínico. Inclui a hipótese psicodinâmica inicial, sendo que os elementos necessários para os distintos diagnósticos devem ser obtidos basicamente por meio de entrevistas clínicas e testes psicológicos, dentre outros, se necessários (exame médico geral, neurológico etc.).
Em relação à avaliação diagnóstica, é correto afirmar que
Analise as afirmativas abaixo com relação à psicanálise e ao tratamento psicanalítico e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) A força motivadora primária na terapia é o sofrimento do paciente e o desejo de ser curado que deste se origina.
( ) A técnica deve ser mecanizada, dadas as condições de rigidez dos processos mentais e a limitação das constelações psíquicas envolvidas.
( ) O objetivo primeiro do tratamento é alcançado (adesão do paciente) se o terapeuta (analista) demonstra certa indiferença (proposital), se as resistências aumentam e se evita cometer certos equívocos.
( ) O tratamento analítico fornece as quantidades de energia necessárias para superar as resistências e favorece a mobilização das energias que estão prontas para a transferência.
A sequência correta é