O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no seu capítul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2731221 Psicologia

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no seu capítulo II, ‘Das entidades de atendimento’, art. 90. estabelece o planejamento e a execução de programas de proteção e socioeducativo, destinados a crianças e adolescentes em diversos regimes como orientação e apoio sócio-familiar, internação, colocação familiar, liberdade assistida etc. Dentre estes, o regime de acolhimento institucional, a partir dos Serviços de Acolhimento Institucional (SAI), notadamente Abrigo institucional e Casa de passagem. O Abrigo institucional, modalidade de acolhimento de crianças e adolescentes sob medida de proteção aplicada pela justiça ou Conselho tutelar, tem o maior número de entidades de atendimento no país.


Com base no exposto e conforme a realidade de crianças e adolescentes em situação de violência, abandono, exclusão etc., abrigadas institucionalmente, o(a) Psicólogo(a) orientado(a) pela Psicanálise deve realizar seu trabalho com este público, considerando:


I- Exclusivamente a dimensão objetiva da realidade econômica, social e histórica, capaz de engendrar as subjetividades.

II- Que o abandono, as formas de exclusão e a violência inviabilizam os processos de mudança e o reposicionamento subjetivo.

III- A dificuldade de constituição de uma narrativa pelas crianças e adolescentes habitantes de instituição.

IV- A particular dificuldade de simbolização do real, de inclusão do sujeito na sua experiência, isto é, uma dificuldade na constituição da realidade psíquica.

V- Que ao “contar-se”, o sujeito põe-se a produzir (e reproduzir) uma história que, ao ser narrada, revela as articulações inconscientes que marcam o lugar do sujeito no discurso.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - III, IV, e V.

O tema central da questão é a atuação do psicólogo(a) orientado pela Psicanálise no contexto de acolhimento institucional de crianças e adolescentes. A questão se apoia no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata das entidades de atendimento e destaca a importância de considerar as dificuldades enfrentadas por estas crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.

Vamos analisar cada uma das afirmativas:

I - Exclusivamente a dimensão objetiva da realidade econômica, social e histórica, capaz de engendrar as subjetividades.

A Psicanálise não se limita apenas à dimensão objetiva da realidade. Ela busca entender como essas realidades se articulam com a subjetividade do indivíduo. Por isso, esta afirmativa está incorreta.

II - Que o abandono, as formas de exclusão e a violência inviabilizam os processos de mudança e o reposicionamento subjetivo.

A Psicanálise acredita na possibilidade de transformação e reposicionamento subjetivo, mesmo em contextos de exclusão e violência. Portanto, considerar que tais fatores inviabilizam mudanças está incorreto.

III - A dificuldade de constituição de uma narrativa pelas crianças e adolescentes habitantes de instituição.

Esta é uma abordagem correta, pois a Psicanálise reconhece a dificuldade que essas crianças e adolescentes enfrentam na construção de suas próprias narrativas devido à vivência em instituições.

IV - A particular dificuldade de simbolização do real, de inclusão do sujeito na sua experiência, isto é, uma dificuldade na constituição da realidade psíquica.

Correta, pois a Psicanálise se preocupa com a dificuldade dos sujeitos em simbolizar suas experiências, particularmente em contextos de vulnerabilidade, afetando a constituição de sua realidade psíquica.

V - Que ao “contar-se”, o sujeito põe-se a produzir (e reproduzir) uma história que, ao ser narrada, revela as articulações inconscientes que marcam o lugar do sujeito no discurso.

Correta, já que a Psicanálise valoriza o processo de narrar como uma forma de acessar e trabalhar articulações inconscientes, permitindo que o sujeito se reposicione em sua própria história.

Com base nas explicações acima, a alternativa D - III, IV, e V é a correta, pois essas afirmativas são coerentes com os princípios da Psicanálise.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo