Questões de Concurso Público Prefeitura de Timóteo - MG 2022 para Professor II - Artes

Foram encontradas 6 questões

Q1882300 Educação Artística

Barbosa (in PIMENTEL, 1996) afirma que a polaridade entre o figurativo e o abstrato resulta em consequências para a crítica e o ensino de arte no Brasil.


Avalie as afirmações sobre tal polaridade.


I - Na década de 1980, a arte figurativa era dominante em centros culturais, salões e galerias do Brasil.

II - Facilitado provavelmente pela análise através da narrativa, o figurativo é preponderante nas escolas primárias e secundárias.

III - O Abstracionismo que dominou os anos 50 e 60 contrapôs a geometria do Concretismo e do Neoconcretismo contra a gestualidade dos abstracionistas líricos.

IV - Enquanto os arte-educadores são mais capacitados para estudar a abstração com seus alunos, os críticos profissionais são mais aptos a analisar obras figurativas.

V - A nova Arte-educação promove a leitura da obra de arte na escola e estimula os alunos a criarem seus próprios sistemas de significação, embora poucos professores se arrisquem a propor a avaliação de obras conceituais ou abstratas.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1882301 Educação Artística

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para a Arte (BRASIL, 1997), as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a identidade de um grupo social.


Segundo os PCN, a arte popular NÃO

Alternativas
Q1882304 Educação Artística

A Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte propõe que as linguagens (as artes visuais, a dança, a música e o teatro) sejam abordadas de forma que articulem seis dimensões do conhecimento que se interpenetram de forma não hierárquica.

A esse respeito, associe corretamente a dimensão à sua especificação.


DIMENSÕES

1 - Crítica

2 - Estesia

3 - Fruição

4 - Criação

5 - Reflexão

6 - Expressão


ESPECIFICAÇÕES

( ) Articula a sensibilidade e a percepção, experimentando sensivelmente espaço, tempo, som, ação, imagens, o próprio corpo e os diferentes materiais.

( ) Atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, desejos e representações em processos, acontecimentos e produções artísticas individuais ou coletivas.

( ) Percepção, análise e interpretação de manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor, implicando a construção de argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais.

( ) Procedimentos artísticos que possibilitam exteriorizar e manifestar as criações subjetivas; emergem da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades.

( ) Estabelece relações entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas, articulando ação e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.

( ) Sensibilidade durante a participação em práticas artísticas e culturais, englobando deleite, prazer, estranhamento e a disponibilidade para a relação continuada com produções artísticas e culturais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q1882305 Educação Artística

Numere em ordem temporal ascendente a sequência em que as tendências pedagógicas foram adotadas no Brasil, considerando a História Educativa em Arte proposta por Ferraz e Fusari (1999).


( ) Pedagogia Nova, essencialmente experimental, enfatiza a expressão e se preocupa com o processo do trabalho, com o método, com o aluno e seus interesses.

( ) Pedagogia Tradicional, com sentido utilitário de preparação técnica para o trabalho, interessada, sobretudo, no produto do trabalho escolar; em que a relação entre professor e aluno é mais autoritária.

( ) Pedagogia Tecnicista, em que o sistema técnico de organização da aula e do curso é privilegiado em detrimento da posição do professor e dos alunos; são enfatizados o saber construir e o saber exprimir-se.

( ) Pedagogia Libertadora desenvolvido por Paulo Freire, com método revolucionário para a educação de adultos, favorecia o diálogo educador-educando e o desenvolvimento da consciência crítica.


A sequência correta dessa numeração é

Alternativas
Q1882307 Educação Artística

Em relação ao ensino da Arte no Brasil, preencha corretamente as lacunas do texto.


Desde o início do século ________, a organização do ensino artístico de grau ________ antecedeu de muitos anos sua organização no nível ________, refletindo uma tendência geral da Educação Brasileira.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Q1882308 Educação Artística

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que Barbosa (1990/95) afirma sobre os métodos de livre autoexpressão e de sugestão de tema.


( ) O método de sugestão de tema é o mais largamente difundido nas classes de Arte, vinculado à já ultrapassada Teoria Cognitiva da Arte-Educação.

( ) O método livre autoexpressivo como meio de alcançar libertação emocional é ainda firmemente aceito, já que garante o desenvolvimento da criatividade.

( ) A metodologia da proposição de tema se atém a uma concepção conteudística da Arte, característica dos movimentos anteriores ao Modernismo em geral e ao Realismo, em particular.

( ) Oriundo dos românticos e dos dadaístas, que se rebelavam contra as convenções e restrições impostas de fora, a livre autoexpressão individual na escola é considerada básica e dispensável para o processo criativo geral, representando uma primeira porta para seu desenvolvimento.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C
5: D
6: B