Barbosa (in PIMENTEL, 1996) afirma que a polaridade entre o ...
Barbosa (in PIMENTEL, 1996) afirma que a polaridade entre o figurativo e o abstrato resulta em consequências para a crítica e o ensino de arte no Brasil.
Avalie as afirmações sobre tal polaridade.
I - Na década de 1980, a arte figurativa era dominante em centros culturais, salões e galerias do Brasil.
II - Facilitado provavelmente pela análise através da narrativa, o figurativo é preponderante nas escolas primárias e secundárias.
III - O Abstracionismo que dominou os anos 50 e 60 contrapôs a geometria do Concretismo e do Neoconcretismo contra a gestualidade dos abstracionistas líricos.
IV - Enquanto os arte-educadores são mais capacitados para estudar a abstração com seus alunos, os críticos profissionais são mais aptos a analisar obras figurativas.
V - A nova Arte-educação promove a leitura da obra de arte na escola e estimula os alunos a criarem seus próprios sistemas de significação, embora poucos professores se arrisquem a propor a avaliação de obras conceituais ou abstratas.
Está correto apenas o que se afirma em