Questões de Concurso Público Prefeitura de Timóteo - MG 2024 para Acompanhante de Criança com Deficiência
Foram encontradas 8 questões
A educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, integra ou deveria integrar a proposta pedagógica da escola regular, viabilizando atendimentos às especificidades de alunos com deficiência. Associe corretamente o tipo de educação/atendimento às suas respectivas características.
TIPOS DE EDUCAÇÃO / ATENDIMENTO
1 - Educação Especial
2 - Educação Inclusiva
3 - Atendimento Educacional Especializado
CARACTERÍSTICAS
( ) possui objetivos dentre eles de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos acessíveis em busca de eliminar as barreiras, proporcionando uma efetiva participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
( ) perpassa todos os níveis, etapas e modalidades do ensino, com a disponibilização de instrumentos e serviços em prol de proporcionar aos alunos com deficiência os devidos meios para o desenvolvimento de competências e habilidades.
( ) perpassa todos os níveis, etapas e modalidades do ensino, com a disponibilização de instrumentos e serviços em prol de proporcionar a todos os alunos um processo de ensino e aprendizagem com equidade, sendo fundamentado/a com base nos direitos humanos.
A sequência correta para essa associação é:
A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/SEESP, 2008), possui entre seus objetivos o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, nas escolas regulares, direcionando os sistemas de ensino para promover um processo de ensino e aprendizagem de forma equitativa.
Avalie as afirmações a seguir que apresentam o que os sistemas de ensino precisam para garantir que a educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, promova às necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência.
I – Transversalidade da educação especial, desde a educação infantil até o ensino superior.
II – Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
III – Articulação setorial na implementação das políticas públicas.
IV – Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e na informação.
Está correto apenas o que se afirma em:
“...A tecnologia assistiva é composta por recursos e serviços, visando maior independência funcional da pessoa com deficiência na atividade de seu interesse”. (Brasil, 2005).
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o exemplo de modalidades da tecnologia assistiva:
( ) Recursos que favorecem a comunicação.
( ) Escrita alternativa.
( ) Utensílios variados que promovem dependência em atividades como alimentação, vestuário e higiene.
( ) Mobiliário e material escolar modificado.
( ) Acesso ao computador com suporte de docentes.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é:
A acuidade visual (AV) é a capacidade visual de cada olho ou de ambos os olhos, expressa em termos quantitativos. Com base nisso, há alunos cegos ou com baixa visão; para isso, os acompanhantes de alunos com deficiência visual precisam conhecer os recursos de acessibilidade para esses alunos com resíduos visuais, assim, oferecendo acessibilidade e autonomia no processo de ensino e aprendizagem.
Associe corretamente os recursos de acessibilidade, conhecidos como auxílios, aos seus respectivos significados / características.
AUXÍLIOS
1 - Ópticos
2 - Não-ópticos
SIGNIFICADOS / CARACTERÍSTICAS
( ) mudanças relacionadas ao ambiente, ao mobiliário, à iluminação e aos recursos para leitura e para escrita, como contrastes e ampliações, com a finalidade de melhorar o funcionamento visual.
( ) lentes ou recursos que possibilitam a ampliação de imagem e a visualização de objetos, favorecendo o uso da visão residual para longe e para perto.
( ) lupas de mão e de apoio, óculos bifocais ou monoculares e telescópios, dentre outros, que não devem ser confundidos com óculos comuns.
( ) iluminação natural do ambiente; uso de lâmpada incandescente e ou fluorescente no teto; contraste nas cores, por exemplo: branco e preto, preto e amarelo; visores; folhas com pautas escuras e com maior espaço entre as linhas; livros com texto ampliado, entre outros.
A sequência correta dessa associação é:
Associe corretamente as dificuldades de aprendizagem, ou transtornos/distúrbios de aprendizagem, às suas respectivas características.
DIFICULDADES / DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
1 - Dislexia
2 - Discalculia
3 - Disgrafia
4 - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
CONCEITOS / CARACTERÍSTICAS
( ) enorme dificuldade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita; a criança não consegue relacionar os sons da fala com a grafia da escrita, além de trocar letras que possuem aspectos espaciais semelhantes, como p, b, q e d.
( ) um dos distúrbios do desenvolvimento neurobiológico, com causas de combinação de vários fatores, incluindo aspectos genéticos e ambientais; o sujeito apresenta comportamentos inadequados, impulsivos, com abstrações pedagógicas que geralmente impactam negativamente no processo de aprendizagem.
( ) “letra feia”; este transtorno/distúrbio de aprendizagem se caracteriza como uma grande dificuldade em escrever, levando o aluno a exceder o uso de força sobre o papel durante a escrita, apresentando grafias diferentes para a mesma letra ou fragmentações incorretas nas palavras.
( ) manifestação de dificuldades no aprendizado e na lida com números e o que a eles está associado, como, por exemplo, qual é o menor ou maior; inverte números na escrita de valores com muitos algarismos, dificuldade em reconhecer padrões numéricos e em estimar resultados, entre outros.
A sequência correta para essa associação é:
O professor regente deve acreditar na potencialidade de todos os seus alunos e criar métodos para que todos consigam aprender, independentemente de suas diferenças e especificidades. Para isso, “é fundamental que o professor nutra uma elevada expectativa em relação à capacidade de progredir dos alunos e que não desista nunca de buscar meios para ajudá-los a vencer os obstáculos escolares.” (Mantoan, 2006, p. 48). Contudo, muitas vezes o professor regente de sala não consegue sozinho atender a toda essa diversidade e precisa de técnicas e de profissionais para ajudá-lo nesse desafio, daí a importância do acompanhante de criança com deficiência.
Sobre o professor regente e o acompanhante de criança com deficiência, é INCORRETO afirmar que:
“A partir da Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação (BRASIL, 2001), que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, foi possível identificar a sinalização de uma normatização dos serviços de apoio como um dos mais expressivos avanços no que se refere ao processo de inclusão escolar, e entre estes, a disponibilização do profissional de apoio. Há uma variedade de nomenclaturas definidas pelos sistemas de ensino para esse profissional de apoio, conforme alguns pesquisadores têm apresentado: mediador, tutor, monitor, acompanhante de aluno com deficiência.” (Almeida; Siems-Marcondes; Boer, 2014; Martins, 2014).
A esse respeito, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Ainda encontramos, na maioria dos âmbitos escolares, um profissional cuidando de aluno com deficiência e um professor se responsabilizando pelos demais alunos da sala comum do ensino regular, ficando o aluno com deficiência, na maioria das vezes, realizando atividades diferentes dos demais colegas de forma separada, individual e proposta pelo acompanhante e não pelo professor referência, com isso, estando alheio ao processo de ensino e aprendizagem planejado pelo professor referência para os demais estudantes, tendo como consequência um aluno alheio e excluído do processo de ensino e aprendizagem que está ocorrendo com os seus colegas.
PORQUE
II - Esse aluno com deficiência se apresenta em uma situação de negação da criança no próprio espaço escolar, uma prática que ainda constitui reflexo de um processo histórico em relação aos alunos com deficiência, com base no pressuposto de que não seria possível ensinar alunos com deficiência junto aos demais alunos sem deficiência na classe comum, pois muitos deles apresentam ritmos e formas de comunicação diferenciados; porém, a inclusão não é apenas a presença física, é o pertencer à escola e aos grupos, não podendo, em hipótese nenhuma, um professor referência transferir a responsabilidade destes alunos a outro profissional.
Sobre as asserções, é correto afirmar que:
Com relação ao processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação, complete as lacunas do texto a seguir.
Aprender é uma tarefa do ser humano para a vida toda, sendo ela individual, criativa, desafiadora e regulada pelo sujeito da aprendizagem, apesar de sua condição intelectual. Já _____________ é preparar um caminho para a autonomia, sem adaptações, por meio do qual o professor busca a mediação do conhecimento, consolidando conhecimentos e habilidades, ou seja, promovendo _____________, recriando suas práticas metodológicas, didáticas, mudando suas concepções, revendo seu papel, reconhecendo e valorizando as diferenças e especificidades de todos os alunos. A _____________ dos alunos com deficiência busca valorizar e destacar o conhecimento de seus avanços no entendimento dos conteúdos curriculares, sem comparações com os demais colegas, sendo ele por ele mesmo, precisando que a estimulação e as atividades o ajudem a compreender e criar novos meios para se adequarem às novas situações, ou melhor, desafiando-os a realizar _____________ ativas.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é: