Questões de Concurso Público UFC 2025 para Engenheiro / Área: Engenharia Civil

Foram encontradas 24 questões

Q3163249 Engenharia Civil
A Fiscalização de Obra, sobretudo no setor público, é a atividade exercida de modo sistemático pelo Contratante e seus prepostos, objetivando a verificação do cumprimento das disposições contratuais, técnicas e administrativas, em todos os seus aspectos. Sobre a Fiscalização de obras é correto afirmar:
Alternativas
Q3163250 Engenharia Civil
O serviço de Locação de Obra é de fundamental importância para o estabelecimento dos limites no espaço físico de uma obra, qualquer que seja sua natureza, ou seja, edificações, vias e afins. Sobre as premissas básicas para a realização desse serviço, é correto afirmar:
Alternativas
Q3163251 Engenharia Civil
As sondagens de simples reconhecimento do tipo SPT (Standart Penetration Test) são aquelas de tipo usual, mais utilizadas na concepção de projetos, sobretudo na definição de fundações das edificações a projetar. A NBR 8036/83 fixa os critérios e as condições exigíveis na programação das sondagens de simples reconhecimento dos solos destinada à elaboração de projetos geotécnicos voltados à construção de edifícios, abrangendo o número, a localização e a profundidade das sondagens. Sobre os critérios definidos na referida programação, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3163252 Engenharia Civil
O índice de resistência à penetração, em sondagens do tipo SPT é determinado pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado. A perfuração e cravação dinâmica do amostrador-padrão, a cada metro, resulta na determinação do tipo de solo e de um índice de resistência, bem como da observação do nível do lençol freático. Sobre o resultado, expresso em Relatório de Sondagem do tipo SPT, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3163253 Engenharia Civil
Para a execução do concreto armado, faz-se necessário o conhecimento do seu componente mais importante, o cimento. A fabricação do cimento se dá a partir de material conhecido como clínquer, uma mistura de calcário, argila e componentes químicos. Além disso, durante o processo de fabricação pode haver a adição de outros materiais, como o gesso, que aumenta o tempo de pega, ou a argila pozolânica, que confere maior impermeabilidade ao concreto. Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta em relação ao tipo de cimento e suas características.
Alternativas
Q3163254 Engenharia Civil
A capacidade real de uma estaca não se identifica com sua capacidade estrutural, porém é fruto da interação do elemento de fundação estaca com o solo no qual ela se encontra confinada. Necessita-se estimar a capacidade de carga efetiva de uma estaca raiz que dará suporte à fundação profunda de uma edificação, cujo terreno apresenta baixa tensão admissível para a concepção de fundações superficiais. Utilizando um método empírico, apropriado a estacas escavadas do tipo raiz, a seguir apresentado, calcule o valor estimado da capacidade de carga admissível para uma estaca raiz com 12,00 m de profundidade e 310 mm de diâmetro, conforme os demais dados apresentados. A seguir, marque a alternativa correta.
Dados:
βo – parâmetro de forma e pressão de injeção da estaca (kgf/cm2);
β1 – parâmetro 1 – interação lateral solo/fuste da estaca;
β2 – parâmetro 2 – interação solo/ponta da estaca;
SPT – Valor do índice de penetração de sondagem;
pi – pressão de injeção da estaca (kgf/cm2);
B – diâmetro final da estaca (cm);
L – comprimento da estaca (cm);
π – considerar o valor = 3,00;
Al – área lateral do fuste (cm2);
Ap – área de ponta da estaca (cm2);
γ – coeficiente de segurança;
C3S – classificado como uma argila muito pouco arenosa;

Valores:
C3S – Parâmetros Solo/Estaca:
β1 = 0,05;
β2 = 1,30;
SPT = 12;
B = 31,00cm
L = 1200,00cm;
pi = 4,00kgf/cm2;
γ = 2,00;

Fórmulas:
βo = 1+ 0,11*pi – 0,01*B;
U = π*B;
Al = U*L;
Ab = (π*B2 )/4;
Pl = βo*β1*SPT*Al;
Pp = βo*β2*SPT*Ap;
PR = Pp+Pl;
Padm = PR/γ.
Alternativas
Q3163255 Engenharia Civil
Sapata excêntrica de divisa é um recurso utilizado pela engenharia de estruturas e fundações, visando, caso executássemos pilares com sapatas centradas, evitar que tais sapatas entrassem no terreno vizinho, ou que o seu bulbo de tensões pudesse vir a contribuir com acréscimos de tensões indesejadas, por futuras construções vizinhas, provocando possíveis recalques nas imediações. Deseja-se calcular as tensões no terreno, oriundas de uma sapata excêntrica, com a ocorrência de tensões de tração e compressão provocadas pela excentricidade da carga aplicada por um pilar na divisa de uma edificação com o terreno. De acordo com os dados a seguir, calcule as tensões de contato máxima e mínima de uma sapata de divisa, observando a compatibilidade com a tensão admissível do terreno. Em seguida, marque a alternativa correta.

Dados:
P – carga vertical oriunda do pilar da edificação (kgf);
a – lado maior da sapata excêntrica (cm);
b – lado menor da sapata excêntrica (cm);
e – excentricidade da carga aplicada (cm);
σadm – tensão admissível no terreno de fundação (kgf/cm2);
σ0 max – tensão de contato máxima (kgf/cm2);
σ0 min – tensão de contato mínima (kgf/cm2);

Valores:
P = 80.000,00kgf;
a = 150,00cm;
b = 120,00cm;
e = 6,00cm;
σadm = 5,00kgf/cm2;

Fórmulas:
σ0 max = [P/(a*b)]*[1+(6*e)/b];
σ0 min = [P/(a*b)]*[1-(6*e)/b].
Alternativas
Q3163257 Engenharia Civil
Para se elaborar uma planilha orçamentária sintética, faz-se necessária a elaboração de composições de custo dos diversos serviços que a constituem. A partir dos diversos insumos que compõem o elenco de serviços de uma obra, é possível precificar os serviços em quantidades unitárias, para assim elaborar o orçamento de uma obra em sua totalidade. De acordo com os dados abaixo, elabore a composição de preço para a execução de um metro cúbico de concreto armado completamente executado. Em seguida, marque a alternativa com o preço correspondente.
Dados:
Concreto armado completamente executado – fck = 35MPa;

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3163258 Engenharia Civil
O limite de Liquidez é o teor de umidade de um solo, no qual ele tende a se comportar como um líquido viscoso. Foi definido por Atterberg, baseando-se no fato de que, quando um material é fluido, toma a forma do recipiente que o contém. É um ensaio de caracterização dos solos, normatizado pela NBR 6459. Arthur Casagrande padronizou esse ensaio, mecanizando o primeiro processo de Atterberg. Consiste em um aparelho provido de um recipiente em concha, de cobre, ligado a um suporte com manivela, a qual faz cair a cápsula sobre uma base padronizada de ebonite. Com um gabarito, corta-se uma ranhura na massa de solo colocada na concha. Girando-se a manivela, o excêntrico fará com que o recipiente se eleve a uma altura constante de 1,00 cm, caindo em seguida e se chocando com a base. O esforço do choque da concha na base, corresponde a um esforço de cisalhamento que leva o solo lateral à ranhura e a mover-se, fechando-a. O teor de umidade nesse estado corresponde ao LL ou limite de liquidez. Sobre o ensaio descrito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3163259 Engenharia Civil
Chama-se compactação o processo mecânico, pelo qual, por aplicação de peso ou apiloamento, procura-se aumentar a densidade aparente de um solo lançado em um aterro. Os aterros compactados apresentam maior resistência e estabilidade, visto que, quanto maior for a energia empregada para compactar um solo, tanto maior será a densidade atingida. Sobre as premissas básicas aplicadas em um processo de compactação, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3163261 Engenharia Civil
Deseja-se calcular o momento fletor no apoio central de uma viga contínua com dois vãos subsequentes e carga uniformemente distribuída, utilizando-se o método das deformações. Os apoios são denominados A, 1 e B. Admite-se, para o presente caso, que a viga possui inércia constante. A partir dos dados abaixo apresentados, calcule o valor do momento fletor hiperestático no apoio central e marque a alternativa correta.
X1 – momento hiperestático.
Imagem associada para resolução da questão


Dados: 
Q1 = 5,0tf/m;
Q2 = 5,0tf/m;
LA1 = 24,00m;
L1B = 24,00m;

Fórmulas:
σ11 = (LA1/3)+(L1B/3);
γA1 = γ1B = [Q1*(LA1)3]/24;
σ10 = γA11B;
X1 = - (σ1011).


Alternativas
Q3163262 Engenharia Civil
O projeto de impermeabilização, deve atender aos requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como os requisitos de salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade dos elementos construtivos que a requeiram. A NBR 9575 estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e projeto de impermeabilização. O projeto executivo de impermeabilização deve atender detalhes construtivos. Sobre eles, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3163263 Engenharia Civil
Ainda sobre a NBR 9575, referente aos seus termos e definições, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3163264 Engenharia Civil
Deseja-se saber a segurança de um muro de arrimo em relação ao esforço de deslizamento de sua fundação sobre um solo coesivo, que apresenta um valor de coesão não drenada. O muro será construído em concreto ciclópico, sendo que, por ser um muro de gravidade, parte da contribuição do esforço normal provém de seu peso. A partir dos dados a seguir, verifique a segurança do elemento construtivo em relação ao deslizamento e marque a alternativa correta.

Dados:

Solo: tipo coesivo silto-argiloso;
γc – peso específico do concreto ciclópico (kN/m3);
γs – peso específico do solo (kN/m3);
ϕ – ângulo de atrito interno (o);
Ka – coeficiente de empuxo ativo (Rankine);
KP – coeficiente de empuxo passivo (Rankine);
CU – coesão não drenada (kN/m);
b – comprimento unitário do muro (m);
h – altura do maciço do aterro (m);
h’ – altura do lado passivo da contenção(m);
T0 – esforço de atrito na base do muro (kN/m2);
ν – coeficiente de segurança ao deslizamento;
A – área da seção do muro (m2);

Valores:

γc = 23,00;
γS = 19,00;
ϕ = 30o ;
Ka = 0,33;
KP = 3,00;
CU = 20,00;
b = 1,00;
h = 10,00;
h’ = 2,50;
ν = 1,50;
A = 20,00.

Fórmulas:
Empuxo Ativo:
Ea = Ka*[γS*(h2 /2)];

Empuxo Passivo:
EP = KP*[γS*(h’2 /2)];

Peso unitário do muro:
PM = A*γC;

Força de atrito – resistência ao deslizamento:
T0 = (CU*b)+(0,6*PM);

Segurança ao deslizamento:
ν = (T0+EP)/Ea > 1,50.
Alternativas
Q3163267 Engenharia Civil
A NBR 6118 e suas atualizações estabelecem os critérios para o cálculo e desenvolvimento de projetos de concreto simples, armado e protendido, estabelecendo os requisitos gerais a serem atendidos pelo projeto como um todo, bem como os requisitos específicos relativos a cada uma de suas etapas. Sobre os aspectos mais gerais e variados estabelecidos na NBR 6118 marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3163268 Engenharia Civil
De maneira geral, os furos têm dimensões pequenas em relação ao elemento estrutural, enquanto as aberturas não. Um conjunto de furos muito próximos deve ser tratado como uma abertura. O item 13.2.5.1 da NBR 6118 trata da execução de furos que atravessam vigas na direção de sua largura. Em qualquer caso, a distância mínima de um furo à face mais próxima da viga deve ser no mínimo igual a 5 cm e duas vezes o cobrimento previsto para essa face. A seção remanescente nessa região, tendo sido descontada a área ocupada pelo furo, deve ser capaz de resistir aos esforços previstos no cálculo, além de permitir uma boa concretagem. Para dispensa da verificação, devem ser respeitadas simultaneamente diversas condições. Entre as alternativas abaixo marque a correta, para uma dessas condições.
Alternativas
Q3163269 Engenharia Civil
O ensaio de cisalhamento direto (Direct Shear Test) consiste na determinação da resistência ao corte (cisalhamento) de uma amostra de solo drenado. O equipamento para a realização do ensaio de cisalhamento direto tem como propósito determinar os parâmetros de coesão do solo e ângulo de atrito interno. Com os resultados é possível construir a reta de Coulomb, onde são marcados os pontos de tensão de compressão no eixo das abcissas e de tensão de cisalhamento no eixo das ordenadas. A partir dos dados, e dos pontos obtidos em um ensaio de cisalhamento direto, determine o valor da coesão e do ângulo de atrito interno de uma amostra de solo coesivo. Em seguida marque a opção com os valores obtidos:
Dados:
Solo areno argiloso – coesivo;
T - tensão de cisalhamento – (kpa);
σ – tensão de compressão – (kpa);
ϕ – ângulo de atrito interno do solo – (o);
c – coesão – (kpa); 

Valores:
Imagem associada para resolução da questão
Fórmulas:
Equação de Coulomb:

T = c+(σ*tgϕ);

Equação da reta do ensaio:

[(σ2*T1)+(T20)+(σ1*T0)] – [(σ0*T1)+(T02)+(σ1*T2)]=0;
Alternativas
Q3163270 Engenharia Civil
A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum, presente nas grandes cidades, particularmente pelo excesso de poluição atmosférica. O processo costuma ocorrer diferentes tipos de estruturas em concreto armado, em viadutos e edifícios, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior das peças estruturais. Sobre o processo de carbonatação em estruturas de concreto é correto afirmar:
Alternativas
Q3163271 Engenharia Civil
Quando a sondagem SPT atingir rocha ou camada impenetrável à percussão, como um solo de alteração de rocha, pode ser nela interrompida. Nesses casos, antes de prosseguir com a sondagem rotativa deve-se analisar basicamente se a sondagem à percussão, até a camada impenetrável do solo sondado é conclusiva para absorver as cargas induzidas oriundas do elemento construtivo que se pretende executar. Desta forma, muito frequentemente, necessita-se prosseguir o processo de sondagem através da chamada sondagem rotativa, que consiste na utilização de um equipamento mecanizado, com hastes, coroa de corte adiamantada e barrilete amostrador. Através de forças de rotação e penetração ele atua com poder cortante e obtém amostras de materiais rochosos em formato cilíndrico, também denominadas testemunhos. Com base nos testemunhos, informações importantes sobre o substrato rochoso, em estudo, são obtidas, como o grau de alteração, o grau de fraturamento e o IQR – Índice de Qualidade da Rocha. Na fase de coleta das amostras, durante a execução das sondagens, pode-se avaliar a qualidade do maciço rochoso, por um número chamado percentagem de recuperação do testemunho, que nos indicará o IQR da rocha. A percentagem de recuperação é definida como a razão entre o comprimento do testemunho recuperado e o comprimento do trecho perfurado. De acordo com os dados a seguir, calcule o IRQ da rocha e sua classificação. Em seguida, marque a alternativa correta.
Dados:
Alteração de rocha – Gnaisse;
Equipamento sistema DCDMA – Americano:
Coroa tipo NX;
Diâmetro da coroa – 76,5mm;
Diâmetro do testemunho – 54,00mm;
L – comprimento do testemunho (cm);
H – comprimento do trecho perfurado (cm);

Valores:
L = 152cm;
H = 200cm;

Fórmulas:
IQR(%) = (L/H)*100;
Classificação da Qualidade da Rocha:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3163272 Engenharia Civil
Para a execução de instalações hidráulicas de água fria, em edificações, uma série de diretrizes gerais e orientações devem ser estabelecidas, para a sua perfeita obtenção, garantindo-se a fixação das tubulações nos maciços de alvenaria e sua harmonização com as peças da estrutura em concreto armado. Dentre as alternativas a seguir, marque a correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: C
6: B
7: B
8: B
9: A
10: D
11: B
12: A
13: D
14: C
15: C
16: A
17: B
18: C
19: D
20: B