Questões de Concurso Público SEHAC - RJ 2019 para Médico Neurologista

Foram encontradas 20 questões

Q1661889 Medicina
Mulher de 68 anos com história de hipertensão arterial se apresenta com queixa de tremor de intensidade progressiva nas mãos há 10 anos, a ponto de interferir com a escrita e causar embaraço ao beber de uma taça, pois sempre derramava o conteúdo. O tremor melhorava com ingesta de vinho e piorava com stress e ingesta de cafeína. Ela referiu que sua mãe apresentara tremor nas mãos. Ao exame, ela apresentava um tremor de intenção de 10 Hz e baixa amplitude nos membros superiores. Não havia tremor de cabeça, tronco ou pernas e o restante do exame neurológico era normal. Foi medicada com propranolol com melhora do tremor, porém experimentou bradicardia e fadiga. O diagnóstico, o teste ao exame auxiliar ao diagnóstico e tratamento alternativo para esta paciente são, respectivamente:
Alternativas
Q1661890 Medicina
O defeito visual atribuído ao crescimento de um tumor hipofisário na sela turca é:
Alternativas
Q1661891 Medicina
O local de formação do líquido céfalo-raquidiano é:
Alternativas
Q1661892 Medicina
Homem de 34 anos é trazido a atenção em razão de crise convulsiva. Ao ser indagado sobre seus antecedentes, familiares referem episódios de interrupção do contato em que fica com os olhos parados e tem movimentos de mastigação, durando cerca de 15 a 20 segundos, nos últimos três anos. O paciente tivera uma crise prolongada, durando quase 30 minutos, aos 9 meses de idade, em vigência de febre, onde ocorreram abalos do hemicorpo esquerdo. O paciente foi submetido a ressonância magnética do crânio, que mostrou redução do volume do hipocampo direito com aumento de sinal nas sequências em T2 e FLAIR. O diagnóstico e o provável achado ao eletroencefalograma interictal são, respectivamente:
Alternativas
Q1661893 Medicina

Marque a alternativa que representa a associação CORRETA entre cada reflexo profundo, as raízes e o nervo periférico nele envolvido:


I bicipital

II tricipital

III braquior-radial

IV patelar

V aquileu


a S1

b C5-C6

c L3-L4

d C7-C8


1 radial

2 femoral

3 músculo-cutâneo

4 ciático

Alternativas
Q1661894 Medicina
Um homem de 55 anos sem história familiar prévia notou desequilíbrio à marcha aos 50 anos, evoluindo com franca ataxia de marcha, disartria, incoordenação dos membros superiores. Ao exame físico, além destas alterações, notava-se nistagmo. Não havia sinais parkinsonianos ou disfunção autonômica. Os exames de sangue mostravam hemograma normal, bioquímica básica incluindo provas de função renal e hepática normal, TSH normal, anticorpos anti-endomísio e anti - transglutaminase tecidual normais. Os anticorpos anti-gliadina estavam elevados. O diagnóstico a ser considerado é:
Alternativas
Q1661895 Medicina
Mulher de 25 anos se apresenta com cegueira súbita do olho esquerdo. No curso de dois dias, desenvolve ataxia dos membros inferiores, seguida de paralisia e perda da sensibilidade termo-algésica seguindo um padrão progressivo ascendente, inicialmente abaixo de T5 e finalmente abaixo de T2. É realizada ressonância magnética da coluna cérvico-torácica que mostra lesão hiperintensa em T2 ocupando os segmentos de T2 a T6. Ressonância magnética do crânio não mostrou alterações significativas. O diagnóstico provável e o teste laboratorial a serem solicitados são, respectivamente:
Alternativas
Q1661896 Medicina
Homem de 47anos se apresenta com dor excruciante periorbitária à direita na forma de crises que duram entre 30 minutos a uma hora, de predomínio noturno, nos últimos 3 dias. A dor é acompanhada de lacrimejamento e rinorréia ipsilaterais, edema conjuntival, miose e diminuição da fenda palpebral. Não havia história prévia de cefaleia. O diagnóstico provável é:
Alternativas
Q1661897 Medicina
O circuito cerebral que permite a sustentação ativa de informação quando esta não está mais presente no ambiente e que envolve o córtex préfrontal em associação com o córtex têmporoparietal e região mesial temporal permite a formação da memória:
Alternativas
Q1661898 Medicina
Num paciente em coma resultante de uma lesão hemorrágica do tegmento pontino as pupilas se apresentam:
Alternativas
Q1661899 Medicina
Mulher de 26 anos vem há 3 anos apresentando episódios de sono irresistíveis durante o dia, que duram em média 15 minutos. Foi trazida a atenção médica após um episódio em que não conseguia se mover quando estava pegando no sono, enquanto tinha a percepção que objetos do seu quarto flutuavam para o teto e mudavam de forma, o que causou muito medo. Ela se lembrava também de um episódio de queda ocorrido há cerca de um ano quando deu uma forte gargalhada. Sobre a fisiopatogenia do quadro acima esperamos que haja:
Alternativas
Q1661900 Medicina
O exame eletromiográfico por eletrodo de agulha que mostra fibrilações ao repouso, potenciais de ação motores compostos gigantes ao início do recrutamento e uma redução do número de unidades motoras recrutadas à contração máxima significa:
Alternativas
Q1661901 Medicina
O traçado eletroencefalográfico que mostra descarga generalizada de pontas-onda lenta a 3 Hz de início e fim súbitos desencadeada pela hiperventilação corresponde a:
Alternativas
Q1661902 Medicina
O tumor intracraniano cujas características histológicas incluem hipercelularidade, pleomorfismo celular, atipia nuclear, combinação de astrócitos identificáveis combinados com formas celulares primitivas, células gigantes e células em mitose, hiperplasia de células endoteliais, necrose, hemorragia e trombose de vasos é:
Alternativas
Q1661903 Medicina
Homem de 21 anos refere que há 3 semanas iniciou quadro de febre baixa (T ax. 37,9°C), acompanhado de perda de peso, mal estar, vômitos e cefaleia de forte intensidade, com dor na nuca. Familiares informam que há 1 dia o paciente se encontra muito sonolento e, nos períodos que se encontra mais desperto, fica confuso, com visão dupla e dificuldade em ouvir. Ao exame físico, o paciente se apresenta corado, febril (38,5°C), FC 98 bpm, FR 20 ipm, PA 120/80 mmHg. Há rigidez de nuca, os sinais de Kernig e Brudzinski estão presentes. Há paralisia do olhar a mirada lateral para a esquerda (paralisia de nervo craniano VI à esquerda, III e IV à direita), diminuição da acuidade auditiva e retenção urinária. Ressonância magnética do crânio mostrou aumento de sinal das meninges basais com aparência de microabscessos e hidrocefalia. Foi realizada punção lombar que mostrou pressão de abertura aumentada, líquor xantocrômico com proteínas: 180 mg \ dl, glicose 38 \ dl, com contagem de células de 450/mm³, com predomínio de linfócitos. Sua hipótese diagnóstica é:
Alternativas
Q1661904 Medicina
Os benzodiazepínicos são amplamente utilizados no tratamento da insônia, ansiedade e epilepsia. Entretanto, ingeridos em altas doses causam depressão do sistema nervoso central e coma. O fármaco antagonista específico dos benzodiazepínicos usado na reversão destes sintomas é:
Alternativas
Q1661905 Medicina
Menino de 16 anos vem com fraqueza dos membros superiores e cintura escapular, além de contraturas dos músculos flexores dos cotovelos, extensores do pescoço e da panturrilha, associada a cardiomiopatia com bloqueio átrio-ventricular. Não há doença conhecida na família. O examinador pensa que condição de herança relacionada ao cromossomo X é distrofia:
Alternativas
Q1661906 Medicina
Na fase aguda do AVC isquêmico, deve-se considerar a terapia trombolítica com rtPA. A alternativa que NÃO constitui contraindicação à trombólise é.
Alternativas
Q1661907 Medicina
A neuropatia diabética associada ao diabetes mellitus causa diversos padrões de acometimento, tais como: polineuropatia sensitivo-motora distal, polineuropatia autonômica, neuropatias focais ou multifocais. Ao exame histopatológico do nervo periférico, encontram-se as seguintes anomalias:
Alternativas
Q1661908 Medicina
No paciente que sofreu traumatismo craniano, a ruptura de uma artéria meningéia associada a fratura de osso do crânio conduz a:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: B
5: D
6: C
7: D
8: A
9: E
10: A
11: D
12: B
13: A
14: C
15: A
16: B
17: A
18: E
19: D
20: C