Questões de Concurso Público CIDASC 2017 para Médico Veterinário
Foram encontradas 40 questões
Sabe-se que a área mínima da sala de matança de suínos deve ser proporcional à quantidade de animais abatidos por hora, conforme especificado na Portaria 711, de 1 de novembro de 1995.
Essa relação deve ser de:
As câmaras de armazenamento de carnes, resfriadas e/ou congeladas, são de extrema importância nas instalações frigoríficas. A temperatura de 0° centígrado é a predominante nas mais variadas câmaras de resfriamento de carnes, sendo utilizada em algumas variações de armazenamento de produtos.
Podem-se considerar, conforme a Portaria 711, de 1 de novembro de 1995, como exceções as câmaras destinadas à armazenagem e ao acondicionamento (acima de 0° Celsius) dos seguintes produtos:
Conforme a Lei Federal n° 1283, de 18 de dezembro de 1950, na linha “f”, destinada à inspeção dos rins dos suínos, deve-se seguir uma determinada técnica para a possível detecção de afecções nos referidos órgãos.
Dentre os critérios determinados pela legislação, quais devem serem avaliados obrigatoriamente?
O mel, produto de origem animal, bastante conhecido e muito apreciado, em sua maioria proveniente das Apis mellifera, pode ser puro ou composto.
Nesse caso, mel composto, após a embalagem e rotulagem, devem-se observar as seguintes especificações, de acordo com a Portaria n° 6, de 25 de julho de 1985:
Faz-se de grande importância a Inspeção Sanitária dos Produtos Apícolas, uma vez que o Brasil já possui posição considerável na exportação desses produtos. Pode-se destacar ainda o aumento da produção de mel orgânico em alguns estados do nosso país.
Considerando-se a legislação pertinente a esse produto, conforme a portaria n°6, de 25 de julho de 1985, são critérios para a desclassificação do produto para consumo e destinação para produtos não comestíveis:
Dentre os tratamentos térmicos aplicados ao leite destacam-se a pasteurização e a esterilização.
Segundo a Instrução Normativa n° 62, de 29 de dezembro de 2011, é permitido ser realizado qual tratamento térmico para o leite tipo A? E quais as temperaturas e tempos necessários para o procedimento ser correto?
O controle de qualidade do leite é de fundamental importância em toda a cadeia produtiva, desde os aspectos sanitários do rebanho até os testes laboratoriais realizados nas indústrias.
Considerando-se a Instrução Normativa n° 62, de 29 de dezembro de 2011, são testes de qualidade do leite:
Considerando-se o Decreto n° 5.741, de 30 de março de 2006, que regulamenta o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, para controle e verificação da legislação sanitária e qualidade dos produtos, é correto afirmar:
1. Os procedimentos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) devem ser aplicados nos estabelecimentos certificados.
2. Não há importância na aplicação dos critérios biológicos.
3. Os padrões sanitários são apenas exigidos para os produtos de origem animal.
4. Não há necessidade de seguir os métodos oficiais de amostragem e análise dos produtos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A responsabilidade sobre os procedimentos do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, listados abaixo, é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), segundo o Decreto n° 5.741, de 30 de março de 2006.
1. Promover capacitação nos temas relacionados ao risco associado às pragas e doenças.
2. Compilar e sistematizar informações de risco de pragas e doenças.
3. Produzir regulamentos sanitários e fitossanitários para importação e exportação de animais e vegetais.
4. Elaborar e homologar análise de risco de pragas e doenças para importação e exportação de produtos e matérias-primas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os ovos, produtos que outrora já foram os vilões da alimentação saudável, são amplamente consumidos e utilizados nas indústrias, das mais variadas formas. São classificados, de acordo com Decreto n° 56.585, de 20 de julho de 1965, em tipos A, B e C.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características relacionadas aos ovos classificados como C.
O peso dos ovos é fator determinante na sua classificação. Considerando-se o disposto no Decreto n° 56.585, de 20 de julho de 1965, os ovos são classificados em tipos 1, 2, 3 e 4, conforme as suas características de peso mínimo para cada categoria.
Para se efetuar esta classificação, pode-se considerar que:
A Lei Federal n° 8.171, de 17 de janeiro de 1991, dispõe sobre as atividades agrícolas relacionadas a produção, processamento e comercialização de produtos, subprodutos e derivados, serviços e insumos agrícolas, pecuários, pesqueiros e florestais.
Baseando-se nas informações contidas nessa Lei, assinale a alternativa correta sobre a pesquisa agrícola.
Com relação às condições sanitárias da produção de leite, o responsável deve observar diversos itens. No Decreto n° 30.691, de 29 de março de 1952, constam várias destas condições:
1. Condições de higiene do local.
2. Estado sanitário dos animais.
3. Higiene e esterilização dos recipientes.
4. Realização de provas específicas para a verificação da qualidade do produto.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Dentre as normas de higiene dos estabelecimentos agroindustriais, devem-se observar várias normas sanitárias com o objetivo de se evitar contaminações.
Conforme o Decreto n° 30.691, de 29 de março de 1952, é correto afirmar:
1. As condições de higiene devem ser mantidas antes, durante e depois de todos os processos realizados.
2. As instalações devem estar ausentes de insetos, roedores e quaisquer outros animais que possam veicular contaminantes.
3. As refeições devem ser realizadas em local apropriado, não sendo permitido fazê-las dentro das instalações agroindustriais.
4. Os funcionários que trabalham com necroscopias e produtos condenados pelo serviço de inspeção devem promover a desinfecção de mãos, utensílios e uniformes de forma adequada e com o uso de produtos apropriados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.