Questões de Concurso Público CELESC 2018 para Assistente Social
Foram encontradas 36 questões
O debate sobre a autonomia relativa do Serviço Social é um assunto que faz parte da contemporaneidade da profissão. Segundo Pfeifer (org/2016), “a autonomia profissional está intimamente relacionada à liberdade de agir e de fazer escolhas profissionais; portanto, a importância de discutir o tema se revela na sua pertinência para refletir e projetar possibilidades tanto no campo profissional individual como no conjunto da categoria”.
Sobre essa afirmativa, é correto afirmar:
As mudanças ocorridas no contexto do trabalho exigiram transformações na maneira de administrar as organizações, promovendo reflexões quanto ao aspecto da atuação e, neste contexto, sobre a inserção do Serviço Social no âmbito da Gestão Organizacional e dos Recursos Humanos das empresas.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
O Planejamento no âmbito das empresas propicia alcançar um conjunto de ações para alcançar resultados bem definidos.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
Os Programas de Benefícios e Incentivos interferem diretamente no comportamento dos trabalhadores. Dentre os fatores que são reflexos dessa política estão o comprometimento, a satisfação e a motivação, os quais se refletem diretamente nos resultados desejados pela empresa.
Assim sendo, assinale a alternativa correta.
A Gestão Social demanda estabelecer em seu processo de aplicabilidade valores sociopolíticos que pressionam os gestores públicos a investir nas políticas e nos programa sociais.
É objetivo da Gestão Social:
A qualidade de vida no trabalho pode ser compreendida como a busca do equilíbrio psíquico, físico e social onde são respeitadas as necessidades e limitações do trabalhador tendo como consequência a evolução pessoal e profissional.
Assim sendo, é correto afirmar:
A incorporação da noção de Seguridade Social no Brasil implicou um redimensionamento significativo das três políticas que a integram.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência compreende o conjunto de orientações normativas que objetivam assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência.
São objetivos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:
A Lei n° 10.741/2003 – Estatuto do Idoso estabelece prevê a profissionalização e o direito ao trabalho para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Nesse sentido, é correto afirmar:
Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas (José Paulo Netto/1999).
Sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social, é correto afirmar: