Questões de Concurso Público Prefeitura de Concórdia - SC 2018 para Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Foram encontradas 21 questões
Pesquisadores indicam que quando o objetivo é ler para os estudantes buscando garantir a semelhança com as situações sociais em que faz sentido ler para outras pessoas, é importante que o professor:
1. Explicite sempre os motivos pelos quais deseja compartilhar a leitura com eles: porque o texto trata de uma questão interessante, porque conta uma história emocionante, porque é atual, porque está relacionado com um tema que se está trabalhando, porque está bem escrito, porque é original, divertido, surpreendente, porque ajudará a turma a resolver um problema ou uma questão com a qual esteja envolvida.
2. Demonstre que a qualidade do texto é o que motivou a sua escolha como algo que vale a pena ser lido.
3. Em se tratando de gêneros informativos, evite escolher textos com informações banalizadas, incompletas, distorcidas, simplificadas.
4. Compartilhe com os educandos seu próprio comportamento de leitor experiente, mostrando-se interessado, surpreso, emocionado ou entusiasmado com o texto escolhido, relendo certos trechos, sempre que valha a pena, ou seja, sempre que necessário, como a passagem mais surpreendente da história, a parte mais complexa do texto, a questão central da notícia, entre outras possibilidades.
5. Utilize sempre os textos literários como pretexto para trabalhar os conteúdos curriculares.
6. Dê preferência aos textos com conteúdos que enfatizam a moral e a conformação dos corpos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com os documentos elaborados pelo Mistério da Educação, o compromisso com a construção da cidadania demanda uma prática educacional voltada para a compreensão tanto da realidade social, quando dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.
Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais as questões:
1. Da Ética
2. Da Estética
3. Da Pluralidade Cultural
4. Dos Interesses do Mercado Financeiro
5. Do Meio Ambiente
6. Da Saúde
7. Da Orientação Sexual
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
O conhecimento sobre a diversidade dos grupos sociais e seus modos de vida nos permite pensar a organização da sociedade baseada no respeito às diferenças.
As Ciências Humanas permitem compreender a pluralidade das experiências individuais e coletivas em seus aspectos ............................... ,relacionados aos processos de continuidade, rupturas, mudanças e permanências, bem como estabelecer relações identificando diferenças e semelhanças, desigualdades, contradições e conflitos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação aos Temas Transversais.
( ) Os Temas Transversais fazem parte dos conteúdos das áreas.
( ) Buscou-se contemplar a amplitude de cada tema mediante sua inserção no conjunto das áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física.
( ) Os temas foram transversalizados, com a preocupação de respeitar as especificidades de cada tema e de cada área.
( ) Os conteúdos de cada tema devem ser tratados de maneira linear.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com os estudos da psicogênese da língua escrita, para escrever de maneira convencional a criança passa pelos seguintes níveis de escrita:
1. Pré-silábico
2. Pré-operacional
3. Silábico
4. Silábico-alfabético
5. Sensorial
6. Alfabético
7. Ortográfico
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
São consideradas estratégias de leitura:
1. Decodificação: aprender a decodificar pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos.
2. Inferência: contexto para interpretar o texto. Usar os conhecimentos de mundo para entendê-lo.
3. Antecipação: não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura.
4. Seleção: utilização, durante a leitura, do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é tão importante.
5. Verificação: confirmação e checagem das demais estratégias à medida que se lê.
6. Apreciação: envolvimento emocional do leitor com o texto.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) Com os avanços ocorridos nos últimos anos, a Geografia e a História organizaram um novo repertório teórico que tem alterado o universo do ensino. Não é mais possível impor um ensino mecanicista, memorizador e descritivo, que menospreza a capacidade e o desejo dos estudantes de compreenderem o lugar em que vivem.
( ) Um dos desafios instigantes a ser enfrentado no ensino das Ciências Humanas é exatamente a amplitude dos temas trabalhados, especialmente após a constatação de que as aulas sobre as questões que envolvem a sociedade e a natureza nem sempre focalizam as discussões acerca de suas dimensões espaçotemporais, que possibilitam o entendimento das vivências, transformações, diferenças e articulações multiescalares nos lugares.
( ) O aprendizado dos conteúdos geográficos e históricos expressa e representa os valores e os sentidos vividos, em lugares específicos, e delimita diferenças, em relação ao aprendizado de estudantes que vivem em outros lugares, fato que deve ser considerado relevante, no trabalho docente.
( ) O ensino de Ciências Humanas deve privilegiar uma narrativa linear para que os estudantes entendam os acontecimentos históricas sempre de maneira fraseológica e fragmentada.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como mera sistematização do “B + A = BA”, isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas.
( ) Em uma sociedade constituída em grande parte por analfabetos e marcada por reduzidas práticas de leitura e escrita, a simples consciência fonológica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases curtas) parecia ser suficiente para diferenciar o alfabetizado do analfabeto.
( ) Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita.
( ) Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento, que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos.
( ) Para se tornar um sujeito letrado basta saber codificar e decodificar o sistema de escrita alfabético.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação à formação do pensamento lógico da criança, pesquisadores observam que:
1. O trabalho com as operações aritméticas envolve, principalmente, memorização de técnicas operatórias únicas.
2. A etapa de alfabetização matemática caracteriza-se, principalmente, pela compreensão dos significados das operações e de cálculo efetuado mentalmente, motores do desenvolvimento da alfabetização matemática.
3. Ao efetuar os cálculos mentalmente, a criança começa a organizar estratégias mais sistematizadas que vão permitir, em etapas posteriores, a compreensão de outros procedimentos de cálculo.
4. As relações entre causa e efeito e as inferências lógicas também começam a aparecer na etapa de alfabetização matemática.
5. Os estudantes começam a descobrir propriedades e regularidades nos diversos campos da Matemática.
6. A alfabetização matemática pode ser entendida como o domínio dos números.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. 2. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. 3. A educação inclusiva avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. 4. As práticas voltadas à educação inclusiva devem priorizar a segregação dos estudantes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No entanto, articular e construir espaços participativos, produzir no coletivo um projeto que diga não apenas o que a escola é hoje, mas também aponte para o que pretende ser, exige:
A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que:
A avaliação ........................ considera que o estudante aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa. Do ponto de vista cognitivo, essa forma de avaliar centra-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. A informação procurada na avaliação se refere às representações mentais do estudante e às estratégias utilizadas, para chegar a um determinado resultado. Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
( ) Entende-se por raça a construção social forjada nas tensas relações entre brancos e negros, muitas vezes simuladas como harmoniosas, nada tendo a ver com o conceito biológico de raça cunhado no século XVIII e hoje sobejamente superado. ( ) A expressão raça tem sido utilizada para legitimar o preconceito e a exclusão da população africana. ( ) Cabe esclarecer que o termo raça é utilizado com frequência nas relações sociais brasileiras, para informar como determinadas características físicas, como cor de pele, tipo de cabelo, entre outras, influenciam, interferem e até mesmo determinam o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira. ( ) O termo raça foi ressignificado pelo Movimento Negro que, em várias situações, o utiliza com um sentido político e de valorização do legado deixado pelos africanos. ( ) O emprego do termo étnico, na expressão étnico-racial, serve para marcar que essas relações tensas devidas a diferenças na cor da pele e traços fisionômicos o são também devido à raiz cultural plantada na ancestralidade africana, que difere em visão de mundo, valores e princípios das de origem indígena, europeia e asiática.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. À igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos. 2. À compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas, e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história. 3. Ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira. 4. À superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e também as classes populares às quais os negros, no geral, pertencem, são comumente tratados. 5. Ao diálogo, via fundamental para entendimento entre diferentes, com a finalidade de negociações, tendo em vista objetivos comuns, visando à construção de uma sociedade meritocrática e segregadora.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. É um movimento de luta em prol da democracia da escola; não esconde as dificuldades, os pessimismos da realidade educacional, mas não se deixa imobilizar por estes, procurando assumir novos compromissos em direção a um futuro melhor; orienta a reflexão e ação da escola. 2. Está voltado para a inclusão – observa a diversidade dos estudantes, suas origens culturais, suas necessidades e expectativas educacionais. 3. Por ser coletivo e integrador, é necessário, para sua elaboração, execução e avaliação, o estabelecimento de um clima de diálogo, de cooperação, de negociação, assegurando-se o direito de as pessoas intervirem e se comprometerem na tomada de decisões de todos os aspectos que afetam a vida da escola. 4. Prioriza tanto a dimensão da racionalidade técnica, quanto a disciplinar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural. 2. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. 3. Adequação à natureza do trabalho na zona rural. 4. Distribuição dos dias letivos de acordo com as demandas docentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.