Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2018 para Professor - Informática
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1. O projeto diz respeito à concepção de escolas socialmente determinadas e referidas ao campo educativo. 2. O projeto serve de referência à ação exclusiva dos agentes que atuam na gestão e que intervêm no ato educativo. 3. O desenvolvimento do projeto implica a existência de um direcionamento e forte atuação da gestão escolar para descrever um documento orientador das práticas a serem desenvolvidas na escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Acesso, permanência e sucesso das crianças, adolescentes, jovens e adultos na escola. 2. Gestão democrática do sistema de ensino, ou seja, concepção e proposta de como lidar com as relações de poder que perpassam todas as instâncias e fóruns do sistema, desde a sala de aula, a direção da escola, os conselhos e o órgão central. 3. Qualidade de ensino, que requer uma proposta curricular, bem como todas as condições necessárias para a sua concretização: valorização dos profissionais, formação permanente, condições materiais de trabalho, entre outras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Domínio da leitura, da escrita e do cálculo. 2. Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. 3. Desenvolvimento da capacidade de ensino, tendo em vista a aquisição de conhecimentos científicos e sua capacidade de transmissão. 4. Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A partir dessa descrição, é correto afirmar que esta prática pedagógica enquadra-se mais fortemente em qual concepção de educação?
Conforme a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José (2000), considere as seguintes afirmativas.
1. Nosso maior desafio como educadores, frente às novas tecnologias de comunicação e informação, é ajudar a construir pessoas dinâmicas e autônomas, estimulando o desejo de saber, para que estas saibam trabalhar individualmente e não em equipe, num processo de educação e de atualização apenas momentâneo.
2. Educar para o século XXI, certamente é ter presente que o ser humano enfrentará desafios bastante diferentes do século anterior, face a todo o processo de evolução da humanidade apresentado pelos cenários de natureza sócio/político/econômico/cultural, aliado a alta tecnologia, que se supera dia a dia.
3. Cada indivíduo, protagonizando papéis em cenários de mundo globalizado, necessita desenvolver uma consciência de mundo ultrapassando os limites dos espaços escolares, acessando esse mundo via espaços cibernéticos, desenvolvendo uma curiosidade insaciável com o intuito de movimentar-se em um planeta de riscos e de possibilidades.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com o Caderno Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de São José (2008), no que se refere à área de Informática, constituem Diretrizes Gerais da Proposta:
1. A integração da disciplina de informática com as demais disciplinas;
2. A ênfase no significado cultural do uso da tecnologia;
3. A crítica às lógicas do desenvolvimentismo e do tecnicismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São exemplos de competências que o professor necessita desenvolver em ambiente de aprendizagem informatizado:
1. Procurar construir um quadro teórico coerente, que oriente sua conduta de professor mediador.
2. Dominar integralmente as técnicas de programação e os recursos do software em uso, de forma a fornecer subsídios parciais aos alunos.
3. Estar sempre aberto a aprender a aprender diante de um novo problema, assumir atitude de pesquisador e levantar hipóteses, realizar experimentações, reflexões, depurações e buscar a validade de suas experiências.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A Lei n° 5487/2015 aprova o Plano Municipal de Educação de São José - PME, com vigência por 10 (dez) anos, na forma do Anexo, em cumprimento à Lei Federal n° 13.005, de 25 de junho de 2014.
Constituem estratégias estabelecidas no documento Anexo, referentes ao uso do computador:
1. Incentivar o desenvolvimento, selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais principalmente para a educação infantil e o ensino fundamental, sendo esta medida facultativa para o ensino médio e a educação de jovens e adultos.
2. Incentivar práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem, assegurada a diversidade de métodos e propostas pedagógicas, com preferência para softwares livres e recursos educacionais abertos, bem como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino em que forem aplicadas.
3. Universalizar, em colaboração com a União, o Estado e o Município até o quinto ano de vigência deste Plano, o acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade.
4. Triplicar, até o final da década, a relação computador/estudante nas escolas da rede pública de educação básica, promovendo a utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Conforme a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José (2000), a premissa é de que a proposta curricular seja levada a efeito através de Blocos Temáticos Integrados, contemplando faixas etárias.
Sobre esse tema, relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo.
Coluna 1 Faixas etárias
1. Educação Infantil – dos 3 aos 6 anos
2. Séries Iniciais (1ª a 4ª Séries), ou faixa etária de 7 a 10 anos
3. Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries)
4. Educação de Jovens e Adultos
Coluna 2 Blocos Temáticos
( ) A Tecnologia e o Mercado de Trabalho, cujo objetivo é desenvolver habilidades de uso do computador através de ações integradas com outras disciplinas dotando os de saberes e fazeres adequados ao desenvolvimento sócio/político/econômico/ cultural em níveis de entendimento do global para o local. A ênfase de conteúdos referente à informática será com o uso de aplicativos como processadores de textos, planilhas eletrônicas, softwares de apresentação, de animação e de autoria.
( ) Descobrindo o Mundo, onde os conteúdos a serem trabalhados, através de softwares educativos, tenham atividades com animações, figuras, sons e que a criança possa explorar, nesse lúdico, desafios próprios dessa faixa etária como distinguir figuras, criar histórias.
( ) Descobrindo a Tecnologia, cujo objetivo é permitir à criança a exploração dos recursos da informática, levando-a a aprender como utilizar o computador, porém explorando conteúdos de outras disciplinas. Sugerem-se atividades com projetos integrados e softwares educativos e de autoria, tipo jogos.
( ) Vida Tecnológica, onde se propõe que em nível de conteúdos sejam utilizados primeiro softwares educativos que manifestem o aprender a navegar, permitindo coordenação motora e descobertas sobre as possibilidades da tecnologia. Após, o uso de aplicativos que levem os alunos a fazer uso pessoal como redigir uma correspondência, criar uma apresentação, utilizar uma tabela etc, implicando sempre uma leitura interdisciplinar.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.