Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2019 para Médico do Trabalho

Foram encontradas 14 questões

Q1648743 Segurança e Saúde no Trabalho
Além do nexo causal para que a empresa seja responsabilizada por um dano, pode também ser exigida a culpabilidade do empregador no acidente de trabalho, que depende da comprovação em relação ao fato.
A falta de cuidados normais que qualquer empresa tomaria em relação às atividades de trabalho, como por exemplo, o não fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI), caracteriza por parte da empresa uma:
Alternativas
Q1648744 Segurança e Saúde no Trabalho
O estabelecimento da relação causal ou do nexo entre um determinado evento de saúde – dano ou doença – individual ou coletivo, e uma dada condição de trabalho constitui a condição básica para a implementação das Ações de Saúde do Trabalhador.
O nexo de causalidade é o vínculo fático que:
Alternativas
Q1648745 Segurança e Saúde no Trabalho
A sistematização da metodologia pericial, para avaliação do nexo causal em doenças ligadas ao trabalho, pode ser tipificada com a classificação de Schilling.
Dessa forma, as doenças ligadas ao trabalho, pertencentes ao Grupo I, são aquelas:
Alternativas
Q1648746 Segurança e Saúde no Trabalho
. A relação entre o trabalho e o processo de adoecimento dos trabalhadores combina a abordagem clínico-individual e coletivo-epidemiológica segundo a contribuição ou o “papel causal” desempenhado pelo trabalho no adoecimento.
Assinale a alternativa que se refere corretamente àquela doença que tem como causa necessária o trabalho
Alternativas
Q1648747 Segurança e Saúde no Trabalho
Ainda em relação à classificação de Schilling, um agravo específico, como por exemplo, uma intoxicação aguda de origem ocupacional, está incluída em doenças profissionais em que se considera:
Alternativas
Q1648748 Segurança e Saúde no Trabalho
As doenças ocupacionais são aquelas deflagradas em virtude da atividade laborativa desempenhada pelo segurado. Por exemplo, uma pessoa que trabalha com digitação e desenvolve problemas e dores no antebraço devido ao movimento repetitivo exigido pela ocupação se enquadra na doença profissional.
Essa condição é considerada como uma:
Alternativas
Q1648749 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Técnica do INSS sobre LER/DORT (Ordem de Serviço/INSS no 606/1998) conceitua as lesões por esforços repetitivos como uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não de alterações objetivas.
A confirmação diagnóstica da LER/DORT pode ser feita com base:
Alternativas
Q1648750 Segurança e Saúde no Trabalho
No Brasil, o aumento na incidência de LER/DORT pode ser observado nas estatísticas do INSS de concessão de benefícios por doenças profissionais.
Os sintomas iniciais são múltiplos e diversificados e mais frequentemente se manifestam por:
Alternativas
Q1648751 Segurança e Saúde no Trabalho
O distúrbio funcional ou orgânico que ocorre em condições de trabalho com posições forçadas e gestos repetitivos e/ou vibrações localizadas, resultante da fadiga neuromuscular, dos membros superiores é o(a):
Alternativas
Q1648752 Segurança e Saúde no Trabalho
As dermatoses relacionadas ao trabalho, também conhecidas como “dermatoses ocupacionais”, são doenças da pele, mucosas ou seus anexos (cabelo, pelos, unhas), direta ou indiretamente causadas, condicionadas, mantidas ou agravadas pelas condições de trabalho.
As dermatoses ocupacionais mais frequentes são:
Alternativas
Q1648753 Segurança e Saúde no Trabalho
Em cirurgiões, por exemplo, o uso de porta-agulhas, tesouras e pinças hemostáticas pode levar a comprometimento dos tendões flexores profundos dos dedos e do tendão flexor longo do polegar, com processo inflamatório provocado por traumatismos repetidos. Pode evoluir para a constrição do próprio tendão, derrame do líquido sinovial, e dificuldade de deslizamento do tendão.
A extensão forçada poderá provocar queda do dedo em flexão, doença conhecida como:
Alternativas
Q1648754 Segurança e Saúde no Trabalho
Para os funcionários servidores da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional (Orientação Normativa no 4 de 14 de fevereiro de 2017), a caracterização da insalubridade e da periculosidade nos locais de trabalho respeitará as normas estabelecidas para os trabalhadores em geral.
Para fins de recebimento de adicional de insalubridade e periculosidade, é definida como exposição eventual ou esporádica:
Alternativas
Q1648755 Segurança e Saúde no Trabalho
Na vigilância em saúde do trabalhador, “operações ou atividades que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites e tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos …”(art. 189 da CLT), caracteriza a:
Alternativas
Q1648756 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora 32 (NR 32) estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, inclusive de riscos biológicos.
Conforme esta norma, as classes de riscos dos agentes biológicos são classificadas de acordo com sua severidade; a classe de risco 4 corresponde a:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: D
6: A
7: A
8: D
9: E
10: B
11: A
12: C
13: E
14: B