Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Camboriú - SC 2021 para Médico Auditor, Edital nº 004 - SMS
Foram encontradas 23 questões
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de:
As doenças crônicas não transmissíveis (DNCT) constituem o problema de saúde de grande magnitude e sendo responsável por altos índices de causas de mortes.
Acerca desta temática, é correto afirmar:
A Política de Promoção da Saúde tem como objetivo geral promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.
São objetivos específicos dessa política:
1. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
2. Valorizar e otimizar o uso dos espaços públicos de convivência e de produção de saúde para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde.
3. Incorporar e implementar ações de prevenção da saúde, com ênfase na atenção terciária.
4. Ampliar a autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde e minimizar e/ou extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar os fatores de risco inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal, o meio ambiente e a qualidade do trabalho realizado.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de precauções a serem adotadas pelos profissionais da saúde.
Sobre o SUS, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo acerca do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária:
A gestão do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária é compartilhada entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Os órgãos de vigilância epidemiológica e sanitária nas três esferas de gestão do SUS deverão desenvolver ações conjuntas que visem à promoção e à proteção da saúde da população, quando da ocorrência de eventos, com relevância epidemiológica, relacionados com os produtos sob vigilância sanitária. Dentre as atribuições dos gestores municipais está a de identificar e divulgar sinais e ou alertas de alcance municipal, relativos às notificações, bem como alimentar o sistema de informação para suporte às ações do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária. Compete à ANVISA divulgar a identidade dos notificantes e pacientes/usuários, sem necessidade de manter a confidencialidade de identidade.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em função da pandemia pelo COVID-19, o uso de máscaras tornou-se algo evidente entre a população e os profissionais de saúde, sendo considerado componente essencial quando se fala em Biossegurança.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de máscaras e equipamentos de proteção respiratória.
Indicadores de Saúde são instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
Analise o conceito abaixo:
“Exame sistemático e independente dos fatos obtidos através da observação, medição, ensaio ou outras técnicas apropriadas, de uma atividade, elemento ou sistema, para verificar a adequação aos requisitos preconizados pelas leis e normas vigentes e determinar se as ações de saúde e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas.”
O conceito refere-se à seguinte atividade do sistema Nacional de Auditoria (SNA):
Considerando que a auditoria do ato médico constitui-se em importante mecanismo de controle e avaliação dos recursos e procedimentos adotados, visando sua resolubilidade e melhoria na qualidade da prestação dos serviços, analise as afirmativas abaixo, de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) n° 1.614/2001.
1. O médico, na função de auditor, se obriga a manter o sigilo profissional, devendo, sempre que necessário, comunicar a quem de direito e por escrito suas observações, conclusões e recomendações, sendo-lhe vedado realizar anotações no prontuário do paciente.
2. É vedado ao médico, na função de auditor, autorizar, vetar, bem como modificar, procedimentos propedêuticos e/ou terapêuticos solicitados, salvo em situação de indiscutível conveniência para o paciente, devendo, neste caso, fundamentar e comunicar por escrito o fato ao médico assistente.
3. Não compete ao médico, na função de auditor, a aplicação de quaisquer medidas punitivas ao médico assistente ou instituição de saúde, cabendo-lhe somente recomendar as medidas corretivas em seu relatório, para o fiel cumprimento da prestação da assistência médica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com o Manual de Normas de Auditoria do Ministério da Saúde (1998), faz parte dos princípios básicos do auditor a atitude de:
Analise as afirmativas abaixo referente às atividades da auditoria e da perícia médica, sob a luz do Código de Ética Médica (CEM, 2019).
1. É vedado ao médico receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.
2. É vedado ao médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
3. É permitido ao médico assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal mesmo que não tenha realizado pessoalmente o exame.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Levando em consideração o Manual de Boas Práticas de Gestão das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) do Ministério da Saúde (2016), assinale a alternativa correta.
Sobre a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), é correto afirmar:
O enfoque epidemiológico parte da observação de fatos na população. Esses fatos são a presença de doenças, a exposição a determinados fatores, ou outros atributos ou eventos de interesse. São “de interesse” porque consideramos que, eventualmente, agindo sobre os mesmos, poderemos modificar de forma positiva a realidade observada. O segundo aspecto desse foco epidemiológico é a quantificação, isso é, atribuir números aos fatos e para isso contamos com procedimentos estatísticos básicos. A taxa é a medida clássica da epidemiologia.
A taxa de ........................................................ é particularmente importante para avaliar a severidade de uma epidemia, calculada como o número de óbitos pela doença Y, dividido pelo total de casos da doença Y, multiplicado por 100.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Sobre o Sistema Único de Saúde, disposto na Lei n° 8080/1990, é correto afirmar que:
Relacione corretamente as colunas abaixo acerca da auditoria no SUS.
Coluna 1 Instrumento
1. CNES
2. SIA/SUS
3. AIH
4. APAC
Coluna 2 Descrição
( ) Documento utilizado para solicitar a autorização de internação do paciente no SUS. A emissão deste laudo é responsabilidade restrita de médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros obstetras, de acordo com a área de atuação.
( ) Recurso fundamental para autorização, cobrança, pagamento e fornecimento de informações gerenciais para os procedimentos ambulatoriais de alta complexidade no âmbito do SUS.
( ) Importante ferramenta gerencial, pois favorece, por meio de sua base de dados, o conhecimento de informações sobre a rede ambulatorial e hospitalar que compõe o Sistema Único de Saúde.
( ) Permite o acompanhamento das programações físicas e orçamentárias, das ações de saúde prestadas pela assistência ambulatorial, além de maior controle e agilidade nos pagamentos do SUS.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Um dos primeiros passos no processo de medição do estado de saúde na população é a definição das variáveis que o representam ou caracterizam.
As variáveis podem ser de dois tipos:
................................................................e ....................................................................... .
As variáveis ..................................................... são aquelas nas quais o atributo mede-se numericamente e, por sua vez, podem ser classificadas em ......................................................... e ............................................................................ .
As variáveis .......................................................... assumem valores que são sempre números inteiros; por exemplo, o número de filhos de um casal.
As variáveis .................................................... podem tomar tantos valores quanto permita a precisão do instrumento de medição; por exemplo, o peso ao nascer de um bebê de 2.500 gramas pode ser medido com maior precisão, como 2.496,75 gramas, se a nossa balança assim o permitir.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
Segundo o Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (versão eletrônica), glosa é a “supressão total ou parcial de uma quantia averbada num escrito ou numa conta.”
Relacione as colunas abaixo em relação aos motivos de glosa em uma auditoria de contas hospitalares.
Coluna 1 Tipo de glosa
1. Glosa total
2. Glosa parcial
Coluna 2 Motivos
( ) Ausência de boletim cirúrgico ou dados insubsistentes de boletins anestésicos e/ou cirúrgicos para comprovar o ato cirúrgico.
( ) Quando o procedimento cobrado difere do tratamento realizado.
( ) Cobrança de OPME sem a devida comprovação radiológica pós-operatória.
( ) Atos profissionais realizados simultaneamente no mesmo hospital ou em hospitais diferentes pelo mesmo profissional.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Acerca da aplicação de recursos em licitações, conforme as Orientações Técnicas sobre Aplicação de Glosas em Auditoria no SUS do Ministério da Saúde (2005), não cabe emissão de glosa, mas encaminhamento ao Ministério Público, para as providências devidas, no seguinte caso: