Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Camboriú - SC 2021 para Médico Otorrinolaringologista Pediátrico, Edital nº 004 - SMS
Foram encontradas 23 questões
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de:
As doenças crônicas não transmissíveis (DNCT) constituem o problema de saúde de grande magnitude e sendo responsável por altos índices de causas de mortes.
Acerca desta temática, é correto afirmar:
A Política de Promoção da Saúde tem como objetivo geral promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.
São objetivos específicos dessa política:
1. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
2. Valorizar e otimizar o uso dos espaços públicos de convivência e de produção de saúde para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde.
3. Incorporar e implementar ações de prevenção da saúde, com ênfase na atenção terciária.
4. Ampliar a autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde e minimizar e/ou extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar os fatores de risco inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal, o meio ambiente e a qualidade do trabalho realizado.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de precauções a serem adotadas pelos profissionais da saúde.
Sobre o SUS, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo acerca do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária:
A gestão do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária é compartilhada entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Os órgãos de vigilância epidemiológica e sanitária nas três esferas de gestão do SUS deverão desenvolver ações conjuntas que visem à promoção e à proteção da saúde da população, quando da ocorrência de eventos, com relevância epidemiológica, relacionados com os produtos sob vigilância sanitária. Dentre as atribuições dos gestores municipais está a de identificar e divulgar sinais e ou alertas de alcance municipal, relativos às notificações, bem como alimentar o sistema de informação para suporte às ações do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária. Compete à ANVISA divulgar a identidade dos notificantes e pacientes/usuários, sem necessidade de manter a confidencialidade de identidade.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em função da pandemia pelo COVID-19, o uso de máscaras tornou-se algo evidente entre a população e os profissionais de saúde, sendo considerado componente essencial quando se fala em Biossegurança.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de máscaras e equipamentos de proteção respiratória.
Indicadores de Saúde são instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
A orelha é um órgão vestíbulo-coclear, que está relacionada com a audição e o equilíbrio. O órgão vestíbulo coclear é composto pela cóclea e pelo utrículo, sáculo e os canais semicirculares.
Essas estruturas anatomicamente estão localizadas:
O nervo par craniano aferente somático que inerva o sentido especial da audição, do equilíbrio e do movimento (aceleração/desaceleração) é o nervo:
Na semiologia de quadros de laringite aguda na criança, uma das suas manifestações características é a turbulência do som durante a passagem do ar pela laringe parcialmente obstruída, seja inspiratório, expiratório ou bifásico.
Esse achado semiológico é o(a):
A insuficiência velofaríngea, a rinolalia e o refluxo nasal são características semiológicas presentes em pacientes portadores de:
A propedêutica na investigação das perdas auditivas permite estabelecer a sua localização e intensidade.
Em relação à sua localização, uma hipoacusia de condução é aquela em que:
Das malformações laríngeas congênitas que cursam com disfonia na infância, a causa mais frequente de estridor é a(o):
A triagem auditiva neonatal universal (TANU) permite diagnosticar e tratar pacientes com perda auditiva logo nos primeiros meses de vida.
Ela deve ser indicada:
A otite média aguda (OMA) é considerada um verdadeiro problema de saúde pública: 2/3 das crianças até 1 ano de idade terão ao menos 1 episódio de OMA.
Um dos fatores associados a essa alta incidência nessa idade é:
O diagnóstico da otite média aguda é eminentemente clínico, baseado na anamnese detalhada e confirmada pelo exame físico.
Uma vez confirmado o diagnóstico, é indicado o tratamento inicial preferencialmente com:
A rinossinusite aguda ocorre em geral como complicação de infecções virais do trato respiratório, quando não há melhora após 10 dias ou se houver piora a partir do 5º dia de evolução.
Nesses casos, o agente etiológico bacteriano de maior frequência envolvido é o(a):
O cisto do conduto tireoglosso é uma malformação congênita decorrente do processo embrionário de migração da tireoide, desde o forame cego até o 1/3 médio do pescoço.
A manobra cirúrgica indispensável no seu tratamento no transoperatório é:
Pacientes que apresentam inflamação e/ou disfunção da mucosa de revestimento nasal, caracterizada por alguns dos sintomas nasais de obstrução nasal, rinorreia anterior e posterior, espirros, prurido nasal e hiposmia, que geralmente ocorrem durante dois ou mais dias consecutivos, por mais de uma hora, na maioria dos dias caracterizam um(a):