Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Camboriú - SC 2021 para Médico Proctologista, Edital nº 004 - SMS
Foram encontradas 23 questões
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de:
As doenças crônicas não transmissíveis (DNCT) constituem o problema de saúde de grande magnitude e sendo responsável por altos índices de causas de mortes.
Acerca desta temática, é correto afirmar:
A Política de Promoção da Saúde tem como objetivo geral promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.
São objetivos específicos dessa política:
1. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
2. Valorizar e otimizar o uso dos espaços públicos de convivência e de produção de saúde para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde.
3. Incorporar e implementar ações de prevenção da saúde, com ênfase na atenção terciária.
4. Ampliar a autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde e minimizar e/ou extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar os fatores de risco inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal, o meio ambiente e a qualidade do trabalho realizado.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de precauções a serem adotadas pelos profissionais da saúde.
Sobre o SUS, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo acerca do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária:
A gestão do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária é compartilhada entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Os órgãos de vigilância epidemiológica e sanitária nas três esferas de gestão do SUS deverão desenvolver ações conjuntas que visem à promoção e à proteção da saúde da população, quando da ocorrência de eventos, com relevância epidemiológica, relacionados com os produtos sob vigilância sanitária. Dentre as atribuições dos gestores municipais está a de identificar e divulgar sinais e ou alertas de alcance municipal, relativos às notificações, bem como alimentar o sistema de informação para suporte às ações do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária. Compete à ANVISA divulgar a identidade dos notificantes e pacientes/usuários, sem necessidade de manter a confidencialidade de identidade.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em função da pandemia pelo COVID-19, o uso de máscaras tornou-se algo evidente entre a população e os profissionais de saúde, sendo considerado componente essencial quando se fala em Biossegurança.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de máscaras e equipamentos de proteção respiratória.
Indicadores de Saúde são instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
Na parede anterolateral do abdome está localizado o canal inguinal, uma passagem músculo-aponeurótica, de trajeto oblíquo desde o anel inguinal profundo até o anel inguinal superficial, por onde passam o funículo espermático, o nervo ilioinguinal e o ramo genital do nervo genitofemoral.
A parede posterior deste canal é formada anatomicamente pelo(a):
Em relação à anatomia do trato gastrointestinal, a irrigação vascular do cólon é caracterizada por uma extensa comunicação entre as grandes artérias e o suprimento sanguíneo colateral.
Todas as artérias listadas nas alternativas abaixo se originam nas artérias mesentéricas, exceto a:
A Retocolite Ulcerativa (RCU) é uma doença inflamatória intestinal crônica caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que acomete predominantemente a camada mucosa do cólon.
A característica anatomopatológica das lesões inflamatórias dessa doença é:
A complicação da doença diverticular do cólon é a diverticulite aguda nos seus diversos graus.
Após o diagnóstico clínico, o melhor exame de imagem para avaliar e graduar a severidade da diverticulite aguda é o(a):
As hemorroidas são coxins vasculares normais do canal anal, formados por sinusoides vasculares, tecido elástico e conjuntivo e músculo liso.
A sua característica anatomopatológica é:
No diagnóstico diferencial de lesões polipoides observadas à colonoscopia para detecção precoce do câncer colorretal, os pólipos cuja análise anátomo patológica identifica apenas malformações das glândulas e do estroma, benignos, também chamados de pólipos juvenis, são classificados histologicamente como:
O termo “doença hemorroidária” é utilizado quando existem sinais e sintomas relacionados à sua presença.
Por exemplo, a presença de nódulo perianal bem delimitado, usualmente azulado e doloroso, de início abrupto com dor que aumenta nas primeiras 48 horas e apresenta regressão após o quarto dia, é característico de um(a):
A incidência e mortalidade do câncer colorretal (CCR) tem diminuído nos últimos anos em decorrência da detecção precoce da doença a partir dos 45 anos, particularmente em pacientes com histórico familiar e a remoção de lesões pré-malignas.
Esses procedimentos são realizados por meio do(da):
Pacientes com quadro clínico de diarreia crônica por mais de 30 dias, dor abdominal, perda ponderal e sangramento retal, cujo exame físico demonstra sinais de desnutrição, palidez cutaneomucosa, dor, massa abdominal palpável e no exame proctológico apresenta uma ou mais fissuras anais e plicomas anais edemaciados, permitem o diagnóstico inicial de:
Pacientes com quadro clínico de dor do tipo contínua e latejante em região anal, que piora com a deambulação e ao sentar-se, com febre, calafrios, tenesmo retal e urinário, cujo exame físico e proctológico demonstra sinais inflamatórios de tumoração, hiperemia, dor, calor local, com saída de pus na passagem do anuscópio ou no toque retal, sugere mais provavelmente o diagnóstico de:
A infecção polimicrobiana causada por micro-organismos aeróbios e anaeróbios que, atuando de maneira sinérgica, determinam um fasciite necrotizante, acometendo principalmente as regiões genital, perineal e perianal com uma endarterite obliterante, trombose dos vasos cutâneos e subcutâneos e necrose da pele da região acometida, caracteriza a:
As obstruções intestinais que ocorrem no recém-nascido por megacólon congênito ou doença de Hirshsprung têm como base anatomopatológica: