Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2022 para Auxiliar de Sala

Foram encontradas 9 questões

Q2027127 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
De acordo com o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), são componentes curriculares da Educação Infantil:
1. Relações Sociais e Culturais. 2. Linguagens. 3. Relações com a Natureza. 4. Conformação do corpo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2027128 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
De acordo com o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), a brincadeira, que move a prática pedagógica na Educação Infantil do Município de Florianópolis, é entendida como:
Alternativas
Q2027129 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
Consta no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015) que se faz necessário:
1. Garantir a igualdade no tratamento aos meninos e às meninas da Educação Infantil.
2. Romper com as práticas (atitudes e linguagem) que reforçam modelos únicos de expressão do feminino e do masculino.
3. Apresentar aos bebês e às crianças histórias, brincadeiras e músicas que valorizem diferentes culturas e etnias.
4. Selecionar e dispor objetos e brinquedos para exploração e ampliação das brincadeiras das crianças, com o intuito de dar visibilidade e valorizar a diversidade étnica e cultural.
5. Propor brincadeiras por meio da organização do espaço, brinquedos, objetos, jogos e enredos, de modo que os meninos e as meninas tenham a possibilidade de experimentar diferentes brincadeiras, independentemente do sexo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2027130 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
De acordo com o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), um aspecto bastante importante é a orientação de que cabe à educação infantil promover o desenvolvimento integral das crianças, o que implica considerá- -la nas suas múltiplas dimensões humanas, de modo indissociável e partilhar tal objetivo com as famílias.

Portanto, para promover o desenvolvimento integral da criança devem ser asseguradas vivências que considerem suas necessidades, interesses e direitos, tendo como base:
Alternativas
Q2027131 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
Está no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015) que um aspecto importante é a compreensão de que são organizadas nas instituições de educação infantil variadas propostas para as crianças.

Essas propostas pressupõem que as crianças tenham a possibilidade de ter vivências intencionalmente organizadas pelos profissionais, entendendo vivências como:
Alternativas
Q2027132 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
Tendo como referência o documento intitulado Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), o que deve ocupar lugar central no currículo da Educação Infantil?
Alternativas
Q2027133 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
Consta no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015) que a ênfase dada ao papel dos profissionais remete ao fato de que o desenvolvimento das crianças:
Alternativas
Q2027134 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
Consta nas Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010) que à luz do que indicam os estudos de Vigotski, para que se compreenda o desenvolvimento e a aprendizagem, é preciso considerar dois níveis de desenvolvimento:
Alternativas
Q2027135 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
De acordo com o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), para as crianças bem pequenas, a relação de dependência com relação aos adultos vai gradativamente diminuindo. Nessa idade, surgem outras necessidades que a conduzem para o ato de brincar, especialmente por meio da imaginação e do faz de conta, que lhe possibilita a realização de seus desejos e de ser o que não é na vida real. Segundo Vigotski, quando a criança começa a brincar de faz de conta, a ação prevalece sobre o significado, as crianças ainda precisam de objetos que comportem a ação real.
O ato imaginário, nesse sentido, ainda que não esteja ausente na faixa etária anterior, constrói as bases para o desenvolvimento dos processos de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: B
5: E
6: C
7: A
8: D
9: B