Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2022 para Orientador Educacional
Foram encontradas 40 questões
1. Tendo em consideração a perspectiva orgânica e integrada assumida nestas diretrizes, enfatiza-se a condição privilegiada para o desenvolvimento de intenso diálogo e articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em suas diferentes fases e modalidades, já que ambos são de responsabilidade do governo municipal.
2. Se faz necessário identificar algumas características centrais das diferentes idades da vida, a saber, a infância, a juventude, a adultez e a velhice, no sentido de considerá-las como basilares para a elaboração de propostas educativas.
3. A infância é um momento da vida, demarcado por condições estruturais, sociais e históricas, como de classe, gênero, religião, cultura.
4. A infância é um grupo social constituído por crianças, que assim como os adultos, vivem sob os condicionantes sociais e têm suas vidas marcadas por estes. Demarca-se pela heterogeneidade como sua característica central, rompendo com visões românticas de que a infância é um tempo bonito e bom para todos.
5. As crianças são tidas como sujeitos potentes, que precisam de espaços, tempos e propostas que as reconheçam como tal e que assegurem uma educação de qualidade pautada na brincadeira e na interação como centrais na constituição humana.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Igualdade de condições para o acesso, a inclusão, a permanência e o sucesso na escola.
2. A infância como categoria social relevante da educação básica.
3. Os sujeitos da educação de jovens e adultos reconhecidos como atores sociais.
4. A disciplina como eixo central do processo educativo.
5. O educar e o cuidar como dissociáveis na ação pedagógica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“O ingresso na escola permite à criança sair dos limites do período infantil de sua vida, ocupar uma nova posição na vida e passar ao desempenho da atividade de estudo, socialmente significativa, que lhe oferece um rico material para satisfazer seus interesses cognoscitivos. Estes interesses atuam como premissas psicológicas para que na criança surja a necessidade de assimilar conhecimentos teóricos”.
Assinale a alternativa que indica corretamente o autor que defende esse pressuposto.
1. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
2. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
3. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
4. Fomentar práticas docentes pautadas nos princípios da educação liberal e na formação de sujeitos passivos e criativos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Contextualizar os conteúdos curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens se desenvolvem e são constituídas.
2. Decidir sobre formas de organização dos componentes curriculares – disciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar ou pluridisciplinar – e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares, de modo que se adotem estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
3. Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas iluministas e meritocráticas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, entre outros fatores.
4. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens.
5. Construir e aplicar procedimentos de avaliação quantitativa de processo ou de resultado, que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da instituição escolar, dos professores e dos alunos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Tendo como referência o documento supracitado, são considerados sujeitos da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER):
1. As crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e os idosos, atendidos nas unidades educativas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Organizações Sociais e Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
2. Todos aqueles que estão em rede, para o cumprimento da função social da escola.
3. Os sujeitos que encaminham as políticas públicas na sua elaboração e gestão, os professores, os servidores que atuam nas escolas e as famílias dos estudantes.
4. Os descendentes de africanos, dos europeus e dos indígenas como referência das três etnias e todos os povos que se originam de qualquer outro lugar e que escolheram Florianópolis para morar e a rede municipal de ensino para se constituir sujeito da educação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
2. Consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade.
3. Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação quantitativa das aprendizagens como instrumento segregador de progressão dos estudantes.
4. Preparação, na perspectiva meritocrática, dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros.
5. Realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura e arte, saúde, meio ambiente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. As aprendizagens essenciais são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar, expressando-se em competências.
2. As aprendizagens essenciais compõem o processo formativo de todos os educandos ao longo das etapas e modalidades de ensino no nível da Educação Básica, como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
3. No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
4. Para os efeitos da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, com fundamento no caput do art. 35-A e no §1º do art. 36 da LDB, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão “direitos e objetivos de aprendizagem” presente na Lei do Plano Nacional de Educação (PNE).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A beleza é um grito, é um fruto, a beleza é um vício, é um mergulho vivo - no infinito.
(Romano A. Sant’anna in: Os melhores poemas)
Assinale a alternativa correta, considerando o texto.
1. O texto tem caráter de recomendação, ou injuntivo, a partir do momento que dá conselhos de culinária ao leitor.
2. Verbos estão sendo usados no modo imperativo e usam a afirmação.
3. O leitor, como interlocutor, está sendo tratado por “você”.
4. O autor busca convencer seu leitor a uma ação, a partir de seu conhecimento.
5. O autor oculta-se nas ordens que transmite.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Para responder a questão, leia a primeira estrofe da poesia “Versos Íntimos” de Augustos dos Anjos:
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de sua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável! (…)
( ) O autor fala do fim da esperança e dos sonhos.
( ) O verbo “assistir” mostra que não havia espectador para o enterro da última quimera, ou seja, ninguém a testemunhou.
( ) O texto apresenta uma constatação, uma certeza do enunciador já a partir do primeiro verbo.
( ) O leitor está sendo tratado por “você” ao longo da estrofe.
( ) A palavra “formidável” indica um lamento, um sentimento de tristeza, pois o ser humano só pode contar com a solidariedade dos animais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Para responder a questão, leia a primeira estrofe da poesia “Versos Íntimos” de Augustos dos Anjos:
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de sua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável! (…)
( ) O texto usa a palavra leque para, em linguagem conotativa, narrar uma passagem acontecida com a personagem.
( ) O leque nos revela o pensamento da personagem, ora de ausência, ora de tranquilidade, ora de inquietação.
( ) A expressão “mil asas de pardal” sugere uma nova excitação na mente da personagem, tomada provavelmente por uma nova ideia ou raciocínio.
( ) A palavra “leque” ocupa na organização do texto sempre o complemento de uma ação feita pela personagem.
( ) A coesão entre os períodos do texto acontecem com ideia de adição e concessão ao longo do texto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. Em “Sua boca é um cadeado e meu corpo é uma fogueira” (Chico Buarque), temos presença de metáfora.
2. Em “Embora tenhamos cumplicidade, não podemos revelar nossos segredos”, temos uma coesão estabelecida por conjunção que denota sentido de concessão em oposição à oração principal.
3. Em ” Tristeza não tem fim/Felicidade sim (…)” (Vinícius de Moraes), temos o uso de paradoxo, nas palavras: “tristeza e felicidade”.
4. Em “José chegou triste! Não lhe faltou consolo” não há o uso de elemento para estabelecer coesão. As orações estão apenas justapostas.
5. Em “Seu olhar era doce e macio!”, as palavras “doce e macio” emprestam à frase uma figura de linguagem chamada sinestesia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. Quando a ansiedade ameaçou invadir sua a alma, pediu socorro aos amigos.
II. No momento em que sussurrou no meu ouvido, não experimentei prazer nenhum.
III. Ele teve uma bela surpresa quando soube da vinda dos filhos amados.
Analise as afirmativas abaixo sobre o uso dos tempos e modos dos verbos.
1. As três orações apresentam verbos no modo indicativo, no tempo pretérito perfeito.
2. Se em I, o verbo “ameaçar” fosse conjugado no imperfeito do subjuntivo, o verbo “sentir” deveria estar obrigatoriamente no futuro do pretérito do indicativo.
3. Se em III, o verbo “ter” for conjugado no futuro do presente do indicativo, o verbo “saber” irá para o futuro do subjuntivo.
4. Está correta a seguinte reescrita de II: “No momento em que ele sussurrar no meu ouvido, não experimentara prazer nenhum. 5. Em I, se “quando” fosse trocado por “se”, a conjugação dos verbos não seria alterada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.