Questões de Concurso Público Prefeitura de Pinhalzinho - SC 2022 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 10 questões

Q1924968 Saúde Pública
No arcabouço jurídico do Sistema Único de Saúde, a lei que regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de Direito Público ou privado é a: 
Alternativas
Q1924969 Saúde Pública
Após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma nova regulamentação permitiu que em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, fossem instituídas as seguintes instâncias colegiadas da Conferência de Saúde, e do Conselho de Saúde, regulamentas na:
Alternativas
Q1924970 Saúde Pública

As atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias foram regulamentadas por Lei, destacando-se que suas atividades são realizadas exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com vínculo direto com órgãos ou entidades da administração direta, autárquica ou fundacional.

Essa lei foi a:

Alternativas
Q1924971 Saúde Pública

Após 21 semanas sem registros de novos casos de sarampo em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde confirma o fim do surto da doença no estado, que começou em julho de 2019. Um dos motivos para isso foi sem dúvida a vacinação.

No calendário vacinal da DIVE/SC, em crianças, a 1ª dose da vacina contra o sarampo é feita:

Alternativas
Q1924972 Saúde Pública

O agente comunitário de saúde (ACS) é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade.


Não é atribuição do ACS:

Alternativas
Q1924973 Saúde Pública
Nas doenças infecciosas que no seu ciclo de transmissão apresentam um vetor, o combate à proliferação ou erradicação do vetor pode, da mesma forma, controlar ou erradicar uma doença, como por exemplo o combate ao vetor Aedes aegypti na:
Alternativas
Q1924974 Saúde Pública

Analise as afirmativas abaixo sobre a Política Nacional da Atenção Básica.


1. A Atenção Primária à Saúde (APS), também conhecida no Brasil como Atenção Básica (AB), trabalha com a Estratégia Saúde da Família

2. A Atenção Primária à Saúde (APS) é caracterizada pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.

3. A Atenção Primária à Saúde (APS) inclui ações, desenvolvidas por uma equipe de saúde, dirigidas a cada pessoa, às famílias e à coletividade ou conjunto de pessoas de um determinado território.

4. O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no País.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1924975 Saúde Pública
A doença crônica que tem como característica o corpo não produzir insulina ou não conseguir empregar adequadamente a insulina que produz, levando a níveis elevados de glicose no sangue e a longo prazo muitas complicações clínicas é:
Alternativas
Q1924976 Saúde Pública

A hepatite é uma doença infecciosa viral, cuja gravidade está ligada ao tipo do vírus e sua prevenção, está relacionada às formas de transmissão da doença.

A transmissão pelo ciclo fecal-oral, veiculação hídrica, pessoa a pessoa (contato intrafamiliar e institucional), alimentos contaminados e objetos inanimados, ocorre na transmissão do:

Alternativas
Q1924977 Saúde Pública

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

São características da infecção causada pelo Papilomavírus Humano (HPV):

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: E
6: C
7: E
8: A
9: A
10: C