Questões de Concurso Público Prefeitura de Chapecó - SC 2024 para Professor de 1º ao 2º ano
Foram encontradas 30 questões
Pai não entende nada
— Um biquíni novo?
— É, pai.
— Você comprou um no ano passado!
— Não serve mais, pai. Eu cresci.
— Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
— Não serve, pai.
— Está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
— Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 255.
Com base no texto e na variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta.
Analise a imagem abaixo:
Com base na imagem e na variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta.
Analise a imagem abaixo:
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/figuras-de-
linguagem/. Acesso em: Acesso em: 10 out. de 2024.
Assinale a alternativa correta referente à figura de linguagem usada na imagem.
Idoso embriagado e sem habilitação é condenado a 9 anos por morte de jovem em SC
Réu foi denunciado pelo MPSC e condenado por homicídio doloso de jovem de 22 anos, que retornava do trabalho como técnica de enfermagem no Hospital Regional do Oeste
Um idoso de 64 anos, responsável por um acidente de trânsito que ocasionou a morte de uma jovem de 22 anos, foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Chapecó, no oeste catarinense, nessa quinta-feira (10/10/2024). O réu foi sentenciado a nove anos e seis meses de reclusão por homicídio doloso eventual, quando o autor assume o risco de matar, pelo fato de dirigir embriagado e sem habilitação.
Os jurados que acolheram a tese do MPSC […], sentenciaram o réu a cumprir a pena em regime inicial fechado, além de ter o direito de dirigir suspenso pelo período de dois meses.
O acidente ocorreu no dia 12 de novembro de 2023, na rodovia Balseiros do Rio Uruguai (SC-484), entre os municípios de Guatambu e Chapecó. Conforme a denúncia, na data do acidente, o idoso passou o dia no município de Guatambu, onde ingeriu bebidas alcoólicas até ficar embriagado.
Disponível em: https://ndmais.com.br/justica/idoso-embriagadoe-sem-habilitacao-e-condenado-a-9-anos-por-morte-de-jovemem-sc/. Acesso em: 14 out. 2024. [Adaptado].
A motivação principal noticiada pelo texto é:
( ) Ata é o registro, em texto narrativo, resumido e fiel das ocorrências de uma reunião realizada para um determinado fim, e tem por função fazer valer o que foi acordado pela maioria dos participantes.
( ) Declaração é um texto técnico que consiste em eleger um representante legal (outorgado) para que ele possa agir em nome de outro (outorgante).
( ) Parecer é uma correspondência externa, um meio usual de comunicação por escrito dos órgãos do serviço público.
( ) Requerimento é um documento específico de solicitação de algo a que se tem direito (ou supõe-se tê-lo), concedido por lei, decreto, ato, decisão etc.
( ) Procuração é um documento firmado por uma pessoa em favor de outra, asseverando a verdade a respeito de determinado fato transitório.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O lado menor, em decâmetros, mede:
Uma quantia foi dividida entre três amigos.
O primeiro amigo recebeu 1/4, o segundo recebeu 1/6 e o terceiro ficou com o restante.
Se 8/10 do total da quantia corresponde a R$ 700,00, quanto recebeu, em reais, o terceiro amigo?
A razão entre as idades, em anos, de duas irmãs é de 3/7.
Sabendo que a soma de suas idades é 50 anos, qual a idade, em anos, da mais velha?
Logo, o maior lado desse triângulo mede, em centímetros:
Se um casal tem uma criança por ano, durante 4 anos, a probabilidade de as 4 crianças nascidas serem do mesmo sexo é:
Vygotsky et al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.
Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também:
De acordo com o referido autor, a avaliação:
1. Deve ser feita de maneira independente das demais ações pedagógicas.
2. Precisa ser realizada dentro de um projeto político-pedagógico.
3. Precisa estar vinculada a um projeto social mais amplo.
4. Deve considerar os aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Investigação precoce.
2. Linearidade.
3. Provisoriedade.
4. Complementaridade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente “pedagógico”, já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, se apresenta como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar, assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, a aprendizagem, as relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc. Fica claro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam, organizam o conteúdo das matérias e/ ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, explícita ou implicitamente”. (LIBÂNEO, 1985)
Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em:
É importante considerar que o público que frequenta o Ensino Fundamental I é composto por crianças. Ao continuar o processo de apropriação de conhecimentos nessa etapa inicial, cuja preocupação se centra na aquisição da linguagem escrita e nos letramentos matemáticos e científicos, ou seja, a alfabetização em todas as suas dimensões, as instituições educativas e os docentes precisam compreender, também, o misto de sentimentos e emoções que o aluno, os familiares e docentes têm em relação a esse processo.
Assim, para desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências esperadas, o planejamento e a atuação docente devem considerar:
1. A maturação mental.
2. A alegria.
3. A descoberta.
4. A novidade.
5. O medo
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A compreensão do princípio alfabético, isto é, que as letras ou grupos de letras não correspondem a sons, mas a fonemas.
2. A do mecanismo elementar da leitura. Aprender a ler uma palavra, por exemplo monossilábica, é aprender a identificar os grafemas que a constituem, a associar-lhe os fonemas correspondentes e a reuni-los na ordem correta num único som.
3. A do mecanismo elementar da escrita. Aprender a escrever é aprender a analisar a palavra nos seus fonemas, a fazer corresponder, a cada fonema, o grafema e, portanto, a letra ou letras apropriadas, e a escrever essas na ordem correta.
4. A da consolidação, numa forma de memória a longo prazo, das representações ortográficas das palavras que se teve a ocasião de decodificar ou codificar correta e rapidamente várias vezes. A decodificação e a codificação conscientes, controladas e sequenciais, isto é, do início para o fim da palavra, não são mais necessárias para as palavras conhecidas. As suas representações ortográficas passam a ser ativadas de maneira automática, sem necessidade de controle consciente e na base de um processamento em paralelo dos diferentes constituintes da palavra.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“A aprendizagem da língua escrita tem sido objeto de pesquisa e estudo de várias ciências nas últimas décadas, cada uma delas privilegiando uma das facetas dessa aprendizagem”.
São consideradas facetas mais salientes:
1. A faceta fônica, que envolve o desenvolvimento da consciência fonológica, imprescindível para que a criança tome consciência da fala como um sistema de sons e compreenda o sistema de escrita como um sistema de representação desses sons, e a aprendizagem das relações fonema-grafema e demais convenções de transferência da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita.
2. A faceta da leitura fluente, que exige o reconhecimento linear e segmentado de palavras e sentenças.
3. A faceta da leitura compreensiva, que supõe ampliação de vocabulário e desenvolvimento de habilidades como interpretação, avaliação e inferência; a faceta da identificação e do uso adequado das diferentes funções da escrita, dos diferentes portadores de texto, dos diferentes tipos e gêneros de texto etc.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico.
2. A importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento – entendido este no que se refere à etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a participação em eventos variados de leitura e de escrita, e o consequente desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes positivas em relação a essas práticas.
3. O reconhecimento de que tanto a alfabetização quanto o letramento têm diferentes dimensões, ou facetas e a natureza de cada um demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático – particularmente a alfabetização, em suas diferentes facetas – outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações por parte das crianças.
4. A necessidade de rever e reformular a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da língua escrita nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
( ) O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
( ) As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
( ) É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.