Questões de Concurso Público Prefeitura de Chapecó - SC 2024 para Professor de 1º ao 2º ano
Foram encontradas 20 questões
Vygotsky et al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.
Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também:
De acordo com o referido autor, a avaliação:
1. Deve ser feita de maneira independente das demais ações pedagógicas.
2. Precisa ser realizada dentro de um projeto político-pedagógico.
3. Precisa estar vinculada a um projeto social mais amplo.
4. Deve considerar os aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Investigação precoce.
2. Linearidade.
3. Provisoriedade.
4. Complementaridade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente “pedagógico”, já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, se apresenta como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar, assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, a aprendizagem, as relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc. Fica claro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam, organizam o conteúdo das matérias e/ ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, explícita ou implicitamente”. (LIBÂNEO, 1985)
Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em:
É importante considerar que o público que frequenta o Ensino Fundamental I é composto por crianças. Ao continuar o processo de apropriação de conhecimentos nessa etapa inicial, cuja preocupação se centra na aquisição da linguagem escrita e nos letramentos matemáticos e científicos, ou seja, a alfabetização em todas as suas dimensões, as instituições educativas e os docentes precisam compreender, também, o misto de sentimentos e emoções que o aluno, os familiares e docentes têm em relação a esse processo.
Assim, para desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências esperadas, o planejamento e a atuação docente devem considerar:
1. A maturação mental.
2. A alegria.
3. A descoberta.
4. A novidade.
5. O medo
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A compreensão do princípio alfabético, isto é, que as letras ou grupos de letras não correspondem a sons, mas a fonemas.
2. A do mecanismo elementar da leitura. Aprender a ler uma palavra, por exemplo monossilábica, é aprender a identificar os grafemas que a constituem, a associar-lhe os fonemas correspondentes e a reuni-los na ordem correta num único som.
3. A do mecanismo elementar da escrita. Aprender a escrever é aprender a analisar a palavra nos seus fonemas, a fazer corresponder, a cada fonema, o grafema e, portanto, a letra ou letras apropriadas, e a escrever essas na ordem correta.
4. A da consolidação, numa forma de memória a longo prazo, das representações ortográficas das palavras que se teve a ocasião de decodificar ou codificar correta e rapidamente várias vezes. A decodificação e a codificação conscientes, controladas e sequenciais, isto é, do início para o fim da palavra, não são mais necessárias para as palavras conhecidas. As suas representações ortográficas passam a ser ativadas de maneira automática, sem necessidade de controle consciente e na base de um processamento em paralelo dos diferentes constituintes da palavra.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“A aprendizagem da língua escrita tem sido objeto de pesquisa e estudo de várias ciências nas últimas décadas, cada uma delas privilegiando uma das facetas dessa aprendizagem”.
São consideradas facetas mais salientes:
1. A faceta fônica, que envolve o desenvolvimento da consciência fonológica, imprescindível para que a criança tome consciência da fala como um sistema de sons e compreenda o sistema de escrita como um sistema de representação desses sons, e a aprendizagem das relações fonema-grafema e demais convenções de transferência da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita.
2. A faceta da leitura fluente, que exige o reconhecimento linear e segmentado de palavras e sentenças.
3. A faceta da leitura compreensiva, que supõe ampliação de vocabulário e desenvolvimento de habilidades como interpretação, avaliação e inferência; a faceta da identificação e do uso adequado das diferentes funções da escrita, dos diferentes portadores de texto, dos diferentes tipos e gêneros de texto etc.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico.
2. A importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento – entendido este no que se refere à etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a participação em eventos variados de leitura e de escrita, e o consequente desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes positivas em relação a essas práticas.
3. O reconhecimento de que tanto a alfabetização quanto o letramento têm diferentes dimensões, ou facetas e a natureza de cada um demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático – particularmente a alfabetização, em suas diferentes facetas – outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações por parte das crianças.
4. A necessidade de rever e reformular a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da língua escrita nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
( ) O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
( ) As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
( ) É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais, que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança.
2. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.
3. Possibilitem às crianças experiências de narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos, de modo a alfabetizá-las na perspectiva do letramento nos dois últimos anos da educação infantil.
4. Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
5. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento por parte das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
2. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
3. A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental).
4. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
5. A retenção, na Educação Infantil, das crianças que não se apropriaram dos conceitos trabalhados aos longo dos cincos anos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O artigo 3º apregoa que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
1. Igualdade de condições para o acesso na escola.
2. Garantia do direito de acesso a informações públicas sobre a gestão da educação.
3. Gestão democrática do ensino público, na forma dessa Lei e da legislação dos respectivos Estados e Municípios e do Distrito Federal.
4. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte, a religião cristã e o saber.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Temos apostado na perspectiva de defender uma pedagogia do cotidiano, pois a entendemos “como uma unidade de inteireza da vida constituída por diversos fios – temporalidades, espacialidades, relações, linguagens – que se estabelecem na escola”.
Carvalho; Fochi, 2016, p. 166.
Em tal perspectiva, convém esclarecer que a pedagogia do cotidiano se sustenta nas contribuições teóricas do campo:
1. Uma forma de entender que as crianças aprendem pela via da vida cotidiana, por meio “dos encontros, atividades, dificuldades e sucessos, a partir de um repertório de práticas”. (Brougère, 2012, p. 17)
2. Um modo de valorização e de promoção da miríade de experiências vivenciadas por meninos e meninas na vida diária da escola.
3. Uma potente possibilidade de construir indicadores para a ação pedagógica na creche e na pré-escola que tomem, como eixos norteadores do planejamento, as interações, as brincadeiras e as maneiras peculiares como as crianças investigam, experimentam e constroem conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.