Questões de Concurso Público Prefeitura de Conceição do Mato Dentro - MG 2016 para Psicólogo

Foram encontradas 10 questões

Q983041 Saúde Pública

A Lei 8080, de 19 de setembro de 1990, determina que é dever do Estado garantir a saúde através da formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e do estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Constituem, portanto, objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS):


I. a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

II. a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, de acordo com o disposto no enunciado desta questão.

III. a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

IV. a participação da iniciativa privada em caráter substitutivo ao Estado, na formulação de políticas públicas de saúde, por meio de Agência Reguladora.


Estão CORRETAS as afirmações:

Alternativas
Q983042 Saúde Pública
A Lei 8142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) prevê a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde como instâncias colegiadas. Sobre o Conselho de Saúde é CORRETO afirmar.
Alternativas
Q983043 Saúde Pública

Tomando como base as competências do Sistema Único de Saúde, determinadas pela Constituição Federal de 1988, avalie os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F).

( ) Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.

( ) Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

( ) Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

( ) Ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q983044 Saúde Pública

A partir da análise dos problemas e dificuldades em cada serviço de saúde e tomando por referência experiências bem sucedidas de humanização, a Política Nacional de Humanização (PNH) tem sido experimentada em todo o País.


São princípios básicos da Política Nacional de Humanização, EXCETO:

Alternativas
Q983045 Saúde Pública

Almeida Filho ensina que Pluridisciplinaridade implica na justaposição de diferentes disciplinas científicas, no tratamento de uma temática, existindo alto grau de cooperação mútua, em um único nível de decisão.

Segundo Maria de Lourdes Feriotti enquanto a Interdisciplinaridade busca integrar diferentes disciplinas, compreendidas como campos específicos do conhecimento científico, a Transdisciplinaridade busca, além disso, a integração de conhecimento científico a outros modos de produção de conhecimento (...) buscando um diálogo rigoroso entre ciência, arte, religião, cultura, tradição, experiência interior e pensamento simbólico.


Imagem associada para resolução da questão


As figuras representam, respectivamente:

Alternativas
Q983046 Saúde Pública

O primeiro passo para se definir uma condição como epidêmica ou endêmica, é estabelecer quais seriam os níveis habituais de ocorrência dessa doença ou condição de saúde na população de determinada área, naquele período de tempo. Para isso, calcula-se a taxa de incidência, a média ou mediana, o limiar epidêmico ou limite superior, desvio padrão, dentre outros. O diagrama de controle consiste na


Imagem associada para resolução da questão


representação gráfica desses dados, facilitando a avaliação para tomada de decisão.


Sobre o diagrama de controle acima, representando a Incidência de Dengue no município “X” em 2011/2012 é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q983047 Saúde Pública

Arbovírus (de “arthropod borne vírus”) são vírus que podem ser transmitidos ao homem por vetores artrópodos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são “vírus mantidos na natureza através de transmissão biológica entre hospedeiros vertebrados suscetíveis por artrópodos hematófagos, ou por transmissão transovariana e, possivelmente, venérea em artrópodos”.


A seguir, os principais sinais e sintomas de 3 (três) dessas arboviroses:


I. Período de incubação de aproximadamente 10 dias; febre súbita; poliartralgia geralmente simétrica; exantema maculopapular em metade dos pacientes; pode cronificar, persistindo , principalmente a artralgia inflamatória.

II. Agravo com curso de 3 a 7 dias; mais de 80% de pacientes assintomáticos; exantema maculopapular pruriginoso, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido; artralgia que pode persistir por até um mês; mialgia e cefaleia.

III. Período de incubação de 4 a 10 dias; Cefaleia; mialgia; exantema pruriginoso. Quadros graves podem levar a choque, com ou sem hemorragia, podendo evoluir para óbito.

Marque a correspondência CORRETA:

Alternativas
Q983048 Saúde Pública

A Portaria 204, de 17 de fevereiro de 2016, emitida pelo Ministério da Saúde define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Com base nas deliberações desta norma avalie os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.

( ) A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente; também será realizada pelos responsáveis por estabelecimentos públicos ou privados educacionais, de cuidado coletivo, além de serviços de hemoterapia, unidades laboratoriais e instituições de pesquisa.

( ) Acidente de trabalho grave, acidente por animal peçonhento e violência sexual são agravos de notificação compulsória imediata que devem ser comunicados à Secretaria Municipal de Saúde.

Alternativas
Q983049 Saúde Pública

Historicamente, no Brasil, o Aedes aegypti é o vetor responsável pela transmissão da Dengue. Em 2014, foram confirmados os primeiros casos autóctones da Febre de Chikungunya no País, sendo incriminados em sua transmissão mosquitos do gênero Aedes. Também a partir de 2014, a reemergência do vírus da Febre Amarela no Centro-Oeste brasileiro voltou a causar preocupação; revestindo-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti. Por fim, no primeiro quadrimestre de 2015, pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) reportaram a identificação de Zika Vírus (ZIKAV) por meio de técnica de RT-PCR em amostras testadas, provenientes da região de Camaçari/BA. Mais uma doença que tem mosquitos do gênero Aedes como vetores.


A partir dessas considerações, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q983050 Saúde Pública
Compete às Secretarias Municipais de Saúde a gestão dos Sistemas Nacionais de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: B
6: C
7: B
8: D
9: C
10: A