Questões de Concurso Público SAD-PE 2009 para Analista em Gestão Administrativa

Foram encontradas 16 questões

Q1389403 Direito Administrativo
A respeito do controle da Administração Pública exercido pelos Tribunais de Contas, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1389404 Direito Administrativo
Não é cláusula exorbitante no contrato administrativo:
Alternativas
Q1389405 Direito Administrativo
Dentre os atributos do ato administrativo, a auto-executoriedade:
Alternativas
Q1389406 Direito Administrativo
Após a devida publicação de um aviso de licitação na modalidade concurso, contendo o resumo do edital, a Administração Pública poderá, de acordo com a Lei Federal nº 8666/93, realizar o certame em:
Alternativas
Q1389407 Direito Administrativo

Com relação aos Contratos Administrativos, com base na Lei Federal nº 8666/93, analise as afirmativas a seguir:


I. Caso seja prevista no edital, poderá ser exigida na contratação de serviços de engenharia a prestação de garantia contratual na modalidade fiança bancária.

II. Na licitação na modalidade de tomada de preços, o termo de contrato é dispensável nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras.

III. A rescisão amigável deverá ser precedida de autorização escrita e fundamentada da autoridade competente.

IV. O contratado é obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, supressões de 50% (cinquenta por cento) do valor inicial atualizado do contrato, no caso de reforma de edifício.


Assinale:

Alternativas
Q1389408 Direito Administrativo
A responsabilidade objetiva do Estado por dano causado a terceiros está fundamentada na:
Alternativas
Q1389409 Direito Administrativo

No que se refere ao teto remuneratório constitucional e subsídios dos servidores públicos, analise as seguintes afirmativas:


I. O teto atinge os proventos dos aposentados e a pensão devida aos dependentes do servidor falecido.

II. Os servidores de sociedade de economia mista, e suas subsidiárias, somente são alcançados pelo teto se receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou custeio em geral, conforme decorre do § 9º do artigo 37 da CF/88.

III. Na aplicação do teto, serão consideradas todas as importâncias percebidas pelo servidor, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza.

IV. O servidor que esteja em regime de acumulação de cargos efetivos não está sujeito a um teto único que seja a soma da dupla retribuição, estando cada remuneração vinculada a um teto correspondente.


Assinale:

Alternativas
Q1389410 Direito Administrativo
Dentre os princípios que informam o processo administrativo disciplinar, não se inclui o princípio da:
Alternativas
Q1389411 Direito Administrativo
Considerando a estrutura básica da Administração Pública, assinale a alternativa que apresente corretamente um exemplo da chamada Administração Direta.
Alternativas
Q1389415 Direito Administrativo
A avocação é própria do Poder:
Alternativas
Q1389416 Direito Administrativo
A respeito dos bens públicos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1389420 Direito Administrativo
Com relação à Parceria Público-Privada (PPP), é correto afirmar que:
Alternativas
Q1389423 Direito Administrativo

A lei das licitações (Lei 8.666/93) define os critérios de desempate relativamente aos bens e serviços.

Quando houver igualdade de condições, o primeiro critério de desempate a ser adotado será o de bens e serviços produzidos ou prestados por empresas:

Alternativas
Q1389427 Direito Administrativo

A respeito da lei de licitações, analise as afirmativas a seguir:


I. A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

II. Qualquer cidadão pode acompanhar o desenvolvimento de licitação pertinente a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações, promovida no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.

III. É vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem seu caráter competitivo e estabeleçam preferências ou distinções, sendo lícito, no entanto, estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial entre empresas brasileiras e estrangeiras.


Assinale:

Alternativas
Q1389428 Direito Administrativo

Com relação à parceria público-privada, prevista na lei 11.079/04, analise as afirmativas a seguir:


I. Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa. Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.

II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada, entre outras hipóteses, quando o valor do contrato seja inferior a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais).

III. Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa. Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.


Assinale:

Alternativas
Q1389429 Direito Administrativo
Assinale a alternativa que não reproduz diretrizes norteadoras da parceria público-privada, prevista na lei 11.079/04.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: E
5: B
6: A
7: C
8: D
9: B
10: D
11: A
12: B
13: C
14: B
15: C
16: C