Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Diagnóstico Bacteriológico

Foram encontradas 18 questões

Q573567 Biomedicina - Análises Clínicas
Segundo as Boas Práticas de Laboratório, toda unidade operacional, deve ter uma unidade de Garantia da Qualidade, diretamente ligada ao gerente. Tal unidade assegura que os estudos serão realizados de acordo com os princípios das Boas Práticas de Laboratório. Sobre a Unidade de Garantia da Qualidade, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573571 Biomedicina - Análises Clínicas
Um método de diagnóstico simples e rápido para identificação preliminar de bactérias é a microscopia. Sobre os métodos de microscopia para diagnósticos em bacteriologia, assinale a afirmativa que melhor correlaciona o método com o patógeno.
Alternativas
Q573577 Biomedicina - Análises Clínicas
Membros do gênero Listeria são bacilos Gram positivos regulares, não esporulados, anaeróbios facultativos e cujos estudos genéticos demonstram maior relação filogenética com o gênero Brochothrix (um microrganismo ambiental).
Com relação às principais características do gênero Listeria, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573578 Biomedicina - Análises Clínicas
Listeria monocytogenes é um patógeno intracelular facultativo, capaz de crescer em macrófagos, células epiteliais e cultivos de fibroblastos. Esse microrganismo pode ser isolado de vários locais do ambiente e de fezes de mamíferos, aves, peixes, insetos e outros animais, além do solo e matéria vegetal em decomposição. Sintomas de infecções por L. monocytogenes incluem meningite, encefalite e/ou sepse em adultos, além da espécie ser um importante agente de doença neonatal.
Em relação aos resultados de testes fenotípicos para diagnóstico laboratorial das infecções causadas por pela espécie, assinale a afirmativa que identifica corretamente os resultados dos testes.
Alternativas
Q573579 Biomedicina - Análises Clínicas
A listeriose humana é uma doença esporádica, com picos de incidência no verão. Focos epidêmicos e casos esporádicos de listeriose podem estar associados ao consumo de leite contaminado, queijo fresco, carne mal cozida e vegetais crus não lavados. A prevalência em leite e laticínios recebe grande atenção devido aos primeiros surtos. Em relação à caracterização e ao isolamento de Listeria spp. em alimentos, analise as afirmativas abaixo.

I. Em alimentos congelados, os mesmos devem ser transportados congelados e descongelados imediatamente antes das análises.

II. Amostras de alimentos com suspeita de Listeria spp. devem ser semeadas inicialmente em caldos de enriquecimento, tais como o da Universidade de Vermont Modificado (UVM) a 30ºC por 24 horas.

III. Métodos rápidos, baseados em amplificação de DNA ou RNA, e métodos de imunoensaios espécie- ou gênero específicos foram desenvolvidos para acelerar a recuperação e a identificação de Listeria spp.. Entretanto, estes devem ser utilizados apenas para espécimes clínicos estéreis, não sendo recomendados para alimentos.
Assinale:
Alternativas
Q573580 Biomedicina - Análises Clínicas
Os métodos de coloração de Gram e Ziehl-Neelsen são os mais usados em bacteriologia clínica, podendo ser aplicados para caracterização e rastreamento da maioria das cepas de importância clínica. Em relação aos métodos e ao comportamento citomorfológico de bactérias, analise as afirmativas abaixo.

I. Na caracterização dos principais patógenos envolvidos em quadros de meningite, o método de coloração de Gram é de fundamental importância, visto que os principais agentes etiológicos apresentam diferenças na coloração, sendo Neisseria meningitidis diplococo Gram negativo, Streptococcus pneumoniae diplococo Gram positivo e Haemophilus influenzae cocobacilo Gram positivo.

II. Alguns erros podem acontecer quando se realiza a coloração pelo método de Gram, tais como a descoloração insuficiente com álcool-acetona, resultando na retenção do cristal violeta dificultando a observação de bactérias Gram negativas.

III. Esfregaços corados pelo método de Ziehl-Neelsen são úteis no diagnóstico bem como no acompanhamento da resposta do paciente ao tratamento. Usando a metodologia para acompanhamento, caso o número de microrganismos não diminua após o início da terapia, deve-se considerar a possibilidade de resistência aos fármacos.
Assinale:
Alternativas
Q573581 Biomedicina - Análises Clínicas
Num laboratório de Bacteriologia Clínica especializado, muitos métodos diagnósticos são usados, envolvendo técnicas fenotípicas e genotípicas. Dentre as fenotípicas, as técnicas de microscopia são geralmente utilizadas com dois propósitos, a detecção e a identificação. Propriedades citomorfológicas, por exemplo, podem ser usadas na identificação preliminar da maioria das bactérias e na definitiva de muitos fungos e parasitas.
Em relação aos métodos microscópicos em diagnóstico microbiológico, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573582 Biomedicina - Análises Clínicas
O “grupo Bacillus cereus” compreende um conjunto de espécies estreitamente relacionadas.
Assinale a alternativa que indica uma espécie que não faz parte do grupo.
Alternativas
Q573583 Biomedicina - Análises Clínicas
Um dos primeiros passos no diagnóstico bacteriológico de espécimes clínicos é a avaliação microscópica. Dentre os métodos ligados à citomorfologia, podemos encontrar os métodos de exame direto e os métodos de microscopia após coloração dos espécimes clínicos com corantes químicos específicos.
Sobre métodos microscópicos em microbiologia clínica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q573585 Biomedicina - Análises Clínicas
Os testes fenotípicos são úteis no diagnóstico da listeriose, no entanto, estreitas semelhanças bioquímicas e morfológicas são observadas entre Listeria monocytogenesoutras espécies de Listeria. Além disso, pelo fato de as manifestações clínicas iniciais da listeriose serem inespecíficas, um teste diagnóstico rápido, sensível e específico é necessário para o controle efetivo da doença.
Assim, a sorotipagem e a subtipagem são importantes na identificação e na investigação epidemiológica de surtos.
Sobre a sorotipagem e a subtipagem de espécies de Listeria, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573586 Biomedicina - Análises Clínicas
Diferentes critérios são utilizados para diagnóstico laboratorial da peste. Sobre os critérios, analise as afirmativas a seguir.

I. Se um isolado da cultura for lisado por um bacteriófago específico.

II. Se houver um aumento maior ou igual a duas vezes na titulação de anticorpos anti-antígeno F1 entre dois espécimes de soro distintos do paciente, obtidos nas fases aguda e convalescente da doença.

III. Se um único espécime de soro do paciente, sem exposição prévia ou sem histórico de vacinação contra peste, apresentar uma titulação de anticorpos antiantígeno F1 maior que 128.
Assinale:
Alternativas
Q573587 Biomedicina - Análises Clínicas
Para identificação laboratorial de agentes etiológicos, podemos utilizar técnicas fenotípicas ou genotípicas, sendo as avaliações citomorfológicas consideradas o passo inicial de um fluxograma de identificação. Para avaliação das características morfológicas, devemos ficar atentos nas análises de morfologia celular como nas de morfologia colonial. Essa última, quando acompanhada de mudanças em meios de isolamento, reflete atividades metabólicas do microrganismo que podem auxiliar na identificação do mesmo.

Sobre os meios de isolamento utilizados na bacteriologia clínica e as possíveis características metabólicas observadas nos mesmos, analise as afirmativas a seguir.

I. O ágar MacConkey é um meio seletivo que inibe o crescimento de bactérias Gram positivas, além de indicador da fermentação de lactose, pois microrganismos fermentadores desse carboidrato produzem colônias vermelhas.

II. O ágar manitol salgado é um meio inibidor de bactérias Gram negativas e Gram positivas, exceto Staphylococcus spp.. Esse ágar também é meio indicador da fermentação de manitol, pois microrganismos fermentadores desse carboidrato formam colônias claras.

III. O ágar TCBS é um meio de cultura utilizado para Vibrio spp., pois apresenta inibidores que favorecem o isolamento desse microrganismo. Esse meio apresenta em sua composição citrato de sódio e sacarose. Assim, espécies fermentadoras do carboidrato formam colônias amarelas enquanto as que usam citrato se mostram azuis.
Assinale:
Alternativas
Q573589 Biomedicina - Análises Clínicas
A família Enterobacteriaceae constitui o maior e mais heterogêneo grupo de bacilos Gram negativos de importância clínica importantes, com mais de 40 gêneros e 150 espécies e subespécies já descritos. Esses gêneros foram classificados com base, dentre outras, nas suas propriedades bioquímicas.
Sobre as características fisiológicas das enterobactérias que podem auxiliar na caracterização, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573590 Biomedicina - Análises Clínicas
A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae. Da mesma forma que manifestações clínicas da infecção por M. tuberculosis, manifestações clínicas da hanseníase dependem da resposta imune tardia (hiperssensibilidade do tipo IV) do paciente contra as bactérias.
Sobre o diagnóstico da hanseníase, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573591 Biomedicina - Análises Clínicas

O gênero Leptospira é composto por bastonetes helicoidais, aeróbios obrigatórios e móveis. Classicamente, foi dividido em duas espécies: L. interrogans, com os patógenos humanos, e L. biflexa, com cepas saprófitas isoladas do ambiente. Leptospira é dividida em sorovares. A classificação fenotípica tem sido substituída gradualmente pela genotípica com, até o momento, 17 genoespécies compreendendo todos os sorovares do gênero.

Sobre o diagnóstico laboratorial da leptospirose, analise as afirmativas a seguir.

I. Em muitos centros clínicos, o principal método diagnóstico é a análise sorológica, com a técnica de microaglutinação em destaque como a metodologia de referência. Nessa técnica, o soro do paciente reage com suspensões antigênicas de diferentes sorovares de leptospiras e, após a incubação, a mistura antígeno-soro é avaliada microscopicamente e o título de anticorpos determinado.

II. Diferentes meios de cultura podem ser utilizados para o isolamento de Leptospira, como por exemplo, os meios de Fletcher, Tween 80-albumina sérica bovina e Ellinghausen-McCullough-Johnson-Harris. Em tais meios, a temperatura ótima de crescimento é de 35 a 37ºC.

III. O diagnóstico sorológico de leptospirose pode ser confirmado por meio de sorologia pareada. Nesse caso, uma diferença ≥ 4 nos títulos de anticorpos entre duas análises confirma o diagnóstico, independente do intervalo entre as amostras. Nos testes em apenas uma amostra, o CDC sugere títulos > 1:200 em paciente com doença clínica como evidência presuntiva de leptospirose. Além disso, a ocorrência de títulos extremamente elevados pode ser utilizada como marcador de infecção recente.

Assinale:
Alternativas
Q573593 Biomedicina - Análises Clínicas

Algumas técnicas bioquímicas diretas podem ser usadas em identificações preliminares diretamente a partir de colônias de bactérias selecionadas em meios de cultura.

Sobre os testes de ensaios direto que podem ser realizados em colônias isoladas em placas de cultura, analise as afirmativas a seguir.

I. No teste da catalase, algumas gotas de peróxido de hidrogênio a 3% são colocadas diretamente sobre a colônia e a rápida efervescência indica produção de oxigênio molecular e um teste positivo. Esse teste é freqüentemente utilizado para diferenciar estafilococos (positivo) de estreptococos (negativo) ou Clostridium tertium (positivo) de Bacillus spp. (negativo).

II. No teste da citocromo oxidase, o diidrocloreto de ρ-fenilenodiamino, que substitui o oxigênio como aceptor artificial de elétrons, é usado. Na técnica direta, duas a três gotas do reagente são adicionadas nas colônias e a cor azul é indicativa da atividade de citocromo oxidase e de um teste positivo. O teste é útil para a classificação preliminar de Pseudomonas spp., Aeromonas spp. e Pasteurella spp. todas oxidase positivas.

III. O teste de indol se baseia na formação de um complexo vermelho. O complexo se forma quando o indol, um dos produtos da degradação metabólica do triptofano, reage com o grupo aldeído do ρ-dimetilaminobenzaldeído. Nos testes rápidos, tiras reativas impregnadas com o reagente ρ-dimetilaminobenzaldeído, representado pelos reativos de Kovacs ou Ehrlich, são usadas. Para esse teste, podemos utilizar cepas de Escherichia coli como controle negativo e cepas de Klebsiella pneumoniae como controle positivo.

Assinale:
Alternativas
Q573599 Biomedicina - Análises Clínicas
A leptospirose clássica é uma doença bifásica, que consiste em uma fase septicêmica inicial e uma fase imunológica secundária. A gravidade da doença varia desde de infecção subclínica até doença sistêmica fatal. Nos casos mais graves, as duas fases surgem juntas e o intervalo assintomático pode não ser reconhecido.

Sobre o diagnóstico laboratorial da leptospirose, analise as afirmativas a seguir.

I. A Leptospira pode ser isolada de sangue, líquido cefalorraquidiano ou líquido peritoneal durante os 10 primeiros dias de doença. O sangue pode ser coletado em tubos contendo heparina, EDTA, citrato ou oxalato. No entanto, para diagnóstico pela técnica de PCR, o citrato não deve ser utilizado, pois atua como inibidor da reação em cadeia da polimerase.

II. No diagnóstico da leptospirose por isolamento em cultura, meios específicos tais como, de Fletcher e Korthof, devem ser usados. O período de incubação das amostras deve ser de até 6 semanas, nas quais as culturas devem se avaliadas semanalmente pela microscopia de campo escuro.

III. Dentre os espécimes clínicos para diagnóstico da leptospirose, sangue e líquido cefalorraquidiano podem ser utilizados durante a primeira semana de doença. Por outro lado, no estádio imunológico, os microrganismos desaparecem do sangue e do líquido cefalorraquidiano. Nesse estádio, o rim é um local privilegiado pois as leptospiras são excretadas na urina por até um mês.
Assinale:
Alternativas
Q573604 Biomedicina - Análises Clínicas
Yersinia pestis é um importante patógeno responsável por diferentes pandemias ao longo da história.
Tais pandemias têm sido associadas a biovares específicos, identificados com base nos seguintes testes fenotípicos:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: A
5: B
6: B
7: C
8: E
9: C
10: D
11: B
12: C
13: E
14: D
15: A
16: B
17: D
18: D