Sobre a sorotipagem e a subtipagem de espécies de Listeria,...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D - Os limites do uso da sorotipagem em diagnóstico laboratorial incluem o alto custo de anti-soros subtipos específicos e a incapacidade deste em correlacionar os sorotipos e as espécies, pois espécies diferentes compartilham o mesmo sorotipo
Gabarito letra D, pois a sorotipagem tem limitações no diagnóstico laboratorial devido ao alto custo dos antissoros específicos e à compartilhamento de sorotipos entre diferentes espécies de Listeria, o que pode dificultar a distinção precisa entre elas.
A: Errada. Listeria possui antígenos somáticos (O) e flagelares (H), mas não tem antígenos capsulares como mencionado na questão.
B: Errada. Embora a sorotipagem de Listeria monocytogenes seja baseada na combinação de antígenos somáticos (O) e flagelares (H), os números citados para os antígenos não são precisos.
C: Errada. A maioria dos casos de listeriose humana é causada pelos sorotipos 1/2a, 1/2b e 4b, e não pelos sorotipos listados na alternativa.
E: Errada. A ribotipagem tem, sim, aplicação na identificação de espécies do gênero Listeria. Essa técnica é usada na caracterização molecular de Listeria monocytogenes, permitindo a diferenciação de cepas em investigações epidemiológicas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo