Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Produção Audiovisual em Saúde
Foram encontradas 60 questões
A respeito do conteúdo desse texto é correto afirmar que:
Nesse primeiro parágrafo do texto, o único termo sublinhado que tem o referente anterior corretamente identificado é:
O segmento do texto que se relaciona mais de perto a esse pensamento é:
Em relação a esta ideia, analise as afirmativas a seguir.
I. Torna-se importante que a disseminação de informação sobre o SUS se dê em linguagem clara e acessível à população nos meios de comunicação.
II. É necessária a ampliação dos canais de divulgação dos resultados das pesquisas nacionais por intermédio da imprensa escrita, da mídia eletrônica e televisiva, da radiodifusão, das universidades e dos serviços de saúde, voltados para a sociedade civil e para o controle social.
III. A divulgação de informações científicas em saúde deve respeitar critérios éticos e, independentemente de terem sido publicados pelos veículos tradicionais de divulgação científica, devem assegurar a linguagem adequada aos portadores de necessidades especiais.
Assinale:
Em relação a esta questão, assinale a afirmativa incorreta.
Como produto da pesquisa, foi produzido o Almanaque da Dengue, uma experiência sobre a qual os pesquisadores redigiram o trecho abaixo.
“O Almanaque da Dengue foi construído como um hipertexto popular, baseando-se também nessa associação de funções do almanaque com as novas tecnologias de comunicação e informação. A ideia que embasa sua elaboração é a de que o hipertexto – e, nesse caso, o almanaque -, como forma de organização de informações, permite representar de modo mais adequado os diálogos e as tensões entre o conhecimento científico, as informações veiculadas pelas mídias de massa, o saber técnico, o político e aquele produzido pela sociedade. Tratou-se, portanto, da construção de um experimento que busca representar a construção compartilhada do conhecimento na saúde".
(MARTELETO, Regina Maria, GUIMARÃES, Cátia e NÓBREGA, Nanci G. Almanaque da Dengue: conhecimento, informação e narrativas de saúde. em MARTELETO, Regina Maria e STOTZ, Eduardo Navarro (orgs.). Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimento nas comunidades da Maré. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, p. 97)
A partir dessas considerações, é correto afirmar que o almanaque produzido: