Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Programação Visual
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I. Saber qual o objetivo editorial através de uma coleta de dados preliminares e dos valores previstos para a produção gráfica.
II. Desenhar ideias preliminares e apresentá-las ao cliente.
III. Saber dos valores previstos para a produção gráfica.
Assinale:
I. em prova(s) digital(ais) colorida(s), em tamanho natural, montados em prancha rígida.
II. em cópia de impressora jato de tinta, fit on paper.
III. a forma de apresentação dependerá de cada situação específica.
Assinale:
I. A gramatura dependerá do formato do cartaz, assim como do seu modo de fixação (em parede, prensado sob vidro, afixado em quadro de avisos etc.).
II. Para se evitar fragilidade excessiva, evitando-se possíveis danos físicos como rasgar ou amassar, a gramatura não deve ser inferior a 120 g.
III. a gramatura não deve ser igual a 170 g.
Assinale:
I. Cor complementar.
II. Pantone ou especial.
III. Chapada ou especial.
Assinale:
A respeito da imagem sangrada, assinale a alternativa que defina o que é uma imagem sangrada, quais as checagens, no sentido de se garantir um bom resultado gráfico/tipográfico e o que deve ser feito ao propô-la.
I. 170g e com laminação de proteção.
II. 300g e com laminação de proteção.
III. 240g e com laminação de proteção.
Assinale:
I. Posicionamento dos registros de corte e dobras; cota de 3mm como folga para sangramento de eventuais imagens ou áreas chapadas (desenhos ou fotos sangradas); verificação/adequação da resolução das imagens isoladamente e em relação ao seu tamanho aprovado na fase de layout; no caso de áreas com cor CMYK, aplicar receita a partir de consulta a catálogo; idem quanto à possível adoção de cor especial.
II. Passagem do arquivo do layout para alta resolução, colocando as imagens a 300 DPI, verificando as receitas / códigos cromáticos adotados.
III. Verificação/adequação da resolução das imagens como um todo em relação ao seu tamanho aprovado na fase de layout; no caso de áreas com cor RGB, aplicar receita a partir de consulta a catálogo específico para tal; idem quanto à possível adoção de cor especial em catálogo Pantone.
Assinale:
As afirmativas a seguir apresentam elementos gráficos possíveis para configurar uma identidade visual nesse estágio.
I. Símbolo, logotipo, tipografia e cores institucionais.
II. Logomarca, cores e tipografia institucional.
III. Logomarca, tipografia e manuais normativos.
Assinale:
I. Capa dura, revestida de papel laminado, tecido ou outro material; capa semi-flexível, laminada e com orelha; capa semi-flexível, laminada e sem orelha; capa mole, impressa em Cartão, laminada, sem ou com orelha; miolo com cadernos costurados e colados.
II. Capa dura, revestida usualmente com papel laminado e em muitos casos protegida por sobrecapa também laminada, ou capa mole com orelha grande, também com proteção de laminação e ambos os tipos com miolo costurado e colado.
III. Encadernação capa dura, sem revestimento.
Assinale:
I. Anúncios, impressos, uniformes e veículos.
II. Impressos de correspondência, impressos de preenchimento, impressos promocionais ou folheteria, cartazes e banners, assinatura de anúncios, site, apresentações eletrônicas, identificação e sinalização das instalações e de eventos, uniformes e, eventualmente, pintura de veículos.
III. Site, impressos em geral (institucionais ou promocionais), uniformes, sinalização de instalações e ambientação de eventos.
Assinale:
I. Num arquivo onde o texto em preto ocorre sobre um fundo de cor especial, o texto deve ser impresso em overprint.
II. Para somar uma imagem com o fundo onde esta ocorre, deve-se utilizar o efeito satin.
III. Para se imprimir uma imagem tiff em duotone, deve-se selecionar as cores no Photoshop.
Assinale:
I. Configuração de uma marca de empresa ou instituição, desenvolvida por agências de publicidade, embasada pela análise de uma série de parâmetros relativos ao seu público alvo, suas empresas concorrentes e seus objetivos a médio prazo.
II. Criação de uma identidade visual após considerar as empresas ou instituições concorrentes, o que gerará uma adequada solução para a consolidação de um projeto de marca.
III. Design de marcas conceituado, sistematizado e implementado com abordagem estratégica, também denominado gestão de marcas. Sua abordagem não se restringe à análise das necessidades das comunicações gráficas ou digitais necessárias, ou mesmo da concorrência, mas também dos comportamentos, atitudes e objetivos (de caráter interno e externo), a serem solidificados a curto e médio prazos, os quais são diagnosticados ciclicamente para eventuais evoluções.
Assinale:
I. Excel, Illustrator e CorelDraw.
II. Illustrator, Indesign e Photoshop.
III. Quark Xpress, Corel Draw e Photoshop.
Assinale: