Questões de Concurso Público AL-MT 2013 para Analista de Sistemas - Banco de Dados
Foram encontradas 26 questões
Leia o fragmento a seguir.
“A cardinalidade _____ 1 (um) também recebe a denominação de associação _____, já que ela indica que o relacionamento deve, necessariamente, associar uma ocorrência de entidade a cada ocorrência da entidade em questão. Por outro lado, com base na linha de raciocínio, a cardinalidade _____ 0 (zero) também recebe a denominação de associação _____.”
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Na figura a seguir está representado, de modo resumido, parte
de um diagrama ER na chamada notação pé-de-galinha
Na figura acima, I e II correspondem, respectivamente, às
cardinalidades
Com relação às vantagens que podem ser destacadas ao ser usada a abordagem de SGBD centralizados, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Controle de Redundância.
( ) Imposição de Restrições de Integridade.
( ) Utilização de Triggers e Stored Procedures.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação às definições dos diferentes tipos de chaves em um projeto de Banco de Dados, analise as afirmativas a seguir.
I. Em alguns casos, mais de uma coluna ou combinações de colunas podem servir para distinguir uma linha das demais. Se uma das colunas (ou combinação de colunas) é escolhida como chave primária, as demais são denominadas chaves estrangeiras.
II. Uma chave estrangeira é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores aparecem necessariamente na chave primária de uma tabela. A chave estrangeira é o mecanismo que permite a implementação de relacionamentos em um banco de dados relacional.
III. Uma chave primária é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores não distinguem uma linha das demais dentro de uma tabela.
Leia o fragmento a seguir:
“Um esquema de relação S está na _____ forma normal com relação a um conjunto de dependências F (que inclui dependências funcionais e dependências multivaloradas) se, para cada dependência multivalorada não trivial X -> -> Y em F, X é uma superchave para R.”
Assinale a alternativa cujo item completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
CREATE TABLE TAB1 (MAT INT(10) NOT NULL, NOME VARCHAR(4) NOT NULL, FONE VARCHAR(9), PRIMARY KEY (MAT)); INSERT INTO TAB1 VALUES (0123456789, ‘ABC’, ‘XYZ’); CREATE VIEW V1 AS SELECT NOME, FONE, FONE+NOME AS VALUE FROM TAB1; SELECT * FROM V1;
O resultado da declaração SELECT corresponde, respectivamente, a
Com relação às instruções Transact-SQL do MS SQLSERVER 2012 não permitidas em gatilhos DML, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) ALTER DATABASE e CREATE DATABASE.
( ) DROP DATABASE e RESTORE DATABASE.
( ) RECONFIGURE e RESTORE LOG
As afirmativas são, respectivamente,
( ) CREATE FUNCTION e ALTER FUNCTION. ( ) CREATE TRIGGER e ALTER TRIGGER. ( ) SET SHOWPLAN_XML e SET SHOWPLAN_TEXT.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação ao utilitário bcp do MS SQL Server 2008, ou versão superior, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Copia dados em massa entre uma instância do Microsoft SQL Server e um arquivo de dados em um formato especificado pelo usuário.
( ) Pode ser usado para importar grande número de novas linhas para tabelas do SQL Server ou para exportar dados de tabelas para arquivos de dados.
( ) Quando usado com a opção outputquery, o utilitário não recuperará os bancos de dados do TEMPDB.
As afirmativas são, respectivamente,