Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q762357 Banco de Dados

Com relação às definições dos diferentes tipos de chaves em um projeto de Banco de Dados, analise as afirmativas a seguir.


I. Em alguns casos, mais de uma coluna ou combinações de colunas podem servir para distinguir uma linha das demais. Se uma das colunas (ou combinação de colunas) é escolhida como chave primária, as demais são denominadas chaves estrangeiras.

II. Uma chave estrangeira é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores aparecem necessariamente na chave primária de uma tabela. A chave estrangeira é o mecanismo que permite a implementação de relacionamentos em um banco de dados relacional.

III. Uma chave primária é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores não distinguem uma linha das demais dentro de uma tabela. 


Assinale:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B - se somente a afirmativa II estiver correta.

A questão aborda o tema de chaves em bancos de dados relacionais, que são conceitos fundamentais para garantir a integridade e o relacionamento entre as tabelas. Para resolver essa questão, é preciso conhecer os seguintes conceitos: chave primária, chave estrangeira e a função de cada uma delas em um banco de dados relacional.

Vamos justificar por que a afirmativa II está correta:

Uma chave estrangeira é de fato uma coluna ou uma combinação de colunas em uma tabela que referencia a chave primária de outra tabela. O propósito da chave estrangeira é estabelecer e manter a integridade de dados entre as tabelas, permitindo criar um vínculo entre os dados de tabelas diferentes. Isso é uma característica central do modelo relacional de bancos de dados, permitindo representar relacionamentos do tipo um-para-muitos ou muitos-para-muitos.

Ao contrário da afirmativa I, quando mais de uma coluna ou combinação de colunas podem servir para distinguir uma linha das demais, e uma delas é escolhida como chave primária, as demais não são automaticamente denominadas chaves estrangeiras, mas sim candidatas a chave primária ou simplesmente atributos únicos. As chaves estrangeiras são determinadas pela necessidade de representar relacionamentos entre tabelas, não pelo fato de não terem sido escolhidas como chave primária.

A afirmativa III está incorreta, pois caracteriza erroneamente a função de uma chave primária. Uma chave primária tem justamente o propósito de distinguir cada linha (registro) de uma tabela de forma única, o que significa que não podem existir duas linhas com a mesma chave primária em uma tabela, garantindo a unicidade e a integridade dos dados.

Portanto, apenas a afirmativa II está correta e o candidato deve marcar a alternativa B como resposta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B)

I. Todas as outras colunas são consideradas chaves estrangeiras? claro que não.

II. Exatamente.

III. Como assim não ditingue! É exatamente essa chave que diferencia uma linha da outra.

Gabarito Letra B

I - Chaves candidatas são colunas ou grupo de colunas que distinguem uma linha das demais, mas que nao sao chaves primárias, pois na verdade elas são chaves "candidatas a serem chaves primárias", mas sem sê-lo.
II - Certo.
III - Uma chave primária é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores distinguem uma linha das demais dentro de uma tabela

bons estudos

Acho que todas estão erradas.

Sobre a II:

II. A chave estrangeira de uma tabela deve apontar para a chave candidata de outra, não necessariamente a chave primária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo