Questões de Concurso Público Prefeitura de João Pessoa - PB 2014 para Professor - Geografia
Foram encontradas 28 questões
Carl Sauer, em “A Morfologia da Paisagem”, propôs um método para analisar a paisagem geográfica, considerada como objeto principal da disciplina.
Em relação aos princípios teóricos e metodológicos da morfologia da paisagem, analise as afirmativas a seguir.
I. A paisagem natural é um meio transformado culturalmente pela ação dos seres humanos.
II. A paisagem cultural é concebida como o resultado de um longo processo de constituição e diferenciação de um espaço.
III. As paisagens são elementos primários da observação empírica e, pela aplicação de lógicas genéticas e sistemáticas, tornam‐se o produto final da investigação geográfica.
Assinale:
O conceito de escala constitui, na atualidade, uma das temáticas mais debatidas por geógrafos e também por outros profissionais vinculados à pesquisa socioespacial..
Sobre as noções de escala de análise e escala do fenômeno, analise as afirmativas a seguir.
I. A escala do fenômeno refere‐se ao alcance espacial, à abrangência dos objetos no mundo.
II. A escala de análise permite apreender as características do objeto de pesquisa a partir de uma questão previamente formulada.
III. A escala do fenômeno corresponde ao recorte espacial adotado pelo pesquisador que facilita a visualização de determinados aspectos da realidade.
A escala regional de análise geográfica é importante, seja do ponto de vista das identidades territoriais, seja do ponto de vista das ações de desenvolvimento socioespacial.
(Adaptado de TRINDADE JR., Saint‐Clair. Pensando a concepção de Amazônia. . São Paulo: Annablume, 2006)
Relacionando o texto acima à compreensão da Amazônia
brasileira como uma unidade regional, assinale a afirmativa
incorreta.
No território brasileiro a dinâmica globalizante e a instalação do meio‐técnico‐científico‐informacional não apagam restos do passado, mas modificam seu significado e acrescentam, ao já existente, novos objetos e novas ações características do novo tempo.
(SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001)
Com base no fragmento acima e com relação às regiões brasileiras, analise as afirmativas a seguir.
I. A Região Concentrada teve um forte adensamento das redes de abastecimento (silos, depósitos, frigoríficos, etc.), mas também redes de outras naturezas (shopping centers, finanças, provedores de Internet, atividades ligadas à cultura, etc.).
II. Na Região Centro‐Oeste, o meio‐técnico‐científico‐ informacional se estabeleceu sobre um território praticamente “natural” e entre os novos dados constitutivos do território destaca‐se a rede de cidades assentada sobre uma produção agrícola moderna e suas necessidades relacionais.
III. O Nordeste, incluindo Maranhão e Piauí, é uma área de
ocupação antiga assentada sobre estruturas sociais arcaicas,
o que freia em certa medida a evolução técnica e material, e
não acompanha no mesmo ritmo o acelerado processo de
urbanização de outras regiões do país.
Assinale:
Ao longo do século XIX, a presença de imigrantes estrangeiros, sobretudo europeus não‐ibéricos, e de seus numerosos descendentes, consolida o povoamento da Região Sul e define seus traços sociais e culturais.
Sobre o povoamento da Região Sul no século XIX, assinale a afirmativa incorreta.
As afirmativas a seguir apresentam regiões do mundo e os aspectos que lhe são próprios, à exceção de uma. Assinale‐a.
Com relação à mundialização do capitalismo a partir da segunda metade do século XX, analise as afirmativas a seguir.
I. As multinacionais expressam um capitalismo globalizado e a expansão dessas empresas envolve maior circulação de capital, a internacionalização da produção e a existência de ações de governos em nível internacional.
II. A produção capitalista internacional derivou da incorporação de mão de obra de muitos países em uma estrutura produtiva mundialmente integrada e, em razão disso, grande parte da força de trabalho empregada pelas multinacionais está fora de seus países de origem.
III. Os organismos internacionais, como o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional) e os blocos econômicos, formados por Estados nacionais empenhados numa economia internacionalizada, têm forte presença na economia globalizada.
Hoje há uma concepção mais abrangente da geopolítica mundial fundamentada na redefinição da antiga noção de ameaça. As ameaças atuais são de natureza global e são definidas como risco à instituição da ordem nos estados nacionais, e só podem ser controladas se cada país aceitar a colaboração internacional no sentido de estabelecer normas globais relativas a cada um dos temas.
(Adaptado de MACHADO, Lia. Espaços Transversos: tráfico de drogas ilícitas e a geopolítica da segurança. Fundação Alexandre de Gusmão, 2011).
As alternativas a seguir listam ameaças globais que exigem a colaboração internacional, à exceção de uma. Assinale‐a.
As alternativas a seguir apresentam características da Geopolítica Contemporânea, à exceção de uma. Assinale‐a.
[...] desde o final da Segunda Guerra Mundial, os países têm procurado diminuir as barreiras impostas pelas fronteiras nacionais aos fluxos de mercadorias, capitais, serviços, e até mesmo de mão de obra, procurando aumentar os lucros das empresas, os empregos dos trabalhadores e seus respectivos PIBs. Os países podem se organizar em diferentes tipos de blocos regionais: zonas de livre comércio, uniões aduaneiras, mercados comuns e uniões econômicas e monetárias.
(SENE, Eustáquio de. MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010.)
Em relação aos blocos regionais, assinale a afirmativa correta.
Leia o fragmento a seguir e responda a questão a seguir.
Os domínios morfoclimáticos foram definidos por Aziz Ab’Saber como conjuntos espaciais de certa grandeza que apresentam um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, vegetação e condições climato‐hidrológicas. Esses domínios espaciais ocorrem em uma área principal, mais típica e contínua. Entre os espaços principais ou nucleares de dois domínios morfoclimáticos distintos, existe sempre um espaço de transição e contato. Para o Brasil, Ab’saber definiu seis domínios morfoclimáticos.
Leia o fragmento a seguir e responda a questão a seguir.
Os domínios morfoclimáticos foram definidos por Aziz Ab’Saber como conjuntos espaciais de certa grandeza que apresentam um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, vegetação e condições climato‐hidrológicas. Esses domínios espaciais ocorrem em uma área principal, mais típica e contínua. Entre os espaços principais ou nucleares de dois domínios morfoclimáticos distintos, existe sempre um espaço de transição e contato. Para o Brasil, Ab’saber definiu seis domínios morfoclimáticos.
Sobre os fatores de formação do solo, assinale a afirmativa incorreta.