De acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Muda...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q762025 Geografia
De acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), as mudanças climáticas exercem uma pressão adicional sobre a perda da biodiversidade. Esta pressão pode ser descrita, por exemplo, pela alteração da estação de reprodução, pela migração, pela redistribuição e pela alteração do tamanho da população de algumas espécies. Sobre os efeitos estimados das mudanças climáticas na biodiversidade, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

A questão aborda os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade, conforme os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Para responder a questão corretamente, é necessário compreender como essas mudanças afetam diferentes ecossistemas e espécies.

Justificativa da alternativa correta:

B - O risco de extinção das espécies vulneráveis, como as montanhosas endêmicas, insulares, peninsulares e costeiras, aumentará.

Essa alternativa é a correta porque as espécies que habitam áreas específicas, como montanhas, ilhas e costas, são particularmente vulneráveis às mudanças climáticas. A elevação das temperaturas, a alteração dos regimes de precipitação e o aumento do nível do mar são fatores que podem levar à extinção dessas espécies, uma vez que elas têm um habitat muito restrito e não conseguem se adaptar rapidamente a novas condições.

Análise das alternativas incorretas:

A - O habitat de muitas espécies se deslocará em direção às zonas tropicais ou às áreas de menores altitudes.

Essa afirmação está incorreta porque, na verdade, os habitats de muitas espécies se deslocarão em direção às zonas polares e às áreas de maiores altitudes, onde as temperaturas são mais baixas. Zonas tropicais e áreas de menores altitudes tendem a se tornar mais quentes, o que pode não ser favorável para muitas espécies.

C - Os ecossistemas costeiros do planeta sofrerão igualmente com a elevação do nível do mar, independentemente de seus processos erosivos e de suas cargas de sedimentação.

Esta alternativa está incorreta porque os impactos da elevação do nível do mar variam conforme os processos erosivos e as cargas de sedimentação de cada ecossistema costeiro. Algumas áreas podem ser mais resilientes devido a processos naturais de sedimentação que compensam a elevação do nível do mar.

D - Grande parte da biota dos solos, intolerante a temperaturas mais altas, será afetada pela simples elevação das temperaturas.

Embora a elevação das temperaturas possa afetar a biota dos solos, essa afirmação é muito generalista. Existem muitos fatores adicionais, como a umidade do solo e a composição orgânica, que também influenciam como a biota do solo responde às mudanças climáticas.

E - Os ecossistemas dominados por espécies longevas responderão mais rapidamente às mudanças no clima.

Esta alternativa está incorreta porque, na verdade, ecossistemas dominados por espécies longevas tendem a responder mais lentamente às mudanças no clima. Espécies longevas geralmente têm ciclos de vida mais longos e taxas de reprodução mais baixas, o que dificulta adaptações rápidas às novas condições climáticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA: B

GAB-B

O risco de extinção das espécies vulneráveis, como as montanhosas endêmicas, insulares, peninsulares e costeiras, aumentará.

Consequentemente, as espécies endêmicas são aquelas cuja distribuição se restringe a uma área determinada, que pode ser uma cordilheira, um lago ou uma ilha, entre outros. Tanto os aspectos ecológicos do lugar quanto as características biológicas do ser vivo influenciam em tal condição.

ESTUDEM, BOM DIA!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo