Questões de Concurso Público COMPESA 2016 para Analista de Saneamento - Químico
Foram encontradas 5 questões
Entre os parâmetros utilizados nas estações de tratamento de água para avaliar os mananciais estão a turbidez e os resíduos sólidos. Estes parâmetros estão relacionados e podem reduzir a penetração de luz no corpo d’água, influenciando na temperatura e no aporte de substâncias, prejudicando toda a biota.
Os métodos analíticos que podem ser utilizados para avaliar turbidez e os resíduos sólidos são, respectivamente,
A Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições padrões de lançamento de efluentes (...)
(BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA. Resolução n° 357. Brasília. 2005.)
De acordo com essa resolução as águas doces são classificadas em cinco classes: classe especial, classe 1, classe 2, classe 3 e classe 4. As águas destinadas para o consumo humano após desinfecção ou tratamento simplificado são as águas classificadas como
Os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade estão descritos na Portaria nº 2914 do Ministério da Saúde. De acordo com esta portaria, determinados parâmetros físicos, químicos e biológicos devem ser controlados para garantir a qualidade da água destinada ao consumo humano.
De acordo com essa Portaria, entre os parâmetros que devem ser utilizados para avaliar a qualidade da água, estão
O teste de jarros é considerado um importante ensaio para a simulação do processo de coagulação em uma planta de tratamento de água. Por meio desse ensaio, podem ser determinados os melhores valores de dosagem de agentes coagulantes (ou proporções entre agentes coagulantes e auxiliares de coagulação), tempo de mistura e tempo de operação.
Uma amostra de água, com turbidez inicial de 24 NTU, foi submetida a testes de jarros, onde as misturas A e B foram usadas como coagulantes, em diversas concentrações.
Os resultados são apresentados na figura a seguir.
O processo de coagulação se mostrou mais eficiente ao
Em uma análise de coliformes em amostras de água subterrânea usando a técnica de tubos múltiplos, um analista recorreu à inoculação de mais três volumes de amostra, tendo observado os resultados expressos a seguir.
Para o cálculo do resultado, expresso por número mais provável em 100 mL (NMP/100 mL), o analista recorreu a uma tabela que relaciona o valor à combinação de resultados positivos e negativos, cujo fragmento é apresentado a seguir:
Para as amostras A e B, os resultados, expressos em NMP/100mL,
são, respectivamente,