Questões de Concurso Público SEE-PE 2016 para Professor de Design de Interiores

Foram encontradas 28 questões

Q1070051 Arquitetura

A planta baixa é uma seção horizontal que atravessa o compartimento a ser representado a uma altura convencionalmente determinada do piso do mesmo. Para o desenho que expressa esta representação está convencionado uma hierarquia de espessuras de linhas que indicam se os objetos representados estão seccionados pelo plano horizontal ou se situam abaixo deste.

Neste contexto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q1070052 Arquitetura
Com a decadência das formas de expressão artística que caracterizaram o período medieval e a emergência do Renascimento, as composições pictóricas, escultóricas e arquitetônicas, passaram a oscilar historicamente entre dois polos expressivos, dicotômicos, habitualmente designados como Clássico e Barroco. O primeiro buscava a representação de um mundo ideal estável e permanente; o segundo, a de um mundo real em constante movimento e transformação.
Do ponto de vista estritamente compositivo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) No Clássico, as linhas de força que ordenam a composição são ortogonais e, no Barroco, diagonais. ( ) No Clássico, as linhas de força que ordenam a composição são ortogonais e, no Barroco, podem se sobrepor eixos dominantes ortogonais cortados por secundários diagonais. ( ) No Clássico, a representação perspectiva é ordenada por uma fuga central e, no Barroco, por fugas laterais
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1070053 Arquitetura
As projeções perspectivas se caracterizam pela representação de uma percepção tridimensional em uma superfície plana. Dividem-se em dois grandes grupos: as que não representam as deformações óticas da percepção natural na dimensão da profundidade e as que representam.
Considerando esses dois grupos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As perspectivas cônicas representam as deformações da percepção natural na dimensão da profundidade são ordenadas por um, dois ou três pontos de fuga. ( ) As perspectivas axonométricas não representam as deformações de profundidade e são ordenadas pelo paralelismo entre os eixos que representam a profundidade. ( ) As perspectivas isométricas representam as deformações e permitem a representação em escala da dimensão da profundidade.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1070054 Arquitetura
Duas cores primárias produzem uma cor secundária, quando misturadas. Esta cor secundária mantém uma relação de suplementaridade com as cores que a constituíram, e de complementaridade com a cor primária que não participou de sua composição.
Considerando os aspectos acima, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1070055 Arquitetura
Em um escritório deve ser disposta uma mesa retangular de trabalho. O usuário é destro e a usará para escrever, desenhar e receber visitantes ocasionais. A sala do escritório tem planta em proporções próximas às de um quadrado e janela em apenas uma de suas faces, ocupando-a toda, do piso ao teto. A porta de acesso à sala encontra-se em uma das paredes que lhe é adjacente e de escolha do projetista. A sala é ampla e não é necessário encostar qualquer móvel em qualquer das paredes. Neste contexto, assinale a opção que indica a melhor posição para a mesa e para a porta, considerando-se o melhor aproveitamento da luz natural, o conforto do usuário e seus interlocutores e a privacidade e controle do usuário sobre o acesso de interlocutores à sala.
Alternativas
Q1070056 Arquitetura
O movimento estético que emergiu no fim do século XIX, em reação ao academicismo então dominante, é denominado Art Nouveau. Ele foi fortemente influenciado por novas técnicas de metalurgia, embora ao nível do desenho de mobiliário tenha se expressado também por meio da madeira. O art decó (arts décoratifs) nasce na Europa por volta de 1910 e atinge seu ápice na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes realizada em Paris, em 1925. Juntos, polarizaram uma época que muitos autores caracterizam como proto moderna ou pré moderna.
Neste contexto, e do ponto de vista compositivo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O art nouveau recusava toda a geometria e formas de simetria e baseava suas composições nas formas orgânicas da natureza, em particular nas vegetais. Deste ponto de vista, era uma arte representativa, isto é, representava elementos da natureza. É considerado moderno ou proto-moderno.
( ) O art decó se expressava por meio da geometria e das formas de simetria. No entanto, embora grande parte de sua estética se expresse por meio de suas estruturas, adotava amplamente adornos sobrepostos à estas, em alto e baixo relevo. Deste ponto de vista, e considerando a recusa ao ornamento que marcou a direção geral em que se moveu a arte até o movimento modernista, pode ser considerado um avanço histórico em relação ao art nouveau.
( ) A composição modernista de corte racionalista e funcionalista se caracterizava pelo rigor geométrico, pelo abstracionismo e pela recusa ao ornamento. A forma é associada à função e sua estética à expressão da verdade dos materiais.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1070057 Arquitetura

Algumas cadeiras dos períodos pré-modernista e modernista tornaram-se icônicas. Estão presentes em qualquer museu especializado e projetaram os designers e arquitetos que as conceberam ou contribuíram para isso.

Quatro dessas cadeiras estão representadas a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Considerando a ordem em que estão expostas (da esquerda para a direita e de cima para baixo), assinale a opção que indica corretamente seus respectivos autores.

Alternativas
Q1070058 Arquitetura
A introdução de dispositivos informáticos tem revolucionado os métodos projetuais na área do design ao longo das últimas décadas. Os programas (softwares) da geração CAD (computer aided design), no entanto, vem sendo gradativamente substituídos pelos paramétricos ou BIM (Building Information Modeling).
Neste contexto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O CAD é essencialmente uma ferramenta de desenho bidimensional; o BIM é uma ferramenta de modelagem tridimensional. ( ) O BIN é uma ferramenta programada em linguagem orientada a objeto. ( ) O BIN é paramétrico, isto é, a modificação das propriedades e a disposição de um objeto no espaço virtual de modelagem produzem a automática alteração de suas representações bidimensionais no espaço ortogonal da épura projetiva.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1070059 Arquitetura
Dois tratados são considerados fundadores da reflexão teórica sobre os ofícios, que já abrigaram profissões hoje distintas, como a engenharia, a arquitetura, o design de interiores e o paisagismo O primeiro é o De architectura de Marcus Vitruvius Pollio, editado pela primeira vez entre 27 e 16 a.C. O segundo é o De re aedificatoria de Leon Batista Albertti, editado em 1452. No primeiro, Vitruvius considera que as obrigações desses profissionais podem ser resumidas em um trinômio de qualidades que deve caracterizar o produto de seus trabalhos ou concepções: firmitas (firmeza), utilitas (utilidade), venustas (beleza). Para Alberti, este trinômio deveria ser definido pelos termos: necessitas (necessidade), commoditas (comodidade), delectatio (deleite).
Considerando esses princípios, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q1070060 Arquitetura
Após uma fase inicial de levantamento das demandas de um cliente, um projeto de interior se desenvolve ao longo de um processo que pode ser dividido em três fases: o estudo preliminar, o anteprojeto e o projeto executivo. A documentação técnica de cada uma destas fases tem finalidades próprias e bem definidas. Por isso, os desenhos são distintos, executados em escalas diferentes, e as informações constantes nas pranchas são de natureza diversa.
Nesse contexto, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1070061 Arquitetura

O quadro “As meninas” (1656) de Diego Velázquez (1599-1660) parece ter sido pintado representando a imagem de um espelho colocado na posição do observador da cena. Mas ao fundo, à esquerda da porta que se abre, há um outro espelho, que reflete esta posição, revelando ali os reis de Espanha, ocultos da cena pintada.

Imagem associada para resolução da questão

Embora a obra tenha uma composição geral de traço barroco, a perspectiva do espaço é clássica, mas sofre uma leve torção causada pela suave distribuição da luz, sobre a qual o pintor demonstra total controle. Uma análise cuidadosa da obra permite algumas conclusões sobre estas duas últimas qualidades, relativas à representação do espaço por meio da perspectiva e do uso da luz. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q1070062 Arquitetura
Os materiais de revestimento e acabamento dividem-se em naturais e sintéticos ou artificiais. Dentre os primeiros, destacam-se os de origem mineral (diferentes pedras, como mármores e granitos) e os de origem vegetal (madeiras e fibras). Dentre os segundos, destacam-se as resinas, compostos e fibras sintéticas. Nesse contexto, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1070063 Arquitetura
Na anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma ou um conjunto de entrevistas que um designer realiza com o cliente que o contrata e/ou com os futuros usuários dos espaços e/ou objetos por ele projetados. O designer buscará colher um conjunto de informações objetivas e de impressões subjetivas que lhe permitirão construir um perfil bastante abrangente das pessoas ou mesmo de grupos ou instituições que elas eventualmente representem. A identidade, os hábitos, traços de caráter, necessidades, desejos, valores estéticos pertencem ao universo que compõe este perfil.
Nesse contexto, para definir as intenções da anamnese, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O usuário se identifique com os espaços projetados. ( ) O projeto atenda no maior grau às expectativas do usuário. ( ) Os usuários tenham uma vida saudável nos espaços projetados.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1070064 Arquitetura

Analise as imagens a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Elas correspondem aos desenhos técnicos humanizados de um estudo preliminar para o projeto de um pequeno centro cultural ligado à capoeira e ao artesanato. Na sequência em que estão dispostas (esquerda para a direita e de cima para baixo), correspondem

Alternativas
Q1070065 Arquitetura
Os recursos utilizados em uma obra dividem-se em três categorias: informacionais (projetos e especificações), materiais e humanos. O cronograma físico-financeiro é o dispositivo administrativo que organiza e dispõe os recursos materiais e humanos no eixo do tempo. As planilhas de especificações quantitativas informam ao cronograma os recursos materiais e, as planilhas de serviços, os recursos humanos e/ou técnicos. O cronograma deve informar os prazos de execução de cada serviço segundo uma ordem e uma dinâmica que são definidos pelas antecedências e precedências que cada um tem em relação ao outro. Embora ocorram sobreposições e algumas pequenas variações segundo o tipo de obra, assinale a opção que define a ordem sequencial dos serviços em uma obra de reforma sem acréscimos.
Alternativas
Q1070066 Arquitetura
Os ladrilhos e as lajotas cerâmicos admitem grande variedade de cores e texturas de acabamento. São muito resistentes à percussão e à abrasão e absolutamente impermeáveis e estanques. São muito adotados em áreas molhadas ou submetidas à incidência de chuvas. Um aspecto importante da qualidade estética das superfícies revestidas com estes materiais é a textura vibrante formada pela grelha de peças e juntas. Em alguns casos, são aplicados com junta cega. Em outros, com juntas mais largas e pronunciadas. A regularidade no assentamento é o aspecto fundamental da qualidade estética final da superfície, por isso, devem ser adotadas técnicas e dispositivos específicos de assentamento.
Nesse contexto, assinale a opção que descreve corretamente essas técnicas e dispositivos ou ferramentas
Alternativas
Q1070067 Arquitetura
Quais são as dimensões convencionais em centímetros (largura x altura) das seguintes esquadrias: porta de banheiro; porta de quarto; portas de acesso de serviço e social.
Alternativas
Q1070069 Arquitetura
Por sua proximidade com o cliente, e por seu domínio sobre o métier, o designer é muitas vezes solicitado a indicar materiais, dispositivos, móveis e fornecedores. Muitos fornecedores dispõem de uma “reserva técnica” embutida nos preços, por meio da qual reservam um percentual destes a título de remuneração do profissional que indica seus serviços ou produtos.
A esse respeito, assinale a opção que indica a situação em que o recebimento de tais comissões é considerado eticamente adequado.
Alternativas
Q1070071 Arquitetura

Imagem associada para resolução da questão

A primeira imagem corresponde a um ambiente do interior do Pavilhão de Barcelona projetado pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886 – 1969). A segunda, corresponde ao interior da residência do arquiteto brasileiro Severiano Mário Porto (1928).

Ambos são mestres na composição de espaços fluidos e instigantes, no uso expressivo dos materiais, de suas cores e texturas e na utilização indireta da luz exterior. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Q1070072 Arquitetura

A imagem a seguir é de autoria de Giovanni Bibiana (1717-1760). Trata-se de um estudo para um cenário teatral

Imagem associada para resolução da questão

Nesse estudo, aparece em primeiro plano a linha de intersecção do plano horizontal da planta baixa com o plano do quadro da representação perspéctica. Assinale a opção que indica corretamente o tipo de perspectiva que está representado na imagem; quantas fugas a ordenam; qual o nome desta linha de intersecção e em qual estilo histórico este tipo de perspectiva se enquadra.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: D
5: C
6: A
7: D
8: A
9: C
10: A
11: B
12: D
13: A
14: D
15: C
16: E
17: A
18: E
19: C
20: B