Questões de Concurso Público IBGE 2017 para Agente Censitário Municipal e Supervisor
Foram encontradas 17 questões
Uma seguradora tem recebido muitas reclamações dos clientes em relação aos serviços prestados. O gerente de qualidade da empresa quer analisar as informações dos registros de reclamações para identificar os problemas mais frequentes, de forma a priorizar as ações para melhoria dos serviços da seguradora.
Uma ferramenta adequada para isso seria:
Um hospital constatou um problema de atraso nas cirurgias. Algumas das suas causas foram identificadas em aspectos relativos a pessoal, procedimentos e instalações. A diretora responsável pela qualidade dos serviços do hospital quer organizar e analisar as informações, estabelecendo as relações de causa e efeito no problema do atraso nas cirurgias.
Para isso, a diretora deve utilizar a seguinte ferramenta:
Um supervisor de equipe de vendas toma suas decisões com foco no curto prazo e nos resultados a serem atingidos. Ele baseia suas decisões nas regras e procedimentos da empresa e raramente considera as opiniões dos subordinados em suas decisões.
O estilo de tomada de decisão do supervisor é conhecido como:
Um gerente precisa decidir entre duas empresas de prestação de serviços de capacitação, para uma ação de treinamento de sua equipe. Ele considerou alguns critérios para comparar as duas empresas (nome no mercado, preço, qualidade do material didático), elaborou uma lista com vantagens e desvantagens de cada possibilidade de decisão, ordenou essas vantagens e desvantagens de acordo com sua relevância e comparou as duas alternativas.
O gerente utilizou uma técnica de apoio à decisão conhecida como:
Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tinha sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia da empresa, no tipo cadeia. Após uma série de mudanças organizacionais que resultaram em novos desafios para a equipe, a rede de comunicação passou a se estruturar no tipo todos os canais, como representado na figura abaixo.
Esse tipo de rede de comunicação é mais eficaz que a estrutura do tipo cadeia quando o foco está no(a):
A área de contabilidade de uma empresa pública acaba de receber cinco novos funcionários. Os cinco têm experiência anterior em outras empresas, mas na iniciativa privada. O gerente responsável pela área está preocupado com a qualidade dos processos e acredita que seria interessante estabelecer algum tipo de controle simultâneo para garantir que o trabalho dos novos funcionários seja executado de acordo com os padrões estabelecidos para a área.
Considerando o exposto, um controle adequado seria:
O diretor administrativo de uma empresa criou um grupo de trabalho para propor alternativas para melhoria na qualidade dos serviços ao cliente. Os principais problemas haviam sido detectados a partir das reclamações dos clientes e diziam respeito aos prazos de entrega dos produtos. O diretor selecionou cinco funcionários com alto desempenho e grande conhecimento da empresa e do mercado e estipulou o prazo de três meses para a apresentação de propostas. O grupo se reuniu por diversas vezes. Em todas as reuniões apenas os funcionários A e B analisavam as informações, propunham soluções e discutiam alternativas viáveis. Os demais limitavam-se a esperar as análises elaboradas por A e B e dar algumas sugestões pontuais, alegando que “A e B são muito experientes, podemos confiar neles para apresentar um bom trabalho pelo grupo”.
A situação retrata um fenômeno comum nos grupos de trabalho, conhecido como:
À medida que os administradores vão ocupando cargos nos diferentes níveis organizacionais, a importância relativa das habilidades necessárias ao desempenho adequado de seus papéis vai mudando.
No nível operacional são mais relevantes as habilidades:
Uma administradora recém-formada decidiu prestar concurso para um importante órgão público. Ela declarou que o principal motivo de realizar o concurso era buscar a “estabilidade no emprego”.
Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, a motivação da administradora é satisfazer uma necessidade do tipo:
O presidente de uma empresa estatal quer aprimorar o controle no nível estratégico. Ele quer utilizar indicadores que permitam monitorar o desempenho global da organização na realização de sua missão, estratégias e objetivos.
É um indicador adequado para isso:
A XPTO atua há muito tempo no setor químico, alcançando uma posição de destaque no mercado, apoiada em uma estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou-se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes e surgimento de inovações nas tecnologias de produção. A XPTO está reformulando sua estratégia, priorizando a inovação em produtos e processos, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos formados por funcionários das diversas áreas da empresa.
Entre as vantagens da nova estrutura em relação à anterior, encontra-se:
Em um país, três empresas do setor elétrico formaram uma associação com o objetivo de pressionar o governo para alterar a legislação ambiental relativa à construção de hidrelétricas.
Esse tipo de estratégia organizacional voltada para alterar o ambiente externo é conhecida como:
O planejamento é a função administrativa responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integrem e coordenem suas atividades. Um dos elementos essenciais do processo de planejamento é o estabelecimento de objetivos que explicitem os resultados que se deseja alcançar, fornecendo senso de direção para as ações e esforços organizacionais.
Objetivos eficazes devem ser adequadamente formulados, atendendo a certos critérios, tais como:
O esquema abaixo ilustra uma teoria de motivação bastante difundida na área de administração.
1 - relação esforço-desempenho;
2 - relação desempenho-recompensa;
3 - relação recompensa-metas pessoais.
Essa teoria é conhecida como:
O diretor da área comercial de uma empresa quer que os vendedores tenham maior autonomia de decisão, como forma de responder às variadas demandas dos clientes. Ele acredita que a descentralização nas decisões dará maior rapidez na resposta aos clientes e também maior motivação aos vendedores.
No entanto, a descentralização também tem desvantagens, entre elas:
A figura abaixo representa um instrumento conhecido como grade gerencial, proposto por Blake e Mouton.
As letras A, B, C, D e E representam os cinco principais estilos de
liderança identificados pelo modelo de Blake e Mouton. Sobre
esses tipos de liderança, é correto afirmar que: