Questões de Concurso Público Banestes 2018 para Analista Econômico Financeiro - Gestão Financeira

Foram encontradas 19 questões

Q891449 Economia

Dentro do Sistema Financeiro Nacional (SFN), cada entidade é responsável por funções específicas.


Nesse sentido, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem por principal atribuição:

Alternativas
Q891450 Economia

Por Sistema Financeiro Nacional (SFN) entende-se o conjunto de instituições e instrumentos que possibilitam a transferência de recursos entre os agentes econômicos superavitários e os deficitários.


Essa transferência é possível em razão:

Alternativas
Q891451 Economia
Um banco central possui funções clássicas dentro de um sistema financeiro. No caso brasileiro, amparado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (BCB) tem como uma de suas atribuições:
Alternativas
Q891452 Economia

Em 1986 foi a extinta a Conta Movimento, que permitia que o Banco do Brasil emitisse moeda toda vez que fosse necessário ou se assim fosse determinado pelo governo central.


Na prática, havia uma superposição de funções com o Banco Central do Brasil, particularmente com relação ao papel de:

Alternativas
Q891453 Economia
O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 1999 e tem por principais objetivos: i) estabelecer as diretrizes da política monetária; e ii) definir a meta da taxa de juros básica no Brasil e seu eventual viés.
Para consecução do objetivo ii), dada a decisão do Copom, o Banco Central:
Alternativas
Q891456 Economia
O Sistema Financeiro Banestes (SFB) adota, como prioritários e comuns a todos os relacionamentos, Princípios Éticos. Analise a adequação das afirmativas abaixo aos referidos Princípios contidos no Guia de Conduta Ética do SFB.
I. Eficiência: o profissional deve atuar com a máxima eficiência a fim de proporcionar a otimização dos lucros e resultados positivos para a companhia e seus acionistas, atingindo e, se possível, superando todas as metas estabelecidas por seus superiores e dirigentes do SFB. II. Hierarquia: o profissional deve cumprir as determinações recebidas de seus superiores hierárquicos, respeitando as obrigações decorrentes dos estatutos e normas internas, bem como do Guia de Conduta Ética. III. Probidade: o profissional deve agir com integridade de caráter, retidão e honradez. Deve exteriorizar uma conduta honesta e justa, procurando satisfazer o interesse público, descartando toda a vantagem, quer para si, quer para terceiros, seja a Administração Pública ou particulares.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q891457 Economia
O Sistema Financeiro Banestes (SFB), por meio dos seus profissionais, ao se relacionar com os diversos setores da sociedade, deverá espelhar suas ações em determinados padrões de conduta.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. No relacionamento com a comunidade, o profissional deve respeitar valores culturais, esportivos, religiosos, políticos ou quaisquer outros reconhecidos por ela. II. No relacionamento com o setor público, o profissional deve abster-se de comentários de natureza político-partidária sobre atos ou atitudes de quaisquer servidores públicos. III. No relacionamento com o cliente, o profissional deve respeitar o acordo entre o Governo do Estado do Espírito Santo, acionista controlador do Banestes, e o Governo do Canadá para melhoria da observância tributária internacional e implementação do FATCA (Foreign Account Tax Compliance Act).
Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q891458 Economia
X, empregado do Banestes S.A. – Banco do Estado do Espírito Santo, suspeita de fraudes, irregularidades e outros atos ilícitos, perpetrados por outro empregado que trabalha no mesmo setor. É certo que, se comprovados, tais atos podem prejudicar o Banco e contrariar os princípios do Guia de Conduta Ética do Sistema Financeiro do Banestes (SFB).
A atitude correta a ser tomada por X, segundo o Guia de Conduta Ética do SFB (Capítulo I), é:
Alternativas
Q899722 Economia
Certa firma fez uma análise de mercado para identificar a demanda por produtos de sua marca e constatou que, quando o preço de outra marca sobe, a demanda por seus produtos diminui; e quando a renda dos consumidores aumenta em alguma proporção, a demanda por seus produtos aumenta em uma proporção maior.
É correto concluir que os bens dessa firma são:
Alternativas
Q899723 Economia
Determinada empresa percebe que seu custo variável médio de produção está constante em 10 reais, o custo fixo médio em 1 real e o preço de venda em 11 reais.
Nesse caso, a empresa:
Alternativas
Q899724 Economia
Considere um mercado de concorrência perfeita na qual o preço do produto está no seu valor de equilíbrio. A demanda pelo produto é negativamente inclinada e a oferta positivamente inclinada. O governo, insatisfeito com a arrecadação, resolve adotar uma política de taxar a venda desse produto cobrando do vendedor e distribuindo a arrecadação igualmente entre compradores e vendedores.
Nesse caso, é correto afirmar que:
Alternativas
Q899725 Economia
A empresa Beta possui exclusividade na venda de certo produto. A elasticidade-preço da demanda pelo produto é de -2 e a empresa possui custo marginal constante e igual a 7.
Para maximizar lucro, a empresa deverá vender o produto ao preço de:
Alternativas
Q899726 Economia

Duas empresas competem via preço em um mercado. Se ambas cobram o mesmo preço, elas dividem a quantidade demandada, ficando cada uma com metade do mercado. Se elas cobram preços diferentes, a empresa com o menor preço fica com todas as vendas.


Se ambas as empresas possuem custo marginal igual e constante e não possuem custo fixo, é correto concluir que:

Alternativas
Q899727 Economia
Considere uma empresa que resolve oferecer dois produtos no mercado: um de alta qualidade e outro de baixa qualidade. O produto de alta qualidade é avaliado em 10 reais pelos consumidores e o de baixa qualidade em 6 reais. Suponha que o bem de alta qualidade custa 8,50 reais por unidade para ser produzido e o de baixa qualidade 8 reais. Suponha ainda que o consumidor não consegue observar a qualidade do bem antes de comprá-lo.
Nessa hipótese, é correto afirmar que no equilíbrio:
Alternativas
Q899728 Economia
Considere que o governo possui dois títulos de dívida, que não pagam cupom, sendo negociados no mercado. Um título que vence em 1 ano possui valor de face de 110 e está sendo negociado ao preço de 100. O outro título, que vence em 2 anos e possui valor de face de 121, também está sendo negociado ao preço de 100.
De acordo com a hipótese das expectativas:
Alternativas
Q899729 Economia
Um analista econômico resolve avaliar a eficácia das políticas monetária e fiscal conduzidas pelo governo. À luz do modelo ISLM, percebe uma curva IS negativamente inclinada e uma curva LM vertical.
Nesse caso, é correto afirmar que:
Alternativas
Q899730 Economia
Um país possui uma taxa de juros sobre depósitos em moeda nacional de 10%, e sobre depósitos em moeda estrangeira, de 5%. Sabe-se que uma unidade da moeda estrangeira vale 4 unidades da moeda nacional. Considera-se que há livre mobilidade de capitais e que os depósitos são substitutos perfeitos, isto é, igualmente desejáveis.
De acordo com a condição de paridade de juros, o valor da moeda estrangeira ao final do período de investimento é, aproximadamente, de:
Alternativas
Q899731 Economia
Considere o modelo básico de Solow em que a função de produção é definida por F(K,L)=Kα L1-α , onde “K” representa a quantidade de capital, “L” a quantidade de trabalho e “α” é um parâmetro de valor entre 0 e 1. A equação que define a taxa de crescimento do capital é dada por dK/dt=sY-dK, onde dK/dt é a derivada do capital com relação ao tempo, “s” é um parâmetro que representa a taxa de investimento, “Y” é o produto agregado (PIB) e “d” é um parâmetro que representa a taxa de depreciação do capital. Sabe-se ainda que a taxa de crescimento populacional é constante e igual a “m”.
Nesse modelo, a taxa de crescimento do PIB no estado estacionário é:
Alternativas
Q899732 Economia
Um analista monta uma carteira com muitos ativos financeiros e consegue, pelo menos teoricamente, eliminar os riscos específicos de cada ativo a ela incorporado.
Considerando essa afirmação, a referida carteira é livre de risco:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: C
6: D
7: B
8: C
9: D
10: E
11: D
12: C
13: E
14: E
15: D
16: B
17: C
18: C
19: E