Questões de Concurso Público Câmara de Aracaju - SE 2021 para Jornalista

Foram encontradas 26 questões

Q1861198 Jornalismo
Um grupo de alunos do primeiro período da grade curricular do curso de jornalismo elegeu como tema de trabalho o “Papel social da comunicação”.
Para apresentar o resultado da pesquisa para o restante da turma, elaboraram um cartaz com três considerações a respeito do tema. São elas:

I. O jornalista apura demandas de parcelas da sociedade e media o contato com o poder público.
II. A influência que os meios de comunicações exercem na sociedade deve ser balizada por parâmetros éticos.
III. A imprensa deve garantir a expressão de opiniões do público a respeito de temas de interesse comum.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1861199 Jornalismo
Fazem parte da história da televisão no Brasil, as inaugurações das seguintes emissoras, que ocorreram, respectivamente, em 1950, 1965 e 1981:
Alternativas
Q1861200 Jornalismo
“Na história da radiodifusão, um invento possibilitou mobilidade aos receptores que, até então, eram grandes e pesados”.
Se antes os aparelhos ocupavam lugar de destaque como mobília na sala de estar das famílias brasileiras, a miniaturização do rádio possibilitou a portabilidade.
Das tecnologias apresentadas a seguir, a que representa a evolução dos aparelhos receptores é:
Alternativas
Q1861201 Jornalismo
“O Brasil veio a conhecer a atividade de imprensa relativamente tarde em relação a outros países do continente. Enquanto ela chegou ao México em 1539, ao Peru em 1583 e às colônias inglesas por volta de 1650, a reprodução gráfica aportou no Brasil sob o manto da coroa portuguesa, fugida para cá em 1808” (MARINGONI, Gilberto. AGOSTINI, Angelo. A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal, 1864-1910. Pg. 26. Devir Livraria, 2011).
São características predominantes de determinada publicação datada de 10 de setembro de 1808: o fato de ser a única permitida a circular na colônia; a existência de textos elogiosos a respeito da família reinante; possuir quatro páginas e não apresentar imagens.
A publicação impressa a que o enunciado se refere é: 
Alternativas
Q1861202 Jornalismo
O programa foi ao ar pela primeira vez na década de 1930 e era, por força de lei, transmitido por todas as estações de rádio. Com uma hora de duração, trazia como trilha musical de abertura um trecho da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. Embora repaginado, continua no ar, sendo veiculado entre 19h e 22h. O formato, de modo geral, é dividido em blocos para as notícias dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
Essa descrição refere-se ao programa: 
Alternativas
Q1861203 Jornalismo
O jargão jornalístico “expediente” é empregado para designar os dados gerais de uma publicação, bem como funções e nomes dos responsáveis por determinadas tarefas. Uma reportagem em vídeo deve apresentar o nome do repórter e do cinegrafista, além de outras informações que o editor julgar pertinentes.
Já ao término de um telejornal, por exemplo, são veiculados o logotipo da empresa jornalística e os nomes dos ocupantes dos cargos de apresentadores, editores, produtores, videografistas, gerentes e diretor de jornalismo.
A veiculação desse tipo de informação é expressa pelo termo:
Alternativas
Q1861204 Jornalismo
Dois times de futebol se enfrentaram em uma final de campeonato. Independentemente do resultado esportivo, é praxe o envio de repórteres aos clubes no dia seguinte à partida para realizar entrevistas ou colher informações relativas ao pós-jogo. O editor de esportes destaca então os ângulos a serem abordados na cobertura dos repórteres e sugere perguntas.
O procedimento acima descrito é conhecido pelo seguinte termo jornalístico:
Alternativas
Q1861205 Jornalismo
“Os jornalistas, como todas as pessoas, avaliam o valor da notícia que pensam haver nos eventos. Que tipos de eventos as pessoas julgam ter maior valor de notícia? Há muitas listas sobre atributos de notícias, mas geralmente elas incluem alguns ou todos os seguintes fatores: timing; proximidade; importância; impacto ou consequência; interesse; conflito ou controvérsia; sensacionalismo; proeminência; e novidade, estranheza ou raridade” (SHOEMAKER, Pamela J. e VOS, Tim P. Teoria do Gatekeeping: seleção e construção da notícia. Pg. 42).
Com relação aos critérios de noticiabilidade definidos pela linha editorial de uma empresa jornalística brasileira, localizada na região Nordeste, a chamada (fictícia) que conjuga os fatores importância e proximidade é a seguinte: 
Alternativas
Q1861206 Jornalismo
Em um jornal impresso diário é possível encontrar textos de cunho informativo e textos opinativos: “No seu perfil moderno e contemporâneo, o jornalismo situa o editorial na dimensão opinativa (ao lado de qualquer comentário assinado), e o resto do que se publica na dimensão noticiosa” (BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. As técnicas do Jornalismo. Pg. 98. Editora Ática: 1990).
Destaca-se como elemento de identificação de um editorial jornalístico:
Alternativas
Q1861207 Jornalismo
Observe as seguintes especificidades: periodicidade regular; veiculação na mesma página e geralmente em posição fixa; publicação de notas; estilo mais livre e pessoal do redator; identificação de autoria.
A seção de jornal impresso que apresenta as características citadas acima é:
Alternativas
Q1861208 Jornalismo
A assessoria de comunicação integrada de uma empresa encomendou pesquisa de mercado com o objetivo de subsidiar a escolha da mídia básica para divulgar novo produto da marca. A partir dos resultados obtidos, procedeu-se à análise e uma peça foi redigida para ser apresentada às instâncias decisórias da empresa.
A ferramenta de comunicação interna a ser empregada em situações como a descrita acima é tipificada como:
Alternativas
Q1861210 Jornalismo
O lead foi introduzido no Brasil em 1950 pelo jornal Diário Carioca. Ainda hoje tem como objetivo fornecer ao leitor uma síntese do acontecimento e observa uma estrutura de enunciação específica.
Desse modo, o lead clássico, composto por seis elementos (3Q + O + C + P), na ordem direta do discurso (voz ativa), apresentaria, respectivamente:
Alternativas
Q1861211 Jornalismo
Em uma página de revista semanal de informação existem quatro matérias. Elas foram redigidas de acordo com a estrutura de pirâmide invertida e todas as matérias mencionadas também contam com a estrutura conhecida como sublead.
Dessa maneira, a soma dos leads e subleads é igual a:
Alternativas
Q1861215 Jornalismo
De modo geral, assim como o lead sintetiza os principais elementos do acontecimento, o título da matéria resume ainda mais o ocorrido. Da mesma maneira, quando elaboramos um espelho para um programa ao vivo, por exemplo, podemos nos valer de um recurso que servirá para orientar, por afinidade temática, a disposição das matérias em blocos. Desse modo, o repórter deverá elaborar e entregar ao produtor do programa duas ou três palavras-chave que digam respeito à pauta já apurada.
Se em jornalismo impresso esse termo pode designar uma página de jornal ou uma seção e vem escrita em caixa alta, em jornalismo audiovisual é empregada a expressão:
Alternativas
Q1861217 Jornalismo
O ciberespaço e as tecnologias para dispositivos móveis provocaram modificações profundas tanto na produção como na recepção de notícias. Assim, vemos com relativa frequência o surgimento de canais online administrados e produzidos por um único indivíduo que, por sua vez, ainda se encarrega das funções técnicas e de divulgação de conteúdo nas redes sociais. Imagine que a proposta seja a realização diária de um telejornal de cinco minutos de duração onde não há repórteres ou colaboradores. O modelo de telejornal conta então com uma câmera fixa em primeiro plano voltada para o âncora. A apresentação ocorre de duas maneiras e sempre da bancada: sem qualquer imagem de apoio nem ilustração relativa às notícias ou com imagens do ocorrido e o texto lido pelo âncora.
Essas modalidades são denominadas, respectivamente: 
Alternativas
Q1861219 Jornalismo
Em um jornal impresso, acima dos títulos das matérias, é comum o uso de sobretítulos. Esse recurso editorial precede, portanto, o título principal e seu objetivo é complementar a informação. Também é conhecido como chapéu ou antetítulo e é compreendido como um título auxiliar.
Do mesmo modo, em sites noticiosos, os sobretítulos aparecem na homepage, acima dos títulos principais.
Tanto na publicação impressa como no site de notícias online, visualmente é possível distinguir as duas modalidades de titulação por meio do/de:
Alternativas
Q1861221 Jornalismo
No hall dos elevadores de uma edificação de dez andares funciona um órgão público. Para incrementar a comunicação interna, a assessoria de imprensa resolveu lançar um novo veículo de comunicação. Optou, então, por afixar semanalmente, em todos os andares, edição composta por dez folhas de papel. A publicação apresenta seis editorias e as páginas numeradas ficam em displays de acrílico.
Tal tipo de ferramenta utilizada por assessorias de imprensa é conhecida como:
Alternativas
Q1861222 Jornalismo
Devido à chegada de novos equipamentos, fez-se necessário treinar os funcionários para as novas rotinas de operação. Assim, foi produzida pela assessoria de imprensa uma publicação técnica. Sabe-se que ela se destina a um público restrito e não apresenta periodicidade regular.
A publicação técnica é a ferramenta de comunicação a ser escolhida quando: 
Alternativas
Q1861224 Jornalismo
Nos releases do tipo “padrão”, é praxe inserir um último parágrafo com dados gerais sobre a empresa, seu ramo de atuação, os principais clientes ou outras informações que a assessoria julgar pertinentes.
Redigido em linguagem acessível e apresentando os meios de contato com a assessoria de imprensa, esse parágrafo, também conhecido como ”sobre a empresa”, denomina-se: 
Alternativas
Q1861225 Jornalismo
Para possibilitar um alcance amplo com baixo custo, a assessoria decidiu apostar em uma ferramenta específica. A intenção é fazer com que o portfólio de novos produtos da marca chegue ao maior número possível de clientes da empresa que possuam endereço físico. Importante observar que, recentemente, foram atualizados os dados cadastrais dos consumidores.
Nesse caso, a ferramenta de comunicação empregada deverá ser:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: E
5: D
6: B
7: E
8: D
9: D
10: A
11: E
12: C
13: D
14: A
15: B
16: E
17: B
18: C
19: E
20: B