Questões de Concurso Público FUNSAÚDE - CE 2021 para Médico – Medicina de Emergência
Foram encontradas 37 questões
O Sistema Único de Saúde – SUS é um sistema solidário, inspirado no sistema europeu de concepção universalista, pautado em diversos princípios. Desde sua criação, o SUS proporcionou a atenção integral à saúde e não apenas cuidados assistenciais e está à disposição de todos, desde a gestação e por toda a vida.
De acordo com a doutrina, o princípio específico que, embora ligado ao princípio da igualdade, consiste na necessidade de atendimento das demandas em saúde de acordo com a vulnerabilidade social dos usuários, buscando oferecer mais a quem mais precisa e com isso reduzir as desigualdades sociais é denominado princípio da
A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011, dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde.
De acordo com o mencionado ato normativo, a valorização da dimensão subjetiva e social, em todas as práticas de atenção e de gestão da saúde, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, raça, orientação sexual e às populações específicas, garantindo o acesso dos usuários às informações sobre saúde, inclusive sobre os profissionais que cuidam de sua saúde, respeitando o direito a acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha), e a valorização do trabalho e dos trabalhadores consiste no conceito de
A Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 553/2017, que dispõe sobre a carta dos direitos e deveres da pessoa usuária da saúde, estabelece uma série de diretrizes para concretização desses direitos e deveres.
Assinale a alternativa que não traduz uma dessas diretrizes.
A Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como sobre a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, afirma que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
De acordo com o citado diploma legal, em matéria de execução e prestação direta dos servidos de saúde, à direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete
Esse sistema foi implantado para acompanhar as ações e os resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Ele foi desenvolvido como instrumento gerencial dos sistemas locais de saúde e incorporou em sua formulação conceitos como o território, problema e responsabilidade sanitária. Por meio dele obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde.
O trecho acima descreve o sistema do SUS conhecido como:
A pandemia do novo coronavírus jogou luz sobre um importante tema na área de saúde: a regulação. A Regulação Estatal, como mediador coletivo, utiliza um conjunto de estratégias distintas para direcionar os sistemas de serviços de saúde para o cumprimento de seus objetivos e para definir as regras do jogo destes sistemas de forma a regular o movimento de vários atores. Nesse sentido, de acordo com o Curso Básico de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS/Ministério da Saúde, no setor Saúde, a regulação
O programa está associado à Secretaria de Vigilância em Saúde e define os calendários de intervenção considerando a situação epidemiológica, o risco, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas. Esse programa tem sido considerado uma das intervenções em saúde pública mais importantes das últimas décadas, de grande aceitação e avaliada de forma positiva por boa parte da nossa população, inclusive pelo impacto na redução ou eliminação de doenças.
Assinale a opção que identifica corretamente o programa do SUS descrito acima:
Paciente do sexo feminino, 39 anos, com diagnóstico de choque séptico de foco cutâneo, em uso de ceftriaxona e clidamicina é internada na UTI com quadro de disfunção de múltiplos órgãos, intubada e em uso de noradrenalina 0,75mcg/kg/min.
No momento, PAM 60, FC 136. Evoluiu com piora do choque, sendo optado por iniciar uma segunda droga vasoativa. Para esse fim, realizou-se ecocardiograma à beira-leito point of care, mostrando função de ventrículo esquerdo hiperdinâmica e débito cardíaco estimado de 8,5L/min.
Assinale a opção que indica a segunda droga vasoativa que, idealmente, deve ser associada nesse contexto.
Paciente de 21 anos do sexo masculino dá entrada na UTI com síndrome respiratória aguda grave por coronavírus. Na radiografia de tórax, há infiltrado pulmonar bilateral. Evolui, no 2º dia de internação, com intensa insuficiência respiratória, necessitando ser intubado. Nas horas seguintes, a ventilação mecânica tem parâmetros ajustados, tendo em vista a piora clínica do doente.
No momento, o doente se encontra sedado com propofol e fentanil e sob efeito de bloqueador neuromuscular com cisatracúrio e em uso de noradrenalina a 0,1mcg/kg/min. Os parâmetros ventilatórios em volume controlado são: Vc 6mL/kg; PEEP 18; FR 30; FiO2 100%; Pplateau 30cmH2O, implicando SatO2 86%. A gasometria arterial mostra: pH 7,19, pO2 66, pCO2 70, HCO3 25, BE 0, SatO2 87%.
Assinale o próximo passo no manejo deste doente, que terá benefício em mortalidade, na hipoxemia e na acidose respiratória.
Paciente grande queimado dá entrada em pronto-socorro terciário após transferência de serviço externo. Segundo relatos da equipe do hospital de origem, trata-se de paciente de 58 anos que apresentou queimadura profunda de 45% de superfície corpórea, especialmente em tronco, braços, pescoço e face, após tentativa de suicídio com combustão de gasolina.
À entrada na UTI, paciente evolui com estridor laríngeo e com sialorreia - há estigmas de queimadura de via aérea. No momento os sinais vitais são: FC 135, PA 74x44, FR 40, SatO2 75% com cateter de O2.
Além de expansão volêmica e cogitar iniciar droga vasoativa de forma precoce, as drogas que devem ser escolhidas para sequência rápida de intubação são:
A respeito das indicações para o uso de glicocorticoide no doente crítico, analise os itens a seguir.
I. Choque séptico refratário a catecolaminas.
II. Pneumonia bacteriana grave, com choque ou com necessidade de ventilação mecânica.
III. Síndrome respiratória aguda grave causada pelo vírus da Influenza.
IV. Trauma raquimedular ou traumatismo craniano grave
Assinale a opção que apresenta os itens corretos.
Um hospital no interior do Brasil só dispõe de um aparelho para realização de ventilação não invasiva (VNI). É possível, com esse aparelho, realizar os modos CPAP e BiPAP.
Dentre os 5 pacientes abaixo com desconforto respiratório, assinale o que apresenta indicação com maior nível de evidência para ser submetido à VNI.
Sobre as características das intoxicações graves por etilenoglicol, avalie os itens a seguir.
I. Presença de acidose metabólica de ânion gap aumentado.
II. Aumento do “gap osmolar”,
III. Insuficiência renal e presença de cristais de oxalato de cálcio no exame de urina.
IV. Alterações neurológicas, como coma e neuropatias
Está correto o que se afirma em
Paciente de 57 anos, sexo feminino, com antecedente de HAS e insuficiência cardíaca de etiologia hipertensiva de fração de ejeção reduzida (FEVE 20%) foi internada na UTI após choque cardiogênico às custas de uma IC descompensada por uma sepse de foco pulmonar.
No 3º dia de internação, evolui, já extubada, em Glasgow 15, com desmame de noradrenalina. Atualmente em uso de dobutamina 10mcg/kg/min apenas. Ao final do plantão, você é chamado, pois a paciente exibe sinais de baixo débito e má perfusão periférica, mantendo a mesma dose de dobutamina. Ao exame clínico, sonolenta, perfusão lentificada, estertores bibasais à ausculta pulmonar, ausculta cardíaca normal. FR 22, SatO2 93% em ar ambiente, FC 94, PA 140x110 (PAM 120).
Assinale a opção que apresenta a melhor conduta no momento.
Paciente com diagnóstico de Síndrome de Takotsubo clássica, após hemorragia subaracnoide não aneurismática. O ecocardiograma transtorácico realizado à beira leito mostrou acinesia apical e base hiperdinâmica em ventrículo esquerdo. Paciente evoluiu com choque e necessidade de internação em UTI, sendo iniciado dobutamina, por suspeita de choque cardiogênico. Em seguida, há posterior piora do choque, sendo necessário associar altas doses de noradrenalina. Atualmente, está com dobutamina 20mcg/kg/min e noradrenalina 1mcg/kg/min. O exame de Doppler da via de saída do ventrículo esquerdo no ecocardiograma mostra o seguinte padrão, com VTI de 40cm.
A conduta mais adequada no momento é
Doente admitido em emergência por AVC hemorrágico de etiologia hipertensiva, apresenta rebaixamento de nível de consciência com não proteção de via aérea, optando-se por intubação orotraqueal.
Após adequado posicionamento, sedação e bloqueio neuromuscular e laringoscopia por operador experiente, obtevese a seguinte imagem à laringoscopia:
A classificação de Cormack da via aérea do doente é
A curva de fluxo abaixo de um doente internado em setor de emergência, sob ventilação mecânica, mostra um fenômeno comum em certos tipos de doente:
As opções a seguir apresentam estratégias válidas para amenizar o fenômeno apontado pela seta, supondo o doente em ventilação a pressão controlada, à exceção de uma. Assinale-a.
Paciente de 65 anos, sexo feminino, dá entrada em franca insuficiência respiratória na sala de emergência. Prontamente intubada, capnógrafo em forma de onda, após estabilização e acoplamento à ventilação mecânica, mostra a curva a seguir.
A EtCO2 medida é de 61mmHg.
Assinale a opção que indica o provável mecanismo da insuficiência respiratória dessa doente.
Paciente jovem de 18 anos é trazido ao PS por amigos, uma hora após participar de uma rave. Segundo relato dos amigos, o jovem fez uso de diversas drogas. Ao chegar ao PS, paciente apresenta convulsão tônico-clônico generalizada, vomita e exibe broncoaspiração maciça. Em seguida, evolui com necessidade de intubação orotraqueal por não proteção de via aérea e com necessidade de droga vasoativa por choque distributivo.
Radiografia de tórax mostra infiltrado em base pulmonar direita. Ao ser encaminhado à UTI, 1 hora depois, doente exibe febre de 39oC, apresenta necessidade de noradrenalina 0,3mcg/kg/min para manter estabilidade hemodinâmica e a ventilação mecânica está em parâmetros elevados (FiO2 70%).
Além das condutas de suporte intensivo, indique o esquema antimicrobiano que deve ser iniciado.
Paciente do sexo feminino, 79 anos, deu entrada no prontosocorro às 22 horas, com queixa de fraqueza em hemicorpo esquerdo, desde o meio-dia da mesma data. Refere que não procurou atendimento, pois acreditou que os sintomas iriam melhorar. Diz ser hipertensa, em uso de captopril, e tabagista.
Ao exame neurológico, apresenta-se com força grau III em MIE, grau II em MSE e grau V em dimídio direito, com paralisia facial de padrão central e heminegligente à esquerda. Exibe FC 88 e PA 206x100.
Sabendo-se que essa paciente tem um AVC isquêmico e que não é candidata a trombólise química, a conduta correta quanto a essa pressão arterial elevada é a de