Questões de Concurso Público FUNSAÚDE - CE 2021 para Técnico em Imobilização Ortopédica
Foram encontradas 4 questões
“Em cada território, os serviços de saúde são articulados entre si e organizados em níveis crescentes de complexidade”.
Assinale a opção que indica os dois aspectos da organização do Sistema Único de Saúde (SUS) a que o fragmento acima se refere.
“Segundo a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), o paradigma promocional coloca a necessidade de que o processo de produção do conhecimento e das práticas no campo da saúde e, mais ainda, no campo das políticas públicas se realize por meio da construção e da gestão compartilhadas. Desta forma, o agir sanitário envolve fundamentalmente o estabelecimento de uma rede de compromissos e corresponsabilidades em favor da vida e da criação das estratégias necessárias para que ela exista. A um só tempo, comprometer-se e corresponsabilizar-se pelo viver e por suas condições são marcas e ações próprias da clínica, da saúde coletiva, da atenção e da gestão, ratificando-se a indissociabilidade entre esses planos de atuação”.
TAVARES, MFL et alli: Qualificação dos Gestores do SUS. RJ: Fiocruz/ENSP/EAD. (Adaptado)
A respeito do entendimento do conceito de “promoção da saúde”, com base no fragmento acima e na PNPS, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma estratégia de articulação transversal que confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco e às diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no nosso país.
II. É um programa voltado para a criação de mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade, defendam a equidade e incorporem a participação e o controle sociais na gestão das políticas públicas.
III. É uma proposta de ampliação do acesso dos cidadãos brasileiros a convênios médicos para exames e cuidados preventivos, de modo a desonerar o sistema público de saúde de procedimentos de alta complexidade.
Está correto o que se afirma em
O relato a seguir exemplifica a importância de implementar processos humanizados de acolhimento nos serviços de saúde, como prescrito pela Política Nacional de Humanização (PNH).
A. tem 15 anos. Ela chega a uma unidade de saúde vestindo uniforme escolar, sozinha. Dirige-se à recepção, onde o processo de acolhimento é feito à maneira tradicional: por meio de triagem burocrática, sem sistematização de um processo de Classificação de Risco com protocolo estabelecido. A. está visivelmente angustiada e diz estar com muita dor na barriga.
A profissional da recepção avalia que ela pode ficar na fila e, depois de 35 minutos esperando, A. volta à recepção dizendo que a dor está aumentando, mas é reconduzida a esperar sua vez na fila. Depois de 15 minutos A. cai no chão, é levada para o atendimento e morre por ter ingerido veneno de rato para interromper uma gravidez indesejada. Um acolhimento humanizado poderia ter evitado o desfecho trágico de A.
Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Série B, Textos Básicos em Saúde. Brasília/DF. 2004. (Adaptado).
As opções a seguir descrevem corretamente processos de acolhimento humanizado no cotidiano dos serviços de saúde, à exceção de uma. Assinale-a.
Relacione os princípios da Política Nacional de Humanização às suas respectivas definições.
1. Transversalidade
2. Indissociabilidade entre atenção e gestão
3. Protagonismo, corresponsabilidade e empoderamento
( ) Reconhecer e considerar a interferência direta das decisões da gestão na atenção à saúde.
( ) Promover a troca de experiências entre profissionais multidisciplinares e o usuário, ampliando a intercomunicação.
( ) Reconhecer cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valorizar e incentivar sua atuação na produção de saúde.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.