Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2021 para Coordenador Pedagógico

Foram encontradas 20 questões

Q1863964 Pedagogia

Leia as afirmativas a seguir.



I. Prepara para o mercado de trabalho e a continuação dos estudos de modo a tornar o educando capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação.


II. Aprimora o educando como pessoa humana, por meio da formação ética, do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.


III. Consolida e aprofunda os conhecimentos adquiridos em etapas anteriores, possibilitando o prosseguimento dos estudos.



As afirmativas acima referem-se às finalidades do ensino  

Alternativas
Q1863969 Pedagogia

Considerando o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.



( ) Prevê ações de educação não formal com atuação de movimentos sociais e entidades civis, no intuito de sensibilizar e formar uma consciência crítica.


( ) Compreende a educação em Direitos Humanos como aspecto fundamental para a construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática.


( ) Considera que a educação deva articular a apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre Direitos Humanos e sua relação com os diversos contextos.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Q1863970 Pedagogia

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional. Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.


Adaptado de MEC, Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997, p. 29.



Considerando o texto acima, é correto afirmar que os PCNs 

Alternativas
Q1863974 Pedagogia
A valorização das aptidões individuais e da autoeducação, considerando o aluno como sujeito do conhecimento, e a adoção de práticas de ensino centradas no aluno e no grupo, são aspectos próprios da concepção pedagógica
Alternativas
Q1863975 Pedagogia

Leia o trecho a seguir.


O pequenino índio, que se inicia nos segredos da guerra e na arte da caça e da pesca, educa-se por um processo direto e vital, cuja eficiência nunca é demais acentuar. A sua educação é o seu próprio crescimento. Ele cresce em habilidade, em vigor, em coragem, em impulso, cresce em comando e domínio das circunstâncias do seu ambiente. O pequenino civilizado cresce na escola, onde, em vez de um arco, lhe dão um livro e, em vez da vida, um ambiente artificial e mecânico de noviciado.


TEIXEIRA, Anísio. Aspectos Americanos de Educação. 1928.



Com base no texto, a respeito das tendências pedagógicas contemporâneas, analise as afirmativas a seguir.



I. Anísio Teixeira defende uma educação ativa, baseada em propostas integradas à vida social, e condena a educação vigente em seu tempo.


II. Anísio Teixeira absorve a concepção de ensino-aprendizagem na qual o aluno é o protagonista de seu processo de educação.


III. Anísio Teixeira apresenta uma filosofia da educação baseada na integração entre teoria e prática.



Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1863976 Pedagogia

A Educação em Direitos Humanos (EDH) é um processo sistemático e multidimensional importante para orientar a formação do sujeito de direitos no Brasil.



As afirmativas a seguir caracterizam corretamente a EDH, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas
Q1863977 Pedagogia
O conceito de escola inclusiva está embasado no princípio da 
Alternativas
Q1863978 Pedagogia

Sobre o papel da educação para a sociedade brasileira, relacione as concepções pedagógicas listadas a seguir, à função social que cada uma atribuía à escola.



I. Pedagogia Tradicional (meados do século XIX a 1930)


II. Pedagogia Nova (1930 a 1970)


III. Pedagogia Tecnicista (1970 a 1980)


IV. Pedagogia Histórico-Crítica (1980 em diante)



( ) Instrumento de correção da marginalidade e de adaptação dos indivíduos às normas sociais, mas respeitando as individualidades e incentivando a aceitação mútua.


( ) Meio para discutir os conteúdos culturais e historicamente atribuídos ao currículo, inclusive substituindo os conteúdos formais por conteúdos reais, dinâmicos e concretos.


( ) Dispositivo para formar indivíduos eficientes, capazes de contribuir para o aumento da produtividade da sociedade, investindo em escolas técnicas.


( ) Antídoto à ignorância para todos, difundindo a instrução e transmitindo de forma sistematizada e gradual conhecimentos acumulados pela humanidade.



Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada. 

Alternativas
Q1863980 Pedagogia

Considerando as implicações do processo de transposição didática, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.



( ) Diminui as fronteiras entre os diversos ramos do saber e torna o conhecimento interdisciplinar no intuito de integrar os currículos.


( ) Transforma o conhecimento acadêmico em escolar, segmentando-o conforme os anos de escolaridade, e ordenando-o em unidades e tópicos.


( ) Organiza o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que perpassam todas as disciplinam, verticalizando o currículo.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,  

Alternativas
Q1863983 Pedagogia
Sobre o projeto político pedagógico da escola, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1863984 Pedagogia

I - O coordenador precisa assumir uma postura de articulador e mediador, ao prestar assistência pedagógica aos professores, e necessita estabelecer uma relação dialógica, de respeito e escuta em relação aos docentes e, em sua atuação junto aos alunos, pais e comunidade, com os quais interage diariamente na escola.


FEFFERMANN, E. A função do coordenador pedagógico na qualificação do

trabalho docente: formação continuada e avaliação educacional, 2016, p.34.




II – O coordenador pedagógico pode auxiliar os professores a estabelecer relações entre as disciplinas do currículo além de conhecer os alunos e a realidade social em que a escola está circunscrita, além das relações pedagógicas e interpessoais que se desenvolvem na sala de aula e na escola.


PRADO, G. DA SILVA. A formação continuada pela via do Coordenador

Pedagógico, 2015, p.29.



Para as autoras, o coordenador pedagógico:

Alternativas
Q1863988 Pedagogia

A realização do trabalho coletivo não supõe apenas a existência de profissionais que atuem lado a lado numa mesma Escola, mas exige educadores que tenham pontos de partida (princípios) e pontos de chegada (objetivos) comuns, consolidados pela formação de equipes sólidas de trabalho. É necessário, assim, que os educadores de uma Escola discutam e reflitam sobre alguns elementos curriculares básicos: educador, professor, aluno, Escola, sociedade, objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação. É preciso também haver um certo consenso entre os docentes, pois estes elementos podem estar sendo percebidos por óticas teórico-práticas vinculadas a diferentes correntes, tais como o tradicionalismo, o escolanovismo, o tecnicismo e as tendências progressistas, que também apresentam divergências entre si.


FUSARI, José Cerchi. A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar. Série Ideias. São Paulo: FDE, 1993. Adaptado.



Assinale a afirmativa que identifica corretamente uma condição necessária para a construção de um trabalho pedagógico coletivo, segundo o autor citado. 

Alternativas
Q1863989 Pedagogia

Em 2015, em Incheon (Coreia do Sul), foi realizado o último Fórum Mundial da Educação, com o objetivo de criar uma agenda global para o setor até 2030. O evento foi aberto pelo secretário-geral da ONU que se pronunciou sobre o valor estratégico do desenvolvimento de competências socioemocionais para enfrentar os desafios do século XXI:


A educação deve produzir mais do que indivíduos que consigam ler, escrever e contar. Ela deve nutrir cidadãos globais, que consigam enfrentar os desafios do século XXI.


Ki-Moon, Ban, World of Education Forum, UNESCO. 2015.



As afirmativas a seguir caracterizam corretamente os principais eixos das competências socioemocionais, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q1863990 Pedagogia

Cabe à equipe gestora de uma escola conduzir a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e enfatizar a articulação entre seus elementos constitutivos: o marco situacional, o conceitual e o operacional.


A esse respeito, relacione os elementos constitutivos do PPP à sua respectiva caracterização.



1. Marco Situacional


2. Marco Conceitual


3. Marco Operacional



( ) Compreende o planejamento das ações a serem tomadas pela comunidade escolar para efetivar o projeto de escola, em um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar para buscar a solução de problemas, no propósito de tomada de decisões.


( ) Define os fundamentos teóricos nos quais a escola se pauta e que constituem a base para o planejamento do professor, a fim de que a sua prática pedagógica seja condizente com as necessidades educativas dos estudantes, possibilitando que a escola cumpra sua função social.


( ) Apresenta uma descrição da realidade escolar com as características mais relevantes da comunidade em que a escola está inserida (perfil socioeconômico), incluindo a diversidade dos sujeitos e priorizando os aspectos que implicam no processo de ensino e aprendizagem.



Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.  

Alternativas
Q1863992 Pedagogia

As expressões formação continuada ou formação contínua são frequentemente intercambiadas com o conceito de formação em serviço, assim como as expressões formação em contexto e formação centrada na escola. Em todos os casos, designam uma atividade realizada na escola que:



se ocupa dos saberes profissionais emergentes do contexto de ação, desafia o coletivo de professores a gerar sentidos e coerências para a atuação individual e do grupo. Esse coletivo de trabalho, entendido como espaço de reflexão e intervenção, de socialização de experiências e de (re)construção de identidades e práticas, pode permitir que cada professor e coordenador deem sentido à sua experiência e se reconheça produtor de conhecimentos e saberes.


CUNHA, R. B.; PRADO, G. V. T. Sobre importâncias: a coordenação e a coformação na escola,

In: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. de (Org.). O coordenador pedagógico e os

desafios da educação. São Paulo: Loyola, 2008.




Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção de formação continuada de professores

Alternativas
Q1863993 Pedagogia

“Pau que nasce torto, morre torto”.



O ditado acima expressa metaforicamente uma certa abordagem quanto aos processos de aprendizagem. Essa abordagem é classificada como

Alternativas
Q1863994 Pedagogia

A relação família-escola abrange os múltiplos aspectos envolvidos na interação entre essas duas instituições e o papel da família na escolarização tem sido objeto de estudo da Sociologia da Educação desde os anos 1960, com base nos trabalhos pioneiros de Pierre Bourdieu.


A respeito da relação família-escola, considerando a contribuição conceitual de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.



I. A escolarização envolve os diversos modos de interação entre família e escola, e o indicador mais revelador dessas diferenças é a reação das famílias ao tema do sucesso escolar: famílias de uma mesma classe social podem favorecer ou dificultar o sucesso e a longevidade escolar dos alunos.


II. A escolarização é uma estratégia familiar de reprodução da posição social: quanto maior o peso do capital cultural no conjunto do patrimônio de um grupo familiar, maiores tenderiam a ser os níveis de expectativa e de investimento na escolarização dos filhos.


III. Para as elites, mais ricas em capital social e cultural, o sistema escolar é apenas um meio de socialização, pois o acesso às carreiras mais prestigiosas do sistema político e às posições de controle já estão garantidas pelo capital econômico.



Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1863997 Pedagogia

O entendimento vigente sobre a função social da escola na sociedade brasileira encontra-se condensado no Documento Final do CONEB (Conferência Nacional da Educação Básica).



Quanto à função social da educação, cabe destacar o entendimento de que a educação é processo e prática social, constituídos e constituintes das relações sociais mais amplas. Essa concepção de educação sinaliza a importância de que ela se dê de forma contínua ao longo da vida. Para que seja realizada como direito humano inalienável do cidadão, em consonância com o Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sua práxis social deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos diferentes, para atender às diferenciadas demandas. Como prática social, a educação tem como loci privilegiados, mas não exclusivos, a escola e os espaços comunitários, entendidos como cenário da garantia de direitos.



Do exposto decorre que, para realizar sua função social, a escola

Alternativas
Q1863999 Pedagogia

A equipe gestora de uma unidade escolar, em conjunto com seus docentes, propõe a criação de um laboratório lúdico para a escola. Sobre os objetivos específicos dessa proposta, analise as afirmativas a seguir.



I. Conhecer e manipular materiais lúdicos pedagógicos que favoreçam a prática docente.


II. Realizar oficinas de criação e construção de brinquedos e jogos para uso na ala de aula.


III. Desenvolver projetos interdisciplinares na área de ludicidade e educação para a formação docente.


IV. Oferecer oficinas de formação para/com professores da Educação Básica e a comunidade.



Assinale a opção que indica os objetivos pertinentes à inserção da dimensão lúdica no contexto pedagógico.

Alternativas
Q1864003 Pedagogia

Opondo-se tanto aos conservadores, que enxergam na crise escolar a desintegração de toda consciência moral, quanto aos relativistas, que advogam a dissolução dos imperativos universais nas éticas grupais, o debate sobre a ética na educação ocupa-se dos esforços realizados pelo pensar e agir humano na construção de uma boa vida coletiva.


Com relação a esse debate, assinale a afirmativa que descreve corretamente um tema pertinente a ética e educação

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: A
5: A
6: E
7: A
8: A
9: A
10: C
11: E
12: D
13: D
14: C
15: A
16: A
17: B
18: A
19: C
20: C