Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2021 para Coordenador Pedagógico
Foram encontradas 20 questões
Leia as afirmativas a seguir.
I. Prepara para o mercado de trabalho e a continuação dos estudos de modo a tornar o educando capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação.
II. Aprimora o educando como pessoa humana, por meio da formação ética, do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
III. Consolida e aprofunda os conhecimentos adquiridos em etapas anteriores, possibilitando o prosseguimento dos estudos.
As afirmativas acima referem-se às finalidades do ensino
Considerando o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Prevê ações de educação não formal com atuação de movimentos sociais e entidades civis, no intuito de sensibilizar e formar uma consciência crítica.
( ) Compreende a educação em Direitos Humanos como aspecto fundamental para a construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática.
( ) Considera que a educação deva articular a apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre Direitos Humanos e sua relação com os diversos contextos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional. Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.
Adaptado de MEC, Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997, p. 29.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que os PCNs
Leia o trecho a seguir.
O pequenino índio, que se inicia nos segredos da guerra e na arte da caça e da pesca, educa-se por um processo direto e vital, cuja eficiência nunca é demais acentuar. A sua educação é o seu próprio crescimento. Ele cresce em habilidade, em vigor, em coragem, em impulso, cresce em comando e domínio das circunstâncias do seu ambiente. O pequenino civilizado cresce na escola, onde, em vez de um arco, lhe dão um livro e, em vez da vida, um ambiente artificial e mecânico de noviciado.
TEIXEIRA, Anísio. Aspectos Americanos de Educação. 1928.
Com base no texto, a respeito das tendências pedagógicas contemporâneas, analise as afirmativas a seguir.
I. Anísio Teixeira defende uma educação ativa, baseada em propostas integradas à vida social, e condena a educação vigente em seu tempo.
II. Anísio Teixeira absorve a concepção de ensino-aprendizagem na qual o aluno é o protagonista de seu processo de educação.
III. Anísio Teixeira apresenta uma filosofia da educação baseada na integração entre teoria e prática.
Está correto o que se afirma em
A Educação em Direitos Humanos (EDH) é um processo sistemático e multidimensional importante para orientar a formação do sujeito de direitos no Brasil.
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente a EDH, à exceção de uma. Assinale-a.
Sobre o papel da educação para a sociedade brasileira, relacione as concepções pedagógicas listadas a seguir, à função social que cada uma atribuía à escola.
I. Pedagogia Tradicional (meados do século XIX a 1930)
II. Pedagogia Nova (1930 a 1970)
III. Pedagogia Tecnicista (1970 a 1980)
IV. Pedagogia Histórico-Crítica (1980 em diante)
( ) Instrumento de correção da marginalidade e de adaptação dos indivíduos às normas sociais, mas respeitando as individualidades e incentivando a aceitação mútua.
( ) Meio para discutir os conteúdos culturais e historicamente atribuídos ao currículo, inclusive substituindo os conteúdos formais por conteúdos reais, dinâmicos e concretos.
( ) Dispositivo para formar indivíduos eficientes, capazes de contribuir para o aumento da produtividade da sociedade, investindo em escolas técnicas.
( ) Antídoto à ignorância para todos, difundindo a instrução e transmitindo de forma sistematizada e gradual conhecimentos acumulados pela humanidade.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Considerando as implicações do processo de transposição didática, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Diminui as fronteiras entre os diversos ramos do saber e torna o conhecimento interdisciplinar no intuito de integrar os currículos.
( ) Transforma o conhecimento acadêmico em escolar, segmentando-o conforme os anos de escolaridade, e ordenando-o em unidades e tópicos.
( ) Organiza o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que perpassam todas as disciplinam, verticalizando o currículo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
I - O coordenador precisa assumir uma postura de articulador e mediador, ao prestar assistência pedagógica aos professores, e necessita estabelecer uma relação dialógica, de respeito e escuta em relação aos docentes e, em sua atuação junto aos alunos, pais e comunidade, com os quais interage diariamente na escola.
FEFFERMANN, E. A função do coordenador pedagógico na qualificação do
trabalho docente: formação continuada e avaliação educacional, 2016, p.34.
II – O coordenador pedagógico pode auxiliar os professores a estabelecer relações entre as disciplinas do currículo além de conhecer os alunos e a realidade social em que a escola está circunscrita, além das relações pedagógicas e interpessoais que se desenvolvem na sala de aula e na escola.
PRADO, G. DA SILVA. A formação continuada pela via do Coordenador
Pedagógico, 2015, p.29.
Para as autoras, o coordenador pedagógico:
A realização do trabalho coletivo não supõe apenas a existência de profissionais que atuem lado a lado numa mesma Escola, mas exige educadores que tenham pontos de partida (princípios) e pontos de chegada (objetivos) comuns, consolidados pela formação de equipes sólidas de trabalho. É necessário, assim, que os educadores de uma Escola discutam e reflitam sobre alguns elementos curriculares básicos: educador, professor, aluno, Escola, sociedade, objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação. É preciso também haver um certo consenso entre os docentes, pois estes elementos podem estar sendo percebidos por óticas teórico-práticas vinculadas a diferentes correntes, tais como o tradicionalismo, o escolanovismo, o tecnicismo e as tendências progressistas, que também apresentam divergências entre si.
FUSARI, José Cerchi. A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar. Série Ideias. São Paulo: FDE, 1993. Adaptado.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente uma condição necessária para a construção de um trabalho pedagógico coletivo, segundo o autor citado.
Em 2015, em Incheon (Coreia do Sul), foi realizado o último Fórum Mundial da Educação, com o objetivo de criar uma agenda global para o setor até 2030. O evento foi aberto pelo secretário-geral da ONU que se pronunciou sobre o valor estratégico do desenvolvimento de competências socioemocionais para enfrentar os desafios do século XXI:
A educação deve produzir mais do que indivíduos que consigam ler, escrever e contar. Ela deve nutrir cidadãos globais, que consigam enfrentar os desafios do século XXI.
Ki-Moon, Ban, World of Education Forum, UNESCO. 2015.
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente os principais eixos das competências socioemocionais, à exceção de uma. Assinale-a.
Cabe à equipe gestora de uma escola conduzir a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e enfatizar a articulação entre seus elementos constitutivos: o marco situacional, o conceitual e o operacional.
A esse respeito, relacione os elementos constitutivos do PPP à sua respectiva caracterização.
1. Marco Situacional
2. Marco Conceitual
3. Marco Operacional
( ) Compreende o planejamento das ações a serem tomadas pela comunidade escolar para efetivar o projeto de escola, em um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar para buscar a solução de problemas, no propósito de tomada de decisões.
( ) Define os fundamentos teóricos nos quais a escola se pauta e que constituem a base para o planejamento do professor, a fim de que a sua prática pedagógica seja condizente com as necessidades educativas dos estudantes, possibilitando que a escola cumpra sua função social.
( ) Apresenta uma descrição da realidade escolar com as características mais relevantes da comunidade em que a escola está inserida (perfil socioeconômico), incluindo a diversidade dos sujeitos e priorizando os aspectos que implicam no processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
As expressões formação continuada ou formação contínua são frequentemente intercambiadas com o conceito de formação em serviço, assim como as expressões formação em contexto e formação centrada na escola. Em todos os casos, designam uma atividade realizada na escola que:
se ocupa dos saberes profissionais emergentes do contexto de ação, desafia o coletivo de professores a gerar sentidos e coerências para a atuação individual e do grupo. Esse coletivo de trabalho, entendido como espaço de reflexão e intervenção, de socialização de experiências e de (re)construção de identidades e práticas, pode permitir que cada professor e coordenador deem sentido à sua experiência e se reconheça produtor de conhecimentos e saberes.
CUNHA, R. B.; PRADO, G. V. T. Sobre importâncias: a coordenação e a coformação na escola,
In: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. de (Org.). O coordenador pedagógico e os
desafios da educação. São Paulo: Loyola, 2008.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção de formação continuada de professores.
“Pau que nasce torto, morre torto”.
O ditado acima expressa metaforicamente uma certa abordagem quanto aos processos de aprendizagem. Essa abordagem é classificada como
A relação família-escola abrange os múltiplos aspectos envolvidos na interação entre essas duas instituições e o papel da família na escolarização tem sido objeto de estudo da Sociologia da Educação desde os anos 1960, com base nos trabalhos pioneiros de Pierre Bourdieu.
A respeito da relação família-escola, considerando a contribuição conceitual de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.
I. A escolarização envolve os diversos modos de interação entre família e escola, e o indicador mais revelador dessas diferenças é a reação das famílias ao tema do sucesso escolar: famílias de uma mesma classe social podem favorecer ou dificultar o sucesso e a longevidade escolar dos alunos.
II. A escolarização é uma estratégia familiar de reprodução da posição social: quanto maior o peso do capital cultural no conjunto do patrimônio de um grupo familiar, maiores tenderiam a ser os níveis de expectativa e de investimento na escolarização dos filhos.
III. Para as elites, mais ricas em capital social e cultural, o sistema escolar é apenas um meio de socialização, pois o acesso às carreiras mais prestigiosas do sistema político e às posições de controle já estão garantidas pelo capital econômico.
Está correto o que se afirma em
O entendimento vigente sobre a função social da escola na sociedade brasileira encontra-se condensado no Documento Final do CONEB (Conferência Nacional da Educação Básica).
Quanto à função social da educação, cabe destacar o entendimento de que a educação é processo e prática social, constituídos e constituintes das relações sociais mais amplas. Essa concepção de educação sinaliza a importância de que ela se dê de forma contínua ao longo da vida. Para que seja realizada como direito humano inalienável do cidadão, em consonância com o Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sua práxis social deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos diferentes, para atender às diferenciadas demandas. Como prática social, a educação tem como loci privilegiados, mas não exclusivos, a escola e os espaços comunitários, entendidos como cenário da garantia de direitos.
Do exposto decorre que, para realizar sua função social, a escola
A equipe gestora de uma unidade escolar, em conjunto com seus docentes, propõe a criação de um laboratório lúdico para a escola. Sobre os objetivos específicos dessa proposta, analise as afirmativas a seguir.
I. Conhecer e manipular materiais lúdicos pedagógicos que favoreçam a prática docente.
II. Realizar oficinas de criação e construção de brinquedos e jogos para uso na ala de aula.
III. Desenvolver projetos interdisciplinares na área de ludicidade e educação para a formação docente.
IV. Oferecer oficinas de formação para/com professores da Educação Básica e a comunidade.
Assinale a opção que indica os objetivos pertinentes à inserção da dimensão lúdica no contexto pedagógico.
Opondo-se tanto aos conservadores, que enxergam na crise escolar a desintegração de toda consciência moral, quanto aos relativistas, que advogam a dissolução dos imperativos universais nas éticas grupais, o debate sobre a ética na educação ocupa-se dos esforços realizados pelo pensar e agir humano na construção de uma boa vida coletiva.
Com relação a esse debate, assinale a afirmativa que descreve corretamente um tema pertinente a ética e educação.