Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2021 para Farmacêutico

Foram encontradas 20 questões

Q1866519 Farmácia
Segundo o Código de Ética do Farmacêutico, publicado em 11/08/2021, no capítulo sobre publicidade dos trabalhos científicos, o Art. 20 veda ao profissional inscrito no CRF,

I. divulgar assunto ou descoberta de conteúdo inverídico, ou que não possua a devida comprovação.
II. publicar, em seu nome, trabalho científico do qual não tenha participado.
III. promover publicidade enganosa ou abusiva da boa-fé do usuário.
IV. anunciar produtos farmacêuticos por quaisquer meios capazes de induzir ao seu uso indevido.
V. utilizar-se, sem a autorização expressa do autor, de dados ou informações, a não ser que seja de interesse público.

Em relação ao Código de Ética Farmacêutica, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1866520 Farmácia
A Portaria MS nº 4236/2017 conceitua Atenção Básica como “conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária”.

De acordo com o descrito acima e o constante na referida Resolução, analise as afirmativas a seguir.

I. A PNAB se baseia como estratégia principal à sua implantação, à criação de Equipe Saúde da Família.
II. A equipe de saúde da Família, deve ter obrigatoriamente a presença de um Farmacêutico em sua equipe.
III. A Equipe de Saúde da Família, deve coordenar a integralidade em seus vários aspectos, trabalhando de forma multiprofissional, interdisciplinar e em equipe, realizando a gestão do cuidado integral do usuário.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1866521 Farmácia
Sobre a RDC nº 67/2007, da Anvisa, que dispõe sobre as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em Farmácias, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1866522 Farmácia
A biodisponibilidade é definida como a fração do fármaco inalterado que alcança a circulação sistêmica logo depois da administração por qualquer via. A Área sobre a Curva (ASC) da concentração-tempo no sangue é proporcional à dose e à extensão dessa biodisponibilidade do fármaco, se sua eliminação for de primeira ordem (LANGE, 2017) .


A esse respeito analise a tabela a seguir.


Na tabela acima apresenta a biodisponibilidade percentual, bem como suas características, e omite as vias de administração utilizada para um fármaco.

Assinale a opção que indica corretamente as vias de administração e a característica geral relacionada a cada via. 
Alternativas
Q1866523 Farmácia
Os estudos de pre-formulação para o desenvolvimento de um medicamento são fundamentais para garantir a qualidade de uma formulação farmacêutica, em nível industrial.

Assinale a opção que indica as características físico-químicas dos IFAs (Insumos Farmacêuticos Ativos). 
Alternativas
Q1866524 Farmácia
A biodisponibilidade é dependente dos processos de absorção e metabolismo hepático. Desta maneira, a fração da dose que alcança a circulação sistêmica corresponde à quantidade da dose absorvida que não sofre metabolismo hepático. (Storpitis, 2011)

Com relação ao tema disponibilidade, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os fármacos hidrossolúveis e dependentes do pH de absorção, como o cetoconazol e itraconazol, devem ser administrados em condição pós-prandial.
( ) A enoxaparina é um fármaco que apresenta baixa ligação às proteínas plasmáticas e, dessa forma, apresenta um elevado valor para o seu volume de distribuição.
( ) O anestésico tiopental apresenta alta lipossolubilidade, sendo acumulado nos tecidos adiposos, e com isso é liberado lentamente em pacientes obesos, ocasionando um maior efeito.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas
Q1866525 Farmácia
O gráfico abaixo, reproduz o perfil de concentrações plasmáticas versus tempo resultantes dos processos de ADME (absorção, distribuição metabolismo e excreção) após a administração de um fármaco.
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a opção que apresenta a sequência que denomina corretamente as letras destacadas. 
Alternativas
Q1866526 Farmácia
Com relação ao tema fármacos sedativos-hipnóticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A buspirona possui efeitos ansiolíticos seletivos, aliviando a ansiedade sem causar efeitos sedativos, hipnóticos ou eufóricos pronunciados, além de não ter propriedades anticonvulsivantes ou miorrelaxantes.
II. As interações medicamentosas mais comuns que envolvem os sedativos-hipnóticos estão relacionadas com outros agentes depressores do SNC, com aparecimento de efeitos aditivos, como ocorre com o flurazepam e a nicotina.

III. O zolpidem liga-se seletivamente a um subgrupo de receptores GABA, atuando como os benzodiazepínicos, aumentando a hiperpolarização da membrana.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1866527 Farmácia
A adição de medicamentos às soluções parenterais de grande volume (SPGV) em ambiente hospitalar, requer grande conhecimento do meio onde foi inserido o fármaco, tem em vista que esta ação pode alterar as propriedades físico-químicas da mistura, como a estrutura molecular do fármaco, dos excipientes presentes na formulação e da composição das SPGV. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A anfotericina B precipita e perde potência antimicrobiana quanto diluída com solução fisiológica.
II. Tazopactam + piperacilina não deve ser misturado à solução de ringer com lactato.
III. O Diazepam injetável precipita quando adicionado à uma solução glicosada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1866528 Farmácia
O teste de dissolução de comprimidos, in vitro, de formas farmacêuticas sólidas é importante porque
Alternativas
Q1866529 Farmácia
A OMS apresenta a Farmacovigilância como sendo a ciência e as atividades relacionadas a detecção, determinação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer outro possível problema relacionado a medicamentos. Um dos principais objetivos desta ação, é a monitorização contínua das reações adversas de um medicamento quando é lançado no mercado. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A observação da associação entre uma reação adversa e o uso prévio de um medicamento, não implica automaticamente na existência de uma relação de causalidade.
II. Para se determinar uma causalidade entre o medicamento e uma reação adversa, é necessário a utilização de algoritmos capazes de classificá-la com relação ao perigo do uso daquele medicamento pelo indivíduo.
III. Os algoritmos são construídos como uma tabela de decisão em forma de questionário, padronizando critérios escolhidos por um avaliador.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1866530 Farmácia
Com relação ao tema Fármacovigilância, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 

( ) A Farmacovigilancia é uma atribuição exclusiva das empresas farmacêuticas não necessitando da participação dos profissionais da saúde.
( ) As maiores limitações do processo de notificação voluntária são a subnotificação e o desconhecimento do número de pessoas expostas ao medicamento.
( ) Somente é possível notificar uma suspeita de reação adversa quando se tem certeza de que a reação foi devida a um medicamento.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1866531 Farmácia
Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são divididos em várias classes químicas, de acordo com o seu mecanismo de ação. A maior parte desses fármacos é bem absorvida, e sua biodisponibilidade não é consideravelmente afetada pela presença de alimentos (LANGE, 13ª.Ed.). Sobre os AINEs, analise as afirmativas a seguir.

I. O ibuprofeno é um derivado simples do ácido fenilpropionico, inibidor seletivo da COX-2, muito utilizado em pediatria pela sua atividade antipirética e anti-inflamatória.
II. O meloxicam é uma enolcarboxamida relacionada com o piroxicam que inibe preferencialmente a COX-2, e está menos associado a sintomas gastrintestinais clínicos e complicações que o piroxicam.
III. O abatacepte é um Fármaco Antirreumático Modificador da Doença (FARMD) de origem biológica, produzido pela tecnologia de DNA recombinante, e indicado em pacientes com Artrite reumatoide moderada ou grave.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1866532 Farmácia
A Resolução RDC nº 166 de 24 de julho de 2017 da Anvisa, estabelece critérios para validação de métodos analíticos empregados em insumos farmacêuticos medicamentos e produtos biológicos em toda as suas fases de produção. Dentre os parâmetros obrigatórios para a validação analítica da técnica utilizada, temos aquele que se refere à menor quantidade do analito em uma amostra que pode ser determinada com precisão e exatidão aceitáveis, sob as condições experimentais estabelecidas.

Este parâmetro é denominado de
Alternativas
Q1866533 Farmácia
A Resolução RDC nº 31, de 11 de agosto de 2010, da Anvisa, dispõe sobre a realização dos Estudos de Equivalência Farmacêutica e de Perfil de Dissolução Comparativa. De acordo com a Resolução citada, analise as afirmativas a seguir.

I. Os estudos de equivalência farmacêutica e perfis de dissolução devem ser realizados por laboratórios públicos, cadastrados, habilitados e supervisionados pela Anvisa, e que pertençam à Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas).
II. Para o estudo de Equivalência Farmacêutica, não é necessário o medicamento estar registrado na Anvisa, mas ele deve estar acondicionado em sua embalagem comercial para ser submetido ao referido estudo.
III. Na ausência de monografia descrita na Farmacopeia Brasileira ou em compêndio oficial aprovado/referendado pela Anvisa, deve-se utilizar método analítico validado pelo Centro de Equivalência Farmacêutica ou pelo patrocinador do estudo.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1866534 Farmácia
A Resolução RDC nº 34 de 11/06/2014 da Anvisa, estabelece os requisitos de boas práticas para o serviço de hemoterapia que desenvolvam atividades relacionadas ao ciclo produtivo do sangue para serviços de saúde. De acordo com a resolução, analise as afirmativas a seguir.

I. O serviço de hemoterapia deve ter como responsável técnico, um profissional médico especialista em hemoterapia ou hematologia, ou qualificado por órgão competente, ou ainda outro profissional registrado em seu conselho de classe com a devida habilitação.
II. O serviço de hemoterapia deve implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que contemple todos os aspectos relacionados à geração, segregação, acondicionamento e disposição final dos resíduos gerados, entre outros.
III. O serviço de hemoterapia deve assegurar atendimento às legislações relacionadas à biossegurança, à saúde do trabalhador, à segurança predial e ao gerenciamento de resíduos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1866535 Farmácia
“Um dos grandes desafios para a gestão da assistência farmacêutica no sistema Único de Saúde é estabelecer uma forma sustentável de garantir o financiamento e o acesso aos medicamentos, considerando os elevados custos da assistência à saúde. O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) constituiu-se em uma estratégia de acesso ao tratamento mais complexo, através do acesso à medicamentos considerados excepcionais ou de alto custo através do Ministério da Saúde.”

Lauton & Paixão, 2019.

Assinale a opção que indica a estratégia perseguida pelo CEAF para garantir a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, inserida nesse componente.
Alternativas
Q1866536 Farmácia
A nanotecnologia farmacêutica é a área das ciências farmacêuticas envolvida no desenvolvimento, caracterização e aplicação de sistemas terapêuticos em escala nanométrica ou micrométrica. O estudo desses sistemas tem sido realizado com o objetivo de direcionar e controlar a liberação de fármacos. Sobre as vantagens potenciais das Formas Farmacêuticas de Liberação Modificada (FFLM), quando comparadas às Formas Farmacêuticas Convencionais (FFC), analise os itens a seguir.

I. A menor flutuação dos níveis plasmáticos do fármaco.
II. A redução da frequência de administração do medicamento.
III. A redução no custo inicial das FFLM, por utilizar a mínima quantidade do fármaco para o efeito terapêutico desejado.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1866537 Farmácia
Segundo o Decreto nº 85.878/81, que estabelece normas para execução da Lei nº 3.820/60, sobre o exercício da profissão farmacêutica, sobre as atribuições privativas e exclusivas do profissional Farmacêutico, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A elaboração de laudos técnicos e a realização de pericias técnico-legais relacionados com atividades, produtos, fórmulas, processo e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica.
( ) A responsabilidade técnica de órgãos ou laboratórios de análises clínicas ou de saúde pública ou seus departamentos especializados.
( ) A responsabilidade técnica dos estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos cosméticos sem indicação terapêutica e produtos dietéticos e alimentares.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1866538 Farmácia
De acordo com a portaria nº 344/98 e suas atualizações, sobre os critérios para prescrição e dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: D
5: D
6: A
7: A
8: E
9: D
10: D
11: E
12: B
13: B
14: C
15: C
16: D
17: B
18: E
19: C
20: A