Questões de Concurso Público TJ-RO 2021 para Analista Judiciário - Pedagogo

Foram encontradas 3 questões

Q1843224 Pedagogia
Para Cipriano Carlos Luckesi, o ato de avaliar implica dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir, já que não é possível uma decisão sem um diagnóstico, e um diagnóstico sem uma decisão é uma ação interrompida. A respeito desses dois processos na avaliação da aprendizagem escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. O ato de diagnosticar implica constatar o estado de uma atividade ou de uma habilidade de aprendizagem, levando em consideração a natureza de cada campo de conhecimento. II. O ato de diagnosticar gera uma qualificação, positiva ou negativa, a respeito do objeto em avaliação, o que, por sua vez, conduz à escolha de estratégias didáticas. III. O ato de decidir não é neutro, estando subordinado aos objetivos da aprendizagem que se pretendem alcançar, às necessidades pedagógicas e aos meios disponíveis.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1843234 Pedagogia
Qualquer conduta, tratando-se seja de um ato executado exteriormente, ou interiorizado no pensamento, apresenta-se como uma adaptação ou, melhor dizendo, como uma readaptação. O indivíduo age apenas ao experimentar uma necessidade, ou seja, se o equilíbrio entre o meio e o organismo é rompido momentaneamente; neste caso, a ação tende a restabelecer o equilíbrio, isto é, precisamente a readaptar o organismo. PIAGET, A psicologia da inteligência. Petrópolis: Vozes, 2013. p.18.
Para Piaget, o desenvolvimento da aprendizagem: 
Alternativas
Q1843235 Pedagogia
A história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil está ligada a Paulo Freire. O projeto de alfabetização pioneiro de adultos que ele implementou em 1963 atendeu 380 trabalhadores em Angicos/RN e repercutiu por todo o país. Para Freire:
Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação? Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela práxis de sua busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela. Luta que, pela finalidade que lhe derem os oprimidos, será um ato de amor, com o qual se oporão ao desamor contido na violência dos opressores, até mesmo quando esta se revista da falsa generosidade referida. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 13.
Com base no texto, é correto afirmar que a EJA, na perspectiva de Paulo Freire:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C