Questões de Concurso Público EPE 2022 para Analista de Pesquisa Energética - Transmissão de Energia
Foram encontradas 40 questões
O setor elétrico brasileiro é composto por instituições que possuem competências específicas dentro de sua organização.
As instituições que possuem a competência para estabelecer o planejamento do setor elétrico e para regular a geração e transmissão de energia elétrica são, respectivamente,
A respeito da evolução de produção de fontes primárias da matriz energética brasileira, de acordo com o Balanço Energético disponibilizado até 2019, considere as afirmativas a seguir.
I. A participação da lenha sofreu redução, embora não tenha ocorrido variação significativa, em termos absolutos, na sua utilização nos 20 anos anteriores a 2019.
II. O aumento da produção do gás natural nos vinte anos antes de 2019 deveu-se sobretudo ao incremento da operação de termelétricas do setor elétrico.
III. A falta de complementariedade no uso da biomassa de cana em relação à energia hidráulica dificulta o aumento de sua participação na matriz.
Está correto o que se afirma em
O consumo final de energia para o ano de 2020, em 103 x tep, apresentou para os diversos setores os seguintes valores:
Os setores sinalizados por I, II e III são, respectivamente,
Um empreendimento possui um modelo de indicadores de sustentabilidade energética quantificado pelo índice E, que apresenta, na sua composição, os índices da tabela a seguir.
De acordo com esse modelo, o empreendimento é considerado
de baixa sustentabilidade energética, tendo em vista que o valor
do índice E é igual a
No início do século XXI, a desverticalização do setor elétrico brasileiro permitiu a participação do investimento privado no segmento da transmissão. Essa abertura propiciou, nas últimas décadas, um desenvolvimento que não seria possível apenas com investimento público.
As obras para expansão da transmissão, recomendadas nos estudos realizados pela EPE, traçaram as diretrizes para alocação desses recursos e, então, os mecanismos de mercado permitiram a realização desses investimentos com racionalidade e a um custo adequado.
Considerando a atual regulação para concessão do serviço público de transmissão de energia, avalie os itens a seguir.
I. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como poder concedente, aprova o Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE), desenvolvido pela EPE, e o Ministério de Minas e Energia (MME) organiza os procedimentos licitatórios para a contratação das transmissoras que implantarão as obras definidas.
II. As transmissoras fazem jus à remuneração de seus investimentos, com base no montante de energia (MWh) que passa por suas instalações. Dessa forma, garante-se o rendimento do agente de transmissão e a modicidade tarifária para o consumidor.
III. O recebimento da Receita Anual Permitida (RAP), devida ao agente de transmissão pela prestação do serviço concedido, pode sofrer descontos em função da indisponibilidade forçada ou das restrições operativas temporárias a que seus ativos estejam sujeitos.
Está correto o que se afirma em
O sistema elétrico brasileiro apresenta grande diversidade. Enquanto a Região Sudeste possui um extenso parque gerador hidrotérmico e uma robusta malha de transmissão, regiões na Amazônia legal sequer estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional – SIN.
Nessas áreas, conhecidas como sistemas isolados, a energia elétrica provém geralmente da geração térmica de menor escala e custo elevado.
A respeito do planejamento do suprimento elétrico desses sistemas isolados, é correto afirmar que
Com relação ao papel das instituições do setor elétrico no planejamento da transmissão em curto, médio e longo prazo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A EPE é responsável por realizar os estudos que dão origem aos relatórios R1 (estudos de viabilidade técnico-econômica). Nestes relatórios avalia-se as necessidades da rede no período decenal, no entanto, o detalhamento e a indicação de recomendações é particularmente para às obras a serem instaladas nos cinco primeiros anos desse período, que farão parte do Programa de Expansão da Transmissão – PET.
( ) Os estudos de expansão da transmissão são compostos ainda por outros relatórios que avaliam questões como o detalhamento da alternativa de referência, a avaliação socioambiental das obras, a influência dessas obras na rede existente, bem como seus custos fundiários. Por atribuição legal, estes relatórios adicionais são realizados pela EPE, conforme solicitação do MME.
( ) O ONS é responsável pela elaboração do PAR (Plano de Ampliações e Reforços) e do PELP (Plano de Expansão de Longo Prazo) que abrangem, respectivamente, reforços de curto prazo e as instalações de transmissão ainda não licitadas ou autorizadas, fora do horizonte de análise do PET.
( ) Os documentos PAR e PET, são compatibilizados pelo MME, resultando no Plano de Outorgas e Licitações. Esse documento resultante é enviado a ANEEL para subsidiar o processo licitatório de novas instalações de transmissão.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A figura a seguir mostra a curva de permanência hipotética dos valores de importação de potência do submercado Sudeste/Centro-Oeste – SE/CO – durante o período úmido. O período úmido é definido pela ANEEL como referente aos meses de dezembro de um ano a abril do ano seguinte.
Com base nessa figura, é correto afirmar que
A aplicação da TUST – Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão – define o pagamento pelo uso do sistema de transmissão. Anualmente, é computada a Receita Anual Permitida (RAP) total do sistema, e com base neste valor se determina a TUST em cada ponto do sistema, por meio de simulações do Programa Nodal.
Devido às premissas de cálculo atuais, a parcela locacional da TUST tem baixa influência em seu valor final quando comparada a parcela selo.
Esse fato produz o efeito de
Atenção! O sistema elétrico apresentado abaixo diz respeito à questão a seguir.
A rede elétrica pode ser representada por meio de modelo com parâmetros de admitância, que é chamado de matriz de admitância de barra (Ybarra).
Sendo assim, a matriz Ybarra, que representa o sistema elétrico acima, é dada por
Atenção! O sistema elétrico apresentado abaixo diz respeito à questão a seguir.
O sistema elétrico acima tem a Barra 1 escolhida como barra de referência, a Barra 2 é do tipo barra de carga e a Barra 3 é do tipo barra de geração.
Desta forma, o problema de fluxo de potência pelo método de Newton fica
Atenção! O sistema elétrico apresentado abaixo diz respeito à questão a seguir.
No diagrama unifilar a seguir, mostram-se as variáveis especificadas em cada barra do sistema.
Logo, o problema de fluxo de potência, pelo método de Newton,
terá a matriz jacobiana quadrada de ordem igual a
Os métodos desacoplados (Newton desacoplado e desacoplado rápido) foram desenvolvidos a partir do método de Newton. Visto isso, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os métodos desacoplados baseiam-se no desacoplamento Qθ e PV, uma vez que, as sensibilidades são mais
intensas que
, respectivamente, para sistemas de
transmissão em extra alta tensão (acima de 230 kV).
( ) No método de Newton desacoplado, as submatrizes jacobianas M e N são desconsideradas, ou seja, essas submatrizes são feitas iguais a zero.
( ) No método desacoplado rápido, as submatrizes jacobianas H e M são formadas por parâmetros da rede, ou seja, essas submatrizes são mantidas constantes durante o processo iterativo.
( ) Nos métodos desacoplados são introduzidas aproximações na matriz jacobiana, mas os vetores de resíduos são calculados da mesma forma que no método de Newton. Ou seja, os métodos desacoplados e de Newton apresentarão a mesma solução final porque o problema a ser resolvido permanece o mesmo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Em relação ao modelo de fluxo de carga CC, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo é baseado no acoplamento entre as variáveis potência ativa (P) e tensão (V).
II. No modelo não são considerados as magnitudes das tensões nodais, os taps dos transformadores e as potências reativas.
III. O efeito das perdas ativas do sistema de transmissão pode ser representado como cargas adicionais. Estas cargas são obtidas dividindo-se as perdas de cada linha do sistema entre suas barras terminais.
Está correto o que se afirma em
Considere um sistema formado por duas máquinas conectadas por meio de uma linha de transmissão. Uma falta trifásica ocorre no ponto 3 da linha conforme o diagrama a seguir.
O diagrama de impedâncias do sistema acima e o valor do fasor tensão pré-falta no ponto 3 (V3 pré-falta) são apresentados na figura a seguir.
Os valores das impedâncias estão em pu nas bases do sistema, sendo:
Na condição de defeito (falta trifásica no ponto 3), a corrente de
curto em pu é igual a
Existem vários tipos de curto-circuito e eles apresentam diferentes características. Assim, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O curto trifásico e o curto trifásico envolvendo a terra são classificados como curtos simétricos ou equilibrados.
( ) O circuito equivalente para o cálculo da corrente de curto monofásico é dado pelas redes de sequências zero, positiva e negativa ligadas em série.
( ) O circuito equivalente para o cálculo da corrente de curto bifásico envolvendo a terra é dado pelas redes de sequências positiva e negativa ligadas em paralelo.
( ) O circuito equivalente para o cálculo da corrente de curto trifásico envolvendo a terra consiste apenas da rede de sequência positiva.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
O critério das áreas iguais é usado para analisar a estabilidade transitória (também chamada de estabilidade eletromecânica a grandes perturbações) de uma máquina contra uma barra infinita ou para verificar a estabilidade transitória entre duas máquinas do sistema.
Assim, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Esse critério pode ser classificado como um método direto para análise da estabilidade eletromecânica, uma vez que não é necessário solucionar a equação de oscilação.
( ) O sistema será estável frente a uma perturbação caso a área de frenagem da máquina elétrica (área da curva no plano ângulo versus potência elétrica em que Pelétrico > Pmecânico) seja menor ou igual a área de aceleração (área com Pelétrico < Pmecânico).
( ) A estabilidade do sistema só depende do ponto de operação pré-falta quando a potência elétrica transmitida durante a falta é igual a zero.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Na figura a seguir, tem-se a representação de um sistema do tipo
máquina versus barra infinita, onde xt2 é a reatância de
transferência entre a barra terminal do gerador (Barra t) e a
barra infinita (Barra 2), x'd é a reatância transitória de eixo direto
da máquina, é o fasor tensão interna da máquina, δ é o ângulo
de carga da máquina,
é o fasor tensão da barra infinita, H é a
constante de inércia da máquina, Pelétrico é a potência elétrica da
máquina e Pmec é a potência mecânica da máquina.
A equação de oscilação da máquina para a condição apresentada
é dada por