Questões de Concurso Público MPE-SC 2022 para Auxiliar do Ministério Público
Foram encontradas 11 questões
Inconformado com a conduta da servidora e a omissão do parquet, José ajuizou ação indenizatória em face:
Com as informações fornecidas, de acordo com o texto constitucional, é correto afirmar que João:
De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, a aplicação da mencionada sanção foi embasada diretamente no poder administrativo:
No caso em tela, de acordo com o que ensina a doutrina de Direito Administrativo, José agiu:
Consoante ensina a doutrina de Direito Administrativo, em especial em matéria de classificação do ato administrativo quanto ao critério dos efeitos, o parecer subscrito por João tem natureza de ato administrativo:
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, a mencionada contratação:
Nesse contexto, de acordo com a atual redação da lei de improbidade administrativa, o agente público que se recusar a prestar tal declaração dos bens dentro do prazo determinado ou que prestar declaração falsa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis:
I. Pessoa jurídica de direito privado, criada por autorização legal, sob a forma de sociedade anônima, cujo controle acionário pertença ao poder público, tendo por objetivo, como regra, a exploração de atividades gerais de caráter econômico e, em algumas ocasiões, a prestação de serviços públicos.
II. Pessoa jurídica de direito público, criada por lei específica para desempenhar funções que, despidas de caráter econômico, são próprias e típicas do Estado.
As entidades acima conceituadas são, respectivamente:
Ocorre que João conseguiu reunir provas de sua inocência e obteve êxito em processo judicial, de maneira que sua demissão foi declarada nula, por meio de sentença já transitada em julgado.
De acordo com o texto constitucional, invalidada por decisão judicial sua demissão, João será:
Trata-se de jurisprudência afeta ao princípio da Administração Pública da:
Nesse caso, Maria deve ser: