Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Médico Cirurgião

Foram encontradas 70 questões

Q1900598 Não definido
Paciente jovem, do sexo feminino, foi vítima de acidente automobilístico frontal. Após manobras de extricação e adequada abordagem inicial, foi encaminhada ao Pronto-Socorro. O médico que a atendeu suspeitou de trauma torácico contuso, com tórax instável.
Assinale a opção que indica o fator que pode interferir na identificação do segmento instável da parede torácica.
Alternativas
Q1900599 Não definido
Paciente do sexo masculino, 17 anos, procura o Pronto-Socorro devido à dor na região perineal, após queda de bicicleta.
Na avaliação inicial o paciente se encontra acordado, orientado, hemodinamicamente estável, referindo dor perineal e incapacidade de urinar. É observado hematoma em bolsa escrotal e sangue no meato uretral. Ao toque retal, próstata deslocada superiormente.
Assinale a opção que indica a medida inicial a ser tomada.
Alternativas
Q1900600 Não definido

Paciente de 36 anos, obesa, vítima de trauma abdominal penetrante por arma branca, dá entrada na emergência. Encontra-se lúcida e orientada; PA: 98 x 67mmHg, FC: 108 bpm, FR: 26 irpm, Sat O2: 97%. Apresenta lesão corto-contusa em flanco esquerdo, com dor abdominal nesta topografia, sem sinais de irritação peritoneal. A exploração da ferida na sala de trauma é muito difícil devido à obesidade, e não há certeza quanto à penetração na cavidade peritoneal.


Assinale a opção que indica a melhor conduta para o caso acima.

Alternativas
Q1900601 Não definido
Paciente de 17 anos dá entrada no Pronto-Socorro com quadro de dor abdominal de início há 1 hora, após participar de competição de MMA, tendo recebido um golpe na região do epigástrio. Encontrava-se normotenso, taquicárdico, taquipneico. Foi submetido a tomografia do abdome e pelve cujo laudo foi normal. Foi mantido em observação e, após 12 horas, em vista da piora da dor e queda do estado geral, foi realizada nova tomografia que evidenciou pequeno pneumoretroperitônio. Diante desse achado, assinale a opção que indica a víscera oca provavelmente afetada.
Alternativas
Q1900602 Não definido
No trauma abdominal, o controle do dano é uma abordagem sistematizada do paciente que tem como principal objetivo interromper o ciclo letal das alterações metabólicas decorrentes da exsanguinação. As opções a seguir apresentam as condutas que fazem parte da Fase I do controle do dano, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1900603 Não definido
A respeito da cicatrização da ferida, condição básica para o sucesso da cirurgia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1900604 Não definido
Paciente jovem, sexo masculino, sofre ferimento por arma branca na região mesogástrica. É encaminhado para a emergência onde é atendido e diagnosticado choque hemorrágico. Sobre essa condição, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1900605 Não definido
Paciente masculino, 35 anos, sofre queimaduras de 2º grau de face, no pescoço, na parte anterior do abdome e dos membros superiores, além de 3º grau, na parte anterior do tórax, causada por álcool. Chega ao Pronto-Socorro lúcido, taquipneico, hipotenso.
Sobre esse caso, é correto afirmar que 
Alternativas
Q1900606 Não definido
A drenagem abdominal é tão antiga quanto a história da cirurgia. O uso crítico da drenagem como método complementar à primazia da técnica cirúrgica deve orientar o cirurgião em sua prática.
Sobre drenos abdominais, é correto afirmar que
Alternativas
Q1900607 Não definido
Menor, sexo feminino, com nove meses de idade, dá entrada no Pronto-Socorro. O responsável relata quadro inicial de diarreia, seguida de dor abdominal em surtos e parada de eliminação de gases e fezes, associada a vômitos, há menos de 24 horas.
O exame clínico abdominal demonstra distensão moderada associada à presença de massa palpável, cilíndrica, no quadrante superior direito.
Diante deste quadro, assinale a opção que indica a melhor conduta
Alternativas
Q1900608 Não definido
Paciente feminina, 34 anos, deu entrada no Pronto-Socorro queixando de dor no andar superior do abdome, de início há dois dias, com intensidade progressiva e irradiação para o dorso acompanhada de vômitos.
Nas últimas horas apresentou temperatura axilar de 37,8oC e queda do estado geral. Ao exame, estava prostrada, ictérica +/4+, corada, normotensa, taquicárdica, taquipneica, acianótica, febril. Sem alterações nos aparelhos cardiológico e pulmonar. Abdome distendido, doloroso à palpação em hipocôndrio direito, sem massas palpáveis.
O exame laboratorial evidenciou leucocitose (18.700) com 9 bastões, bilirrubina total de 2,8 às custas de direta (2,3), elevação pequena das transaminases, fosfatase alcalina e gama GT. Amilase e lipase normais.
O exame de ultrassonografia mostrou vesícula de paredes espessadas em torno de 8mm, com duplo contorno, com alguns focos ecogênicos no interior, sendo o maior de 18mm, no infundíbulo, vias biliares intra e extra hepáticas sem dilatação. Diante deste caso, assinale a opção que indica a melhor conduta.
Alternativas
Q1900609 Não definido
Paciente, feminina, 53 anos, deu entrada no Pronto-Socorro com quadro de dor abdominal de forte intensidade, com 24 horas de evolução, localizada no abdome inferior, mais proeminente na FIE e hipogástrio, associado a náuseas, vômitos e queda do estado geral. Relata dois episódios semelhantes nos último três anos, com menor intensidade.
Ao exame: bom estado geral, lúcida e orientada, taquipneica, normocorada, hidratada, febril, com fácies de dor. PA: 110 X 70 mmHg; FC: 98 bpm; FR: 24 ipm; SAT02: 98%; aparelhos cardiovascular e pulmonar sem alterações. Abdome: distendido, doloroso difusamente à palpação, principalmente em FIE e hipogástrio, sem massas palpáveis, com descompressão dolorosa, aperistáltico. LAB: Hgb: 15,3, Leuco: 19.200 c/ 12 bastões; PLAQ: 397.000, bioquímica e hepatograma normais. TC: pequeno a moderado pneumoperitoneo no subfrênico direito; divertículos esparsos no cólon descendente e mais intensos no sigmoide, onde se observa, no terço proximal, espessamento parietal, densificação da gordura mesentérica, focos gasosos de permeio e grande quantidade de líquido livre na pelve, inter alças e na goteira parieto cólica esquerda, sugerindo processo inflamatório/infeccioso diverticular complicado.
Para o caso acima, assinale a opção que indica a melhor conduta.
Alternativas
Q1900610 Não definido
Paciente de 24 anos, masculino, foi submetido à apendicectomia por incisão mediana infraumbilical, tendo sido encontrado abscesso periapendicular. Apresentou boa evolução pós operatória com alta no terceiro dia. No décimo dia procura o serviço de emergência com dor na ferida operatória, a qual apresentava enduramento e hiperemia. Diante deste quadro, assinale a opção que indica a conduta correta.
Alternativas
Q1900611 Não definido
Paciente feminina, 68 anos, apresentando hematoquezia foi submetida a colonoscopia que encontrou as seguintes alterações: - 3 pólipos sésseis e 1 pediculado no descendente e no sigmoide, respectivamente; - lesão de espraiamento lateral granular heterogênea no reto médio; - diverticulose pancolônica sem sinais de sangramento ou inflamação.
Os pólipos foram ressecados e a lesão do reto não foi biopsiada. O resultado do histopatológico dos pólipos foi de adenoma tubular com displasia epitelial de baixo grau.
O paciente só retornou ao seu médico após 4 meses, quando foi solicitado uma ressonância da pelve. A ressonância evidenciou lesão de 2,0 a 9,0cm da borda anal, com preservação da camada muscular subjacente e linha de hipersinal entre a lesão e a camada muscular, sinais sugestivos de lesão T1 (sm1/sm2), além de pequeno linfonodo na gordura mesorretal esquerda, com critérios morfológicos para linfonodo suspeito de acometimento secundário.
Diante dos dados acima, assinale a opção que indica a melhor conduta.
Alternativas
Q1900612 Não definido
Paciente masculino, 82 anos, coronariopata, tendo colocado 2 stents há 3 anos, hipertenso, é levado para atendimento médico de urgência devido a vômitos, parada de eliminação de gases e fezes, distensão abdominal e calafrios. Ao exame, encontrava-se torproso, hipocorado +/4+, hipohidratado ++/4+, PA 105 x 67 mmHg, FC 110 bpm, FR 26 ipm, SatO2 93%. Abdome distendido, tenso, difusamente doloroso, sem massas palpáveis, com peristalse de luta. Submetido à tomografia, que evidenciou aerobilia, gastrectasia volumosa e distensão difusa do delgado até o íleo; cólon colabado. Diante desses achados, após condutas iniciais de colocação de cateter nasogástrico e reposição hidro eletrolítica, foi submetido a laparotomia que confirmou tratar-se de obstrução intestinal próxima a válvula íleo cecal por cálculo biliar, sem perfuração. Diante desse diagnóstico, a melhor conduta será
Alternativas
Q1900613 Não definido

Sobre as hérnias femorais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


(  ) As hérnias femorais tem indicação precoce de tratamento cirúrgico, pois tem maior probabilidade de complicações que as hérnias inguinais.

(  ) A abordagem por via posterior por videolaparoscopia mantendo a integridade do canal inguinal é a preferida.

(  ) As hérnias femorais estão localizadas inferiormente ao ligamento inguinal e se projetam por meio do anel femoral, que é lateral à veia femoral e medial ao ligamento lacunar.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Alternativas
Q1900614 Não definido
Paciente feminina, 34 anos, relata que notou, 8 meses após parto cesáreo, no quadrante inferior esquerdo da parede abdominal, uma massa dura, que foi crescendo e hoje, passados 6 meses, está incomodando. 
A tomografia evidenciou tumoração que compromete a parede abdominal anterior à esquerda da linha média, compreendendo o reto abdominal, transverso e oblíquo, abaulando o peritôneo parietal, com medidas de 10 x 8 x 7cm. Foi postulada a hipótese de tumor desmoide. 
Assinale a opção que indica a melhor conduta. 
Alternativas
Q1900615 Não definido

Paciente feminina, 54 anos, foi submetida à fundoplicatura à Nissen para tratamento de doença do refluxo gastroesofageano com falha terapêutica medicamentosa. 

Após 6 meses da realização do procedimento cirúrgico, a paciente relata não ter mais pirose nem sintomas de regurgitação, mas queixa-se de disfagia importante associada à plenitude. 


Dos exames listados a seguir, o primeiro a ser solicitado deve ser 

Alternativas
Q1900616 Não definido
Paciente de 56 anos, sexo masculino, tabagista, previamente saudável. Apresenta quadro de disfagia progressiva há 6 meses, com piora há 1 mês, associada a perda ponderal de 18kg no período. Exame físico evidencia emagrecimento acentuado e anemia. 
A endoscopia digestiva alta mostra espessamento do esôfago iniciando a 23cm dos incisivos até 40cm onde a tumoração é estenosante, friável, com pontos de hematina, sem permitir a progressão do endoscópio. Realizadas biópsias que revelaram tratar-se de adenocarcinoma bem diferenciado. 
A tomografia (TC) de tórax evidencia espessamento do terço distal do esôfago com alguns linfonodos periesofageano com aspecto suspeito. A TC de abdome apresenta espessamento da região da cárdia e do fundo gástrico comprometendo parte da grande curvatura.   
Diante desses achados, assinale a opção que indica a melhor conduta cirúrgica para este paciente. 
Alternativas
Q1900617 Não definido
Sobre os hormônios do intestino delgado, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: C
6: A
7: D
8: C
9: E
10: B
11: C
12: E
13: A
14: D
15: A
16: D
17: A
18: E
19: B
20: E