Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Médico Cirurgião
Foram encontradas 70 questões
Assinale a opção que indica o fator que pode interferir na identificação do segmento instável da parede torácica.
Na avaliação inicial o paciente se encontra acordado, orientado, hemodinamicamente estável, referindo dor perineal e incapacidade de urinar. É observado hematoma em bolsa escrotal e sangue no meato uretral. Ao toque retal, próstata deslocada superiormente.
Assinale a opção que indica a medida inicial a ser tomada.
Paciente de 36 anos, obesa, vítima de trauma abdominal penetrante por arma branca, dá entrada na emergência. Encontra-se lúcida e orientada; PA: 98 x 67mmHg, FC: 108 bpm, FR: 26 irpm, Sat O2: 97%. Apresenta lesão corto-contusa em flanco esquerdo, com dor abdominal nesta topografia, sem sinais de irritação peritoneal. A exploração da ferida na sala de trauma é muito difícil devido à obesidade, e não há certeza quanto à penetração na cavidade peritoneal.
Assinale a opção que indica a melhor conduta para o caso acima.
Sobre esse caso, é correto afirmar que
Sobre drenos abdominais, é correto afirmar que
O exame clínico abdominal demonstra distensão moderada associada à presença de massa palpável, cilíndrica, no quadrante superior direito.
Diante deste quadro, assinale a opção que indica a melhor conduta
Nas últimas horas apresentou temperatura axilar de 37,8oC e queda do estado geral. Ao exame, estava prostrada, ictérica +/4+, corada, normotensa, taquicárdica, taquipneica, acianótica, febril. Sem alterações nos aparelhos cardiológico e pulmonar. Abdome distendido, doloroso à palpação em hipocôndrio direito, sem massas palpáveis.
O exame laboratorial evidenciou leucocitose (18.700) com 9 bastões, bilirrubina total de 2,8 às custas de direta (2,3), elevação pequena das transaminases, fosfatase alcalina e gama GT. Amilase e lipase normais.
O exame de ultrassonografia mostrou vesícula de paredes espessadas em torno de 8mm, com duplo contorno, com alguns focos ecogênicos no interior, sendo o maior de 18mm, no infundíbulo, vias biliares intra e extra hepáticas sem dilatação. Diante deste caso, assinale a opção que indica a melhor conduta.
Ao exame: bom estado geral, lúcida e orientada, taquipneica, normocorada, hidratada, febril, com fácies de dor. PA: 110 X 70 mmHg; FC: 98 bpm; FR: 24 ipm; SAT02: 98%; aparelhos cardiovascular e pulmonar sem alterações. Abdome: distendido, doloroso difusamente à palpação, principalmente em FIE e hipogástrio, sem massas palpáveis, com descompressão dolorosa, aperistáltico. LAB: Hgb: 15,3, Leuco: 19.200 c/ 12 bastões; PLAQ: 397.000, bioquímica e hepatograma normais. TC: pequeno a moderado pneumoperitoneo no subfrênico direito; divertículos esparsos no cólon descendente e mais intensos no sigmoide, onde se observa, no terço proximal, espessamento parietal, densificação da gordura mesentérica, focos gasosos de permeio e grande quantidade de líquido livre na pelve, inter alças e na goteira parieto cólica esquerda, sugerindo processo inflamatório/infeccioso diverticular complicado.
Para o caso acima, assinale a opção que indica a melhor conduta.
Os pólipos foram ressecados e a lesão do reto não foi biopsiada. O resultado do histopatológico dos pólipos foi de adenoma tubular com displasia epitelial de baixo grau.
O paciente só retornou ao seu médico após 4 meses, quando foi solicitado uma ressonância da pelve. A ressonância evidenciou lesão de 2,0 a 9,0cm da borda anal, com preservação da camada muscular subjacente e linha de hipersinal entre a lesão e a camada muscular, sinais sugestivos de lesão T1 (sm1/sm2), além de pequeno linfonodo na gordura mesorretal esquerda, com critérios morfológicos para linfonodo suspeito de acometimento secundário.
Diante dos dados acima, assinale a opção que indica a melhor conduta.
Sobre as hérnias femorais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As hérnias femorais tem indicação precoce de tratamento cirúrgico, pois tem maior probabilidade de complicações que as hérnias inguinais.
( ) A abordagem por via posterior por videolaparoscopia mantendo a integridade do canal inguinal é a preferida.
( ) As hérnias femorais estão localizadas inferiormente ao ligamento inguinal e se projetam por meio do anel femoral, que é lateral à veia femoral e medial ao ligamento lacunar.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A tomografia evidenciou tumoração que compromete a parede abdominal anterior à esquerda da linha média, compreendendo o reto abdominal, transverso e oblíquo, abaulando o peritôneo parietal, com medidas de 10 x 8 x 7cm. Foi postulada a hipótese de tumor desmoide.
Assinale a opção que indica a melhor conduta.
Paciente feminina, 54 anos, foi submetida à fundoplicatura à Nissen para tratamento de doença do refluxo gastroesofageano com falha terapêutica medicamentosa.
Após 6 meses da realização do procedimento cirúrgico, a paciente relata não ter mais pirose nem sintomas de regurgitação, mas queixa-se de disfagia importante associada à plenitude.
Dos exames listados a seguir, o primeiro a ser solicitado deve ser
A endoscopia digestiva alta mostra espessamento do esôfago iniciando a 23cm dos incisivos até 40cm onde a tumoração é estenosante, friável, com pontos de hematina, sem permitir a progressão do endoscópio. Realizadas biópsias que revelaram tratar-se de adenocarcinoma bem diferenciado.
A tomografia (TC) de tórax evidencia espessamento do terço distal do esôfago com alguns linfonodos periesofageano com aspecto suspeito. A TC de abdome apresenta espessamento da região da cárdia e do fundo gástrico comprometendo parte da grande curvatura.
Diante desses achados, assinale a opção que indica a melhor conduta cirúrgica para este paciente.