Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Farmacêutico Oncologista
Foram encontradas 15 questões
O médico constatou linfonodos aumentados e firmes à palpação, suspeitando de doença linfoproliferativa. Após a suspeita, a paciente foi submetida a biopsia confirmando o diagnóstico de linfoma não Hodgkin de células B de alto grau. A paciente está programada para iniciar o protocolo R-CHOP.
Durante uma consulta de avaliação pré-quimioterapia, foi identificado que a paciente possui histórico de hiperuricemia e episódios prévios de cálculos renais. Devido ao protocolo recomendado com R-CHOP, que inclui a administração de ciclofosfamida, o oncologista considerou a prescrição de alopurinol, para prevenir a formação de ácido úrico, visto que a ciclofosfamida pode levar aumento dos seus níveis.
Diante do exposto, considerando a relação da ciclofosfamida com alopurinol, assinale a afirmativa correta.
(INCA, 2022)
Em câncer colorretal em estágio III, pode ser indicado quimioterapia adjuvante com capecitabina associada ou não a oxaliplatina. A seleção do tratamento deve considerar as características fisiológicas e a capacidade funcional individual, o perfil de toxicidade e os protocolos terapêuticos institucionais.
Assinale a opção que indica os efeitos indesejáveis comumente observados com capecitabina.
Os análogos da platina podem levar a inúmeros efeitos colaterais que são muito bem descritos na literatura, porém as náuseas e os vômitos são os efeitos que mais levam à suspensão de seu uso.
As principais classes farmacológicas utilizadas para prevenção e tratamento da náusea incluem os antagonistas dos receptores 5HT3, antagonistas dos receptores NK1 e corticoides. Outras classes também poderão trazer ganhos potenciais com efeitos antieméticos, como os antagonistas de dopamina, os benzodiazepínicos e os canabinoides.
Assinale a opção que indica o fármaco que precisa estar associado a outros antieméticos e que merece atenção, devido aos seus sintomas extrapiramidais.
A escolha do tratamento deve estar de acordo com o estadiamento da doença, as características biológicas do tumor, e, até mesmo, o estado de saúde da paciente, levando em conta idade, comorbidades e status menopausal.
O tratamento sistêmico consiste em quimioterapia, terapia biológica e hormonioterapia.
Para tratamento de câncer de mama avançado ou metastático HER2 negativo com mutação no gene BRCA1/2, é indicado
Sobre as características desse equipamento, analise as afirmativas a seguir.
I. Cabine dotada de filtro absoluto (HEPA) com eficiência da filtragem e exaustão do ar de 99,99% a 100%, velocidade média do ar (m/s) 0,45 ± 10%.
II. Deve estar em funcionamento, no mínimo, por 30 minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por 30 minutos, após a conclusão do trabalho.
III. Todo ar que entra na cabine passa por recirculação e sucessivas filtragens pelo filtro HEPA, antes de ser exaurido para o meio ambiente.
IV. A cabine tem pressão positiva em relação ao local em que está instalada, pela diferença entre o insuflamento do ar no interior da cabine e sua exaustão.
Está correto o que se afirma em
Com relação às definições presentes no documento, assinale a afirmativa correta.
Diante do exposto, assinale a opção que indica o principal objetivo da implementação de um programa gerenciado pela farmácia para a transição da quimioterapia do hospital para o ambulatório.
Acerca da cardiotoxicidade gerada por alguns fármacos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A cardiotoxicidade gerada por alguns quimioterápicos só é relevante em pacientes que recebem administração por via parenteral.
( ) A insuficiência cardíaca é uma condição rara e não está relacionada à cardiotoxicidade gerada por alguns quimioterápicos em pacientes com doenças oncológicas.
( ) O paciente diagnosticado com insuficiência cardíaca ocasionada a partir do tratamento oncológico, deve suspender a terapia, a fim de levar a uma reversão da cardiotoxicidade.
As afirmativas são, respectivamente,
Segundo a RDC nº 220/2004, a validação da CSB deve ocorrer com periodicidade
Os sinais clínicos dessa complicação incluem baixa contagem de neutrófilos circulantes, febre acima de 37,8oC e possibilidade de infecções por bactérias multirresistentes, que levam à necessidade de farmacoterapia antibiótica empírica o mais breve possível ao diagnóstico, seguida da confirmação do agente etiológico e da definição da esquema terapêutico, após a realização do antibiograma.
Frente ao quadro clínico descrito acima, as opções terapêuticas farmacológicas de destaque na prática clínica oncológica, são
A principal abordagem farmacológica contra os linfomas não-Hodgkin é o protocolo quimioterápico R-CHOP, amplamente utilizado como primeira linha de tratamento.
Assinale a opção que apresenta a correta relação entre o fármaco pertencente ao protocolo R-CHOP e sua classe farmacológica.
O contato de um excipiente encontrado em diferentes formulações contendo paclitaxel promove a lixiviação de um metabólito que pode causar toxicidade endócrina, testicular, ovariana, renal, hepática, cardíaca, entre outras.
Assinale a opção que apresenta o nome do metabólito formado.
A fórmula que considera a função renal (mediante valor da taxa de filtração glomerular), utilizada no cálculo da dose do quimioterápico carboplatina, é a
Além do tabagismo, esta doença está associada a fatores ambientais, ocupacionais, infecções e doenças pulmonares crônicas. Estes dados epidemiológicos corroboram a pesquisa por novos alvos terapêuticos, especialmente na imunoterapia focada nos inibidores de checkpoint.
Assinale a opção que apresenta a relação entre o anticorpo utilizado no tratamento de tumores de pulmão e seu alvo molecular.